Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação para o Desenvolvimento da UNESP Notícias 2009 05 Relatos de viajantes promovem a reflexão sobre as origens do Brasil

Clientes

Relatos de viajantes promovem a reflexão sobre as origens do Brasil

May 18, 2009

A história do Brasil ensinada nas escolas e difundida nos livros didáticos muitas vezes apresenta como algo natural a fusão de diferentes etnias que marcam a formação do território e da identidade nacional, como se o país tivesse nascido pronto. No entanto, para entender a constituição desta sociedade muito heterogênea é preciso acompanhar o processo por séculos e mergulhar nas histórias que marcaram nossos costumes e valores, tal como o fazem Jean Marcel Carvalho e Ronald Raminelli em Andanças pelo Brasil Colonial: catálogo comentado (1503-1808), lançado agora pela Editora Unesp.

Dedicado exclusivamente às narrativas de viajantes franceses, britânicos, alemães, holandeses e espanhois, entre outras nacionalidades, que mencionam o Brasil, o livro faz um resgate de alguns mitos fundadores da identidade brasileira por meio do olhar estrangeiro. Começa em 1503, com viagem de Binot Paulmier de Gonneville, primeiro navegador francês que aportou por aqui, e termina com a vinda da família real para o Rio de Janeiro, em 1808.

No meio desse percurso aparecem inúmeros relatos que abordam, entre outros temas, as interessantes aventuras de piratas europeus na região, a invasão dos holandeses no nordeste e dos franceses no Rio de Janeiro e a relação da sociedade local e dos estrangeiros com as diferentes tribos indígenas espalhadas pelo território nacional. A utilização de belas e curiosas imagens antigas juntos aos trechos selecionados criam uma atmosfera de sedução para o relato dessas importantes passagens.

Organizado de maneira original, o catálogo apresenta informações biográficas sobre cada viajante e sua viagem e dados sobre a obra. Após anos dedicados à pesquisa das histórias de viagens, a obra de Ronald Raminelli e Jean Marcel assume um papel central na historiografia brasileira, carente de catálogos especializados.

Sobre os autores – Jean Marcel é professor livre-docente de História do Brasil na UNESP. Ronald Raminelli é professor associado II na UFF.

Título: Andanças pelo Brasil Colonial: catálogo comentado (1503-1808)
Autores: Jean Marcel Carvalho França e Ronald Raminelli
Número de páginas: 216
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 978-85-7139-894-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br