Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 09 Nasce uma nova classe perigosa: o “precariado”

Clientes

Nasce uma nova classe perigosa: o “precariado”

Sep 17, 2013

Economista Guy Standing analisa nova classe social, seu crescimento e suas consequências políticas, econômicas e sociais no mundo

Nos anos 1970, economistas neoliberais passaram a defender a ideia de que o crescimento e o desenvolvimento dependiam da competitividade do mercado. A partir daí, a maximização da concorrência e a permissão para que os princípios de mercado de trabalho permeassem todos os aspectos da vida moldaram uma nova classe social, emergente e ainda em formação, chamada “precariado”. A Autêntica lança o livro O precariado – A nova classe perigosa, do economista britânico Guy Standing, que apresenta as características desse novo grupo social, de quem faz parte dele e de suas consequências políticas, econômicas e sociais no mundo globalizado. O autor vem ao Brasil para lançar a obra no domingo, dia 22 de setembro, às 18h10 durante o evento Invenções Democráticas Construções da Felicidade, no II Colóquio Internacional NUPSI/USP, em São Paulo. Antes, às 17h30, Guy Standing e o senador Eduardo Suplicy palestram sobre o tema do livro.

O precariado, neologismo que combina o adjetivo “precário” e o substantivo “proletariado”, é uma classe social emergente, surgida de uma estrutura global mais fragmentada, composta por pessoas de grupos socioeconômicos distintos, com diferentes reivindicações, que vivem sem estabilidade no mercado de trabalho, trocando de empregos com frequência, sem vínculos empregatícios, sem segurança, garantias e perspectiva de permanência no emprego.

A partir das práticas adotadas por países neoliberais a favor da flexibilidade do mercado de trabalho e da meritocracia, juntamente com a terceira revolução industrial e a superexploração de populações da Ásia em todo o mundo, criou-se um “precariado” global. Por consequência dessa nova configuração, surgiram as primeiras manifestações; em 1º de maio de 2001, quando 5 mil pessoas, em sua maioria estudantes e jovens ativistas sociais, se reuniram em protesto no Dia do Trabalho em Milão, Itália, em um movimento chamado de “EuroMayDay”, que assumiu um caráter global e espalhou-se entre pessoas de perfis e estilos de vida diferentes. Em 2008, o EuroMayDay de Milão mostrava cartazes em que se liam as palavras migranti e precarie (migrantes e precário), e em Berlim, em 2006, jovens e idosos faziam parte da manifestação. Em 2008, na cidade de Prato, na Itália, uma grande massa de trabalhadores chineses, que representava aproximadamente um quinto da população da cidade, explorados pelas empresas de tecidos e vestuário chinesas fixadas em Prato, provocou uma concorrência desleal e, nesse meio tempo, demissões em massa nas empresas italianas locais. Meses depois, os imigrantes chineses foram reprimidos, demonizados e chamados de “o exército do mal” pelo então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. Essa cidade tornou-se um símbolo de globalização e dos dilemas levantados pelo crescimento do precariado.

A variedade dos indivíduos que fazem parte do precariado é bem definida por Guy Standing: “[...] o precariado está longe de ser homogêneo. O adolescente que entra e sai o tempo inteiro de um cibercafé enquanto sobrevive de empregos transitórios não é o mesmo que o migrante que usa a inteligência para sobreviver, estabelecendo febrilmente uma rede de contatos enquanto se preocupa com a polícia. Tampouco é semelhante à mãe solteira que se preocupa de onde virá o dinheiro para os alimentos da próxima semana, ou ao homem de 60 anos que aceita empregos eventuais para ajudar a pagar as despesas médicas. Mas todos eles compartilham um sentimento de que seu trabalho é útil (para viver), oportunista (pegar o que vier) e precário (inseguro)”. De acordo com o autor, embora não seja possível apresentar números precisos, neste momento, pelo menos um quarto da população adulta do planeta faz parte do precariado.

Este livro trata de responder a cinco questões fundamentais do precariado: O que é essa classe? Por que devemos nos preocupar com seu crescimento? Por que ela está crescendo? Quem está ingressando nela? Para onde está nos levando? Esta última questão é crucial. Para o autor, há um perigo de que, a menos que o precariado seja entendido por governantes e seja criada uma estratégia política para a nova classe, seu aparecimento possa levar a sociedade para uma “política de inferno”, baseada em ações paternalistas.

Guy Standing revela neste livro que o resultado do descompromisso político com essa nova classe pode gerar uma crescente massa de pessoas com raiva, anomia, ansiedade e alienação, que, por sua vez, pode desencadear movimentos e revoltas: “um grupo que não vê futuro de segurança ou identidade sentirá medo e frustração que pode levá-lo a atacar severamente as causas identificáveis ou imaginadas de seu destino. E o desinteresse proveniente da corrente dominante da abundância econômica e do progresso econômico é propício à intolerância”.

No último capítulo, o autor apresenta ao leitor uma proposição de soluções para essa emergente classe, com a criação de uma “política de paraíso”, necessária para responder aos medos, inseguranças e aspirações do precariado. O autor sugere o desenvolvimento de uma agenda progressista a partir da perspectiva dessa nova classe, baseada em “liberdade, igualdade e fraternidade”, somando-se ao resgate da identidade e da educação, na segurança, renda básica e defesa dos direitos trabalhistas para todos.

De acordo com o senador Eduardo Suplicy, que assina o posfácio do livro, “Guy Standing nos relata a respeito do fenômeno social que crescentemente tem caracterizado tantos países do mundo em função das consequências da globalização e de como evoluem as economias capitalistas, tanto do mundo desenvolvido, quanto em desenvolvimento, e mesmo as economias do mundo socialista, como a chinesa e a vietnamita.”

O precariado – A nova classe perigosa é uma obra que reflete não apenas sobre a emergente classe e sobre os rumos do mercado de trabalho. Guy Standing oferece aos leitores uma reflexão política e socioeconômica necessária e urgente para se pensar em políticas includentes, para compreender a nova ordem social global e, especialmente, para responder aos anseios e às inseguranças dos indivíduos de uma nova classe, que não se sentem ancorados em uma vida de garantias e promoções trabalhistas, não possuem empregos permanentes, e sequer sabem que integram a classe dos precariados.

GuySobre o autor - Guy Standing é economista, com PhD pela University of Cambridge. É fundador e co-presidente da Basic Income Earth Network (BIEN), uma organização não governamental que promove renda básica como um direito, com membros em mais de 50 países. Além de ter uma vasta carreira como pesquisador, é conselheiro de várias agências e governos internacionais. Em 1995-96, foi diretor de pesquisas da Comissão de Políticas de Mercado de Trabalho do presidente Nelson Mandela, ocasião em que foi coautor do livro Restructuring the Labour Market – The South African Challenge [Reestruturação do mercado de trabalho – o desafio sul-africano] e foi diretor do Programa de Segurança Socioeconômica da Organização Internacional do Trabalho, OIT (de 1999 a 2005), e diretor da Filial de Políticas de Mercado de Trabalho da OIT. Atualmente, é professor de Desenvolvimento na School of Oriental and African Studies (SOAS) trabalha com programas-piloto de renda básica na Índia. Seus livros recentes são: The Precariat: The New Dangerous Class (Bloomsbury, 2011), Social Income and Insecurity in Gujarat, com J. Unni, R. Jhabvala e U. Rani (Routledge, 2010), e Work after Globalization: Building Occupational Citizenship (Elgar, 2009).

Título: O precariado – A nova classe perigosa
Autor: Guy Standing
Tradução: Cristina Antunes
Número de páginas: 288
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-8217-245-2

Sobre o lançamento do livro:

Invenções Democráticas Construções da Felicidade
XI Colóquio de Psicopatologia e saúde pública
II Colóquio Internacional NUPSI/USP
19 a 22 de setembro

Comemoração do lançamento de “O precariado – A nova classe perigosa”, com palestras de Guy Standing e Eduardo Suplicy
22 de setembro – domingo – 17h30 às 18h10

Sessão de autógrafos com o autor Guy Standing
22 de setembro – domingo – 18h10

Centro de Convenções Rebouças
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar - São Paulo (SP)

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom