Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 03 Premiada coleção de filosofia para pré-adolescentes ganha títulos sobre grandes opostos filosóficos e psicológicos

Clientes

Premiada coleção de filosofia para pré-adolescentes ganha títulos sobre grandes opostos filosóficos e psicológicos

Mar 21, 2014

Desde muito pequenos, aprendemos sobre os opostos. É por meio deles que nos descobrimos e descobrimos o outro. Explorando isso, nasceram os livros 'O livro dos grandes opostos filosóficos' e 'O livro dos grandes opostos psicológicos', resultado da parceria entre o filósofo francês Oscar Brenifier e o ilustrador Jacques Després, que agora chegam ao Brasil pela Autêntica Editora, completando a Coleção FilôIdeias.

Na infância descobrimos que as ideias se opõem e que compreendemos uma ideia por causa da outra: alto é contrário de baixo; quente, de frio; escuridão, de claridade. Interagimos com pessoas que são como nós e com outras de caráter completamente diferente. Quando crescemos, nosso pensamento se torna mais sutil, é capaz de entender noções mais abstratas, ideias mais complexas. Aos poucos, descobrimos que personalidades aparentemente simples escondem complexidades e peculiaridades.

O livro dos grandes opostos filosóficos, primeira parceria dos dois autores, foi contemplado com o Prix de la Presse des Jeunes 2008 (Prêmio da Imprensa Jovem 2008), o Prix Jeunesse France Télévisions 2008 (Prêmio Juventude da Televisão Francesa 2008) e o prêmio La Science se Livre 2009 (A Ciência se Liberta 2009) e traduzido em 18 línguas. Nele somos apresentados a doze pares de opostos, primeiro definidos pelo que os opõe, depois ligados por uma pergunta e sua resposta, mostrando que cada um tem necessidade do outro. As ilustrações fascinantes que acompanham essas etapas dão corpo e vida às ideias, pois o pensamento se nutre de imagens, como o abstrato se nutre de seu contrário, o concreto. Sem opostos, sem contrários, não podemos pensar.

Por meio de textos objetivos e de ilustrações magníficas, O livro dos grandes opostos psicológicos apresenta dez pares de temperamentos opostos. Esses opostos psicológicos são representados por personagens ao mesmo tempo estranhos e cativantes, fora do tempo e do espaço, com os quais cada um de nós pode se identificar. Como um espelho, este livro nos convida a meditar com acuidade sobre aquilo que unifica os seres humanos e sobre o que há de específico e imutável no que define cada um de nós.

Um livro para contemplar, para pensar, e outro para começar a descoberta de si mesmo e dos outros. Ambos completam a Coleção FilôIdeias, tradução da original francesa PhiloZenfants

FilôIdeias - 4 capasAgora com seis títulos, a coleção dialoga com pré-adolescentes, apresentando a construção do pensamento filosófico. Outro elemento importante dos livros são as imagens. O texto imagético é moderno, atraente e carregado de significados: não é mero adorno. As ilustrações lembram figurinhas de videogames, familiares ao público-alvo. As duas linguagens constitutivas da textualidade oferecem grande nível de informações, despertam interesse em pré-adolescentes e adultos, exigindo uma leitura atenta, para relacionar, de maneira compreensiva, texto e imagem.

Sobre o autor - Doutor em filosofia e educador francês, Oscar Brenifier promoveu ateliês de filosofia e prática filosófica em inúmeros países. Lançou outras coleções, com a mesma temática, voltada para adolescentes: L’Apprenti-Philosophe (O Aprendiz de Filósofo) e Question de logiques! (Questão de lógicas!). Para o público infantil, além da série PhiloZenfants (FilôCrianças), ele publicou Les Petit Albums de Philosophie (Pequenos Álbuns de Filosofia), assim como manuais para educadores, como o Enseigner par le débat (Ensinar pelo debate). É também um dos autores do relatório da UNESCO sobre filosofia: La philosophie, une ecolé de liberté (Filosofia, uma escola de liberdade).

Sobre o ilustrador - Formado pela École de Beaux Arts (Escola de Belas Artes) em 1985, o francês Jacques Després dedicou sua carreira nos anos 90 à área que começava a ser inserida no mercado: a imagem virtual. Atuou em campos variados, tais como: documentários, videogames, arquitetura e cenografia. Hoje é ilustrador e aplica seus conhecimentos de maneira irreverente, explorando as relações singulares que as palavras podem ter com as imagens.

TítuloO livro dos grandes opostos filosóficos
Autor: Oscar Brenifier
Ilustração: Jacques Després
Tradução: Beatriz Magalhães
Número de páginas: 80
Formato: 24 x 24 cm
Preço: R$ 38,00 
Faixa etária: a partir dos 14 anos
ISBN: 978-85-8217-266-7

TítuloO livro dos grandes opostos psicológicos
Autor: Oscar Brenifier
Ilustração: Jacques Després
Tradução: Beatriz Magalhães
Número de páginas: 64
Formato: 24 x 24 cm
Preço: R$ 35,00
Faixa etária: a partir dos 14 anos
ISBN:  978-85-8217-268-1


Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em 
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom