Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 03 Ensaios sobre estética de Danto analisam a relação entre filosofia e arte

Clientes

Ensaios sobre estética de Danto analisam a relação entre filosofia e arte

Mar 27, 2014

“Em minha visão, a filosofia da arte é o coração da filosofia.” A afirmação é do filósofo e crítico de arte, Arthur C. Danto, um dos mais influentes estetas da atualidade, em "O descredenciamento filosófico da arte", que chega agora ao Brasil pela Autêntica Editora, poucos meses após sua morte, em outubro de 2013. Aqui, seu foco é a relação entre a filosofia e a arte, abordando temas importantes da estética, tais como as relações nem sempre respeitosas da filosofia para com a arte, a interpretação das obras artísticas e a situação – assim como as perspectivas de sobrevivência – da arte no mundo contemporâneo.

A redação da maioria dos seus ensaios é imediatamente posterior à publicação de A transfiguração do lugar-comum – considerado por Danto seu principal livro de estética – e retoma, desenvolvendo-os, pontos considerados por ele ainda não suficientemente trabalhados. A relevância deste livro foi reconhecida pelo próprio filósofo numa mensagem pessoal ao tradutor Rodrigo Duarte: “O livro contém alguns dos meus ensaios mais centrais.” 

A obra conta com nove ensaios do autor com diversos tópicos, abrangendo um olhar diferente a cada um, porém com o mesmo foco: a filosofia da história da arte. Com isso, Danto busca explicar o motivo pelo qual a arte tem uma história. Entre os textos, ganha destaque “O fim da arte”, no qual é discutida a filosofia que é revelada pela arte quando esta atinge o seu fim histórico. Ou seja, as obras de arte têm uma dimensão histórica ineliminável. Os ensaios seguintes tratam de algumas das mais importantes questões filosóficas concernentes às artes – autonomia, beleza, política, interpretação, expressão, incorporação e estilo –, mas a filosofia da história da arte de Danto permeia todas elas.

“O que é impactante na escrita de Danto é o quão substancial é o relacionamento entre sua filosofia e a arte que lhe é contemporânea”, afirma Jonathan Gilmore na apresentação da obra. “Não é apenas que a amplitude e a concretude dos exemplos dão vivacidade às suas discussões – um tipo de carne para o espírito – nem sempre encontrada na filosofia anglo-americana, mas que os seus ensaios podem ser lidos tanto como intervenções nas preocupações do mundo da arte contemporâneo quanto como as alegações filosóficas abstratas que eles expõem”, explica o professor de Filosofia da Arte e Estética da Columbia University. 

Coube ao doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel e presidente da Associação Brasileira de Estética (ABRE), Rodrigo Duarte, o desafio de traduzir toda a complexidade do pensamento de Danto, mantendo a qualidade literária do autor com uma variação linguística entre o erudito e o coloquial.   

O descredenciamento filosófico da arte é o quarto título da série FilôEstética da Coleção Filô, que conta também com O belo autônomo, organizado por Rodrigo Duarte e que contém o artigo seminal de Danto “O mundo da arte”, e os livros Do sublime ao trágico, de Friedrich Schiller, e Íon, de Platão.

Sobre o autor – Arthur C. Danto (1924-2013) foi professor emérito de Filosofia da Universidade de Columbia e escreveu para as revistas The Nation, Punch Review e Artforum. Presidiu a American Philosophical Association e a American Society for Aesthetics. Lançou diversos livros sobre filosofia e sobre crítica de arte. Seu artigo “O mundo da arte”, incluído na coletânea O belo autônomo: textos clássicos de estética (Autêntica, 2012), é considerado um divisor de águas da filosofia da arte no século XX.

Título: O descredenciamento filosófico da arte
Autor: Arthur C. Danto
Tradutor: Rodrigo Duarte
Coleção: Filô – Série: FilôEstética
Número de páginas: 256
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-8217-045-8

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em 
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom