Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação para o Desenvolvimento da UNESP Notícias 2008 10 Pesquisadora traça perfil do ensinode História

Clientes

Pesquisadora traça perfil do ensinode História

Dec 01, 2008

Motivada pelas grandes disparidades de desempenho apresentadas pelas escolas mineiras ao serem testadas na disciplina de História no exame do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação de Educação Pública), a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Sonia Regina Miranda, decidiu investigar o porquê do descaso pela matéria, de que forma ela é inserida nas instituições e, sobretudo, como os professores que atuam nas séries iniciais aprendem aquilo que lhes cabe ensinar em relação à História. O resultado é agora apresentado em Sob o Signo da Memória - Cultura escolar, saberes docentes e História ensinada, lançamento da Editora Unesp, em co-edição com a Editora UFJF.

A obra soma-se a outras que se dedicam o ensino de História a partir de um foco específico: a questão dos saberes docentes e seus elos com a cultura escolar. Afinal, como o professor, particularmente a professora que atua nas séries iniciais e não possui formação específica em áreas de conhecimento definidas, aprende aquilo que lhe cabe ensinar? De que fontes sociais provêm seus conhecimentos? Que temporalidades atravessam a formação desses saberes? Em que medida culturas urbanas distintas interferem e modificam a relação dos professores com o conhecimento histórico? Essas e outras questões dirigiram a pesquisa que buscou compreender como diferentes cenários de cultura interferem e modificam as configurações escolares no tocante à história ensinada, levando em conta fatores como a formação dos professores, suas perspectivas compreensivas quanto à disciplina e os quadros de memória local e culturas urbanas.

Sob o signo da Memória é um mergulho de Sonia Miranda nas rotinas da Cidade de Jano e da Cidade de Aurora (nomes fictícios): uma que se sustenta nas tradições do passado para definir planos de futuro e outra que se recusa a encontrar um passado do qual não se orgulha e, portanto, o renega. As duas escolas eleitas para a avaliação expõem diferenças gritantes na maneira de ensinar e de perceber a importância da história na vida das cidades e de seus habitantes, bem como apontam o quanto renegar ou aceitar o passado influencia na hora de educar.

Sobre a autora – Sonia Regina Miranda é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua nas áreas de Cultura Escolar e Metodologia do Ensino de História, tanto na Graduação quanto no programa de Pós-Graduação em Educação. É graduada em História pela UFJF, mestre em História pela UFF e doutora em Educação pela Unicamp. 

Título: Sob o signo da memória – Cultura escolar, saberes docentes e História ensinada
Organizadores: Sonia Regina Miranda
Número de páginas: 231 
Formato: 16 x 23cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-7139-807-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom