Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 08 Filosofia de Nietzsche recebe nova interpretação por pensador francês

Clientes

Filosofia de Nietzsche recebe nova interpretação por pensador francês

Aug 04, 2014

“Tenho o direito de me considerar o primeiro filósofo trágico – quer dizer, o extremo oposto e o antípoda exato de um filósofo pessimista. Antes de mim, não se conhece essa transposição do dionisíaco em uma paixão filosófica: falta a sabedoria trágica.” A filosofia de Friedrich Nietzsche é um divisor de águas no pensamento filosófico ocidental. Ela demarca com clareza a passagem do pensamento moderno ao pensamento contemporâneo, pós-metafísico. Mas a recepção do pensamento de Nietzsche foi atravessada por obstáculos variados. Um dos mais graves e difíceis foi sua associação à ideologia nazista, patrocinada pela própria irmã de Nietzsche, Elisabeth Förster. Entre Nietzsche e nós interpõem-se diversos parasitas: uma irmã, duas guerras, ideologias e leituras mal-intencionadas. Tudo isso nos legou uma imagem falsa de Nietzsche.

O célebre filósofo francês contemporâneo Michel Onfray pretende restituir um Nietzsche libertário, rigoroso e fecundo. Esta nova interpretação de Nietzsche agora está disponível para o público brasileiro em A sabedoria trágica: sobre o bom uso de Nietzsche, novo título da Coleção Filô, lançamento da Autêntica Editora.

Segundo Onfray, Nietzsche nos convida a desconfiar de tudo o que é opressor, tudo que bloqueia nossa singularidade, assim como nos incita a pensar o mundo para além do véu das ilusões. Como é possível ser nietzschiano? Sendo insubordinado: retribuímos mal a um professor se continuamos sendo apenas alunos. 

Onfray sublinha o entrelaçamento indissolúvel entre experiência e pensamento promovido pelo filósofo alemão, elemento que confere uma integridade exemplar ao conjunto da sua reflexão. Articulada em torno da alegria de viver e da afirmação da existência, a filosofia nietzschiana reconstruída nestas páginas mostra-se plausível e estimulante, sem prejuízo do reconhecimento das altas qualidades poéticas da prosa de seu autor. Ao situar a leitura proposta em relação ao contexto da recepção francesa do último quarto do século XX, Onfray evidencia a força e a atualidade das ideias do filósofo, o que torna a obra um convite, tanto aos apreciadores como a seus críticos, à releitura do pensamento de Nietzsche.

A edição conta ainda com um importante apêndice em que a professora doutora Carla Rodrigues examina a recepção brasileira de Nietzsche. 

Sobre o autor – Michel Onfray é um filósofo francês contemporâneo, nasceu em 1959, na cidade de Argentan, uma das mais importantes da Normandia. Foi na região que criou, a partir de 2003, três universidades populares como consequência de seu questionamento do ensino tradicional de filosofia. Seu pensamento é conhecido como uma teoria do hedonismo, do retorno ao vitalismo, do individualismo libertário, da “a-teologia” pós-cristã e da crítica à religião e seus valores opressores. São pontos a partir dos quais ele se aproxima do pensamento de Nietzsche e que fazem de A sabedoria trágica: sobre o bom uso de Nietzsche uma homenagem e uma defesa do filósofo alemão contra os discursos conservadores. É autor de mais de 60 livros, traduzido em mais de 20 países.

Sobre a tradutora – Carla Rodrigues é professora no Departamento de Filosofia da UFRJ, doutora e mestre em Filosofia (PUC-Rio), com pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto de Estudo da Linguagem (Unicamp). É uma das coordenadoras do Khôra – Laboratório de Filosofias da Alteridade, grupo de pesquisa UFRJ/CNPq. Atua na área de filosofia contemporânea, com ênfase no pensamento pós-estruturalista. É autora, entre outros, de Duas palavras para o feminino – hospitalidade e responsabilidade (NAU Editora/Faperj).

TítuloA sabedoria trágica: sobre o bom uso de Nietzsche
Autor: Michel Onfray
Tradutora: Carla Rodrigues
Coleção: Filô – Série: FilôMargens
Número de páginas: 160
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-381-7

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis
 em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Henglesi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected] 
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom