Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 08 Editora Nemo lança quadrinho inédito do artista francês Moebius

Clientes

Editora Nemo lança quadrinho inédito do artista francês Moebius

Aug 23, 2011

A Editora Nemo lança, pela primeira vez no Brasil, algumas das obras mais importantes de Moebius, pseudônimo de Jean Giraud, artista francês consagrado por seus trabalhos no mundo dos quadrinhos.

Cinco álbuns estão previstos para integrar a Coleção Moebius. O primeiro, recém-publicado, é Arzach, que conta com todas as histórias clássicas do famoso guerreiro silencioso e seu pterodátilo branco, além da história introdutória chamada “O desvio” – na qual o próprio Jean Giraud se torna personagem em uma viagem à Ilha de Ré, ilha costeira francesa situada no Oceano Atlântico. Giraud e sua família decidem pegar um desvio e são surpreendidos por gigantes e outras criaturas fantásticas.

Esta história foi o ponto de partida para uma revolução na forma de criar histórias em quadrinhos nos anos 70. Sem diálogos e fugindo das publicações para adolescentes, a obra “não corresponde a nenhum dos esquemas narrativos clássicos no âmbito dos quadrinhos”, conforme explica o próprio autor no texto introdutório. O objetivo, segundo Giraud, era “expressar o nível mais profundo da consciência, nas franjas do inconsciente”. O trabalho final, com uma beleza gráfica incomparável e repleto de elementos oníricos, mostrou-se surpreendente, tanto para os anos de 1970, quanto para as novas gerações.

Lançado no Brasil seguindo o mesmo formato de sua edição francesa atual, o álbum Arzach oferece parábolas e simbolismos complexos por trás de suas histórias curtas, envolvendo o leitor e fazendo-o fruir de cada traço e cor. A quinta história de Arzach, a única com diálogos, une o personagem fictício e sombrio com a realidade do autor, voltando ao ponto de partida de “O desvio”, reconfigurando alguns significados desta obra de Moebius.

Sobre o autor – Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de história em quadrinhos aos 18 anos, publicando sua primeira história, Frank et Jeremie, para a revista Far West. Torna-se conhecido ao desenhar a série de faroeste Blueberry, publicada pela revista Pilote. Em 1963, Jean Giraud dá vida ao seu pseudônimo Moebius na revista Hara Kiri, onde publica diversas histórias. Em 1974 ajuda a criar a revista de fantasia e ficção científica Métal Hurlant, com as primeiras histórias de Arzach. Como Moebius, o artista francês também contribuiu para a criação de diversos filmes de ficção científica como Alien (1979), Tron (1982) e O quinto elemento (1997), além de trabalhar em parceria com Stan Lee na criação da graphic novel do Surfista Prateado, para a Marvel.

Título: Arzach
Autor: Moebius
Tradução: Arnaud Vin e Wellington Srbek
Número de páginas: 56
Formato: 24 x 32 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7526-545-1
Coleção: Moebius

Mais informações sobre os livros da Editora Nemo estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial AutênticaO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom