Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 03 Clássico juvenil de Rudyard Kipling ganha tradução inédita

Clientes

Clássico juvenil de Rudyard Kipling ganha tradução inédita

Mar 11, 2014

A narrativa juvenil 'Kim', do escritor britânico Rudyard Kipling, vem encantando gerações de adolescentes em todo o mundo desde que foi publicada pela primeira vez, em 1901. O livro ganha agora, em lançamento da Autêntica Editora, tradução primorosa pela premiada escritora Maria Valéria Rezende, que enfrentou o desafio de trazer o texto do século XIX para mais perto do leitor de hoje. Jovens brasileiros – e adultos também, certamente – vão se deliciar com as aventuras e a absoluta disponibilidade de Kim, o menino que podia se mover livremente por todo o território indiano, disfarçar-se, viver ao ar livre, sem entraves e quase sem regras.

Kim é um órfão irlandês. Não é nem indiano nem inglês “legítimo”. Sua mãe era irlandesa e seu pai, Kimball O’Hara, um jovem sargento. Ela morreu de cólera e ele se entregou ao alcoolismo, vindo a falecer pelo vício do ópio. À medida que o menino foi crescendo, solto pelas ruas da cidade, vivendo as mais diversas experiências e convivendo com todo tipo de gente, sua perspicácia fez com ficasse conhecido como “o amigo de todos”. Prefere se vestir como um hindu  a parecer um inglês. Vive ao deus-dará por Lahore, na província de Panjab (onde hoje é o Paquistão), até que um dia conhece um lama, um sábio tibetano engajado numa busca mística, e se torna seu chela, ou discípulo. 

Os dois constroem juntos uma linda amizade enquanto seguem por sua jornada mística. Ao mesmo tempo em que se dedica ao lama e suas necessidades, Kim aproveita seu grande talento para o disfarce e a facilidade em falar vários dialetos e se torna um agente do coronel Creighton, o sagaz chefe do Serviço Secreto, que está tentando descobrir os detalhes de uma conspiração na qual espiões russos estão envolvidos. Kim se entrega de corpo e alma ao que chamam de Grande Jogo, enquanto vivencia e aprende muito sobre o ser humano com seus valores, qualidades e defeitos.

O “amiguinho de todo mundo”, que traz dentro de si os contrastes das culturas ocidental e oriental, se vê envolvido em empolgantes aventuras que incluem lutas e perigos. Considerado fascinante por leitores de todo o mundo, o livro apresenta um panorama da vida na Índia no final do século XIX, com traços e características que continuam até os dias de hoje. Um retrato pulsante das pessoas, da cultura e das diversas religiões daquele país, com belíssimas ilustrações – gravuras em metal, em alto relevo – feitas pelo próprio pai do escritor. 

Sobre o autor – Joseph Rudyard Kipling nasceu em Bombaim, na Índia, em 1865, no auge do Império Britânico. Aos 6 anos foi levado para a Inglaterra, onde viveu até 1882, quando voltou para a Índia e começou a trabalhar como jornalista. É considerado o grande porta-voz do Império Britânico, que retrata em sua obra, na qual atribui à presença dos ingleses nas regiões colonizadas a função de educar e civilizar. Suas histórias em geral se passam em cenários coloridos e exuberantes da Índia. Entre suas inúmeras obras, destaca-se Kim. Foi o primeiro escritor de língua inglesa a receber o Nobel de Literatura, em 1907. Faleceu em 1936.

Sobre a tradutora – Maria Valéria Rezende nasceu em Santos, São Paulo, em 1942, e vive em João Pessoa, na Paraíba, há mais de 30 anos, dedicando-se à educação popular, à literatura e à formação de leitores-escritores. Pela Autêntica, publicou No risco do caracol (Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil de 2009, 2º lugar), Hai-quintal, Ouro dentro da cabeça (Prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil de 2012, 3º lugar), além de diversas traduções. Foi várias vezes premiada com o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ.

Sobre o ilustrador – John Lockwood Kipling foi professor de inglês e de arte, ilustrador e curador do Museu Lahore, na Índia britânica. Era pai do escritor Rudyard Kipling e ilustrou um de seus livros mais famosos, Kim.

TítuloKim
Autor: Rudyard Kipling
Tradutora: Maria Valéria Rezende
Ilustrador: J. Lockwood Kipling
Indicação: a partir dos 14 anos
Número de páginas: 336
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 39,00 
ISBN: 978-85-8217-325-1

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em 
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom