Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 09 Coletânea de textos sobre Mikhail Bakhtin revela ideias do pensador sobre a educação, a arte e a vida

Clientes

Coletânea de textos sobre Mikhail Bakhtin revela ideias do pensador sobre a educação, a arte e a vida

Sep 03, 2013

Mikhail Bakhtin (1895-1975) foi um dos maiores filósofos do nosso tempo. O pensador russo é considerado um dos grandes pesquisadores da linguagem humana e do diálogo, e seus estudos influenciaram diversas áreas do conhecimento. Bakhtin também ofereceu valiosos conceitos e teorias sobre ética e educação, estética e arte, política e sociedade. O livro 'Educação, arte e vida em Bakhtin', lançamento da Autêntica Editora organizado por Maria Teresa de Assunção Freitas, oferece ao leitor uma coletânea de textos sobre o filósofo inspirada em seu círculo teórico, especialmente em suas ideias sobre educação, arte e sociedade.

Organizado a partir do I Encontro de Estudos Bakhtinianos, que teve como tema central a responsividade bakhtiniana, o livro se estrutura, tal como o evento, em três eixos de trabalho: “Educação como resposta responsável”, “O contemplador: vivências estéticas e responsividade” e “Política como ação responsiva”, com o propósito de expor a articulação entre as dimensões ética, estética e epistemológica que ganham unidade na ação responsiva proposta pelo filósofo.

Tomando como tema teorias, teses e conceitos do filósofo acerca da sociedade, da ética, da educação, da arte e da estética, os autores produziram textos que revelam as potencialidades da filosofia bakhtiniana para diversos campos do conhecimento. 

De acordo com a pesquisadora Rita Ribes, que assina o prefácio, este livro oferece um dos múltiplos olhares que se pode ter sobre a obra do pensador: ”esta coletânea de textos, assim como o evento que os originou são também perspectivas a partir das quais se experimenta um olhar para a obra de Bakhtin. Uma maneira, entre as muitas possíveis, de nos vermos refletidos nas pupilas do autor e de perceber a infinidade de mundos que se abrem quando nossas indagações se encontram com as dele”. 

Sobre a organizadora - Maria Teresa de Assunção Freitas é professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC), da UFJF, pesquisadora do CNPq (Bolsa de Produtividade de Pesquisa 1D) e da FAPEMIG. É professora visitante nacional senior/CAPES da Universidade Federal de São João del-Rei. Pela Autêntica, organizou os livros Cibercultura e formação de professores e Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola, que fazem parte da Coleção Leitura, Escrita e Oralidade.

TítuloEducação, arte e vida em Bakhtin 
Organizadora: Maria Teresa de Assunção Freitas
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 112
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-8217-123-3

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom