Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 11 Conceitos sobre a felicidade convidam a mergulho na filosofia

Clientes

Conceitos sobre a felicidade convidam a mergulho na filosofia

Nov 19, 2014

O homem é feliz por natureza ou vivencia períodos de felicidade? A tentativa de definir a “verdadeira felicidade” surgiu junto com o próprio pensamento filosófico. Para delinear as respostas dos filósofos de várias épocas, dos pré-socráticos aos contemporâneos, o professor de filosofia Marcos Ferreira de Paula lança "Sobre a felicidade", pela Autêntica Editora, obra que se configura como um convite e uma porta de entrada para a filosofia.

De acordo com o autor, a escolha do tema visa mostrar a diversidade de raciocínio que cada filósofo oferece às questões que gravitam em torno da felicidade. “Seguindo a lógica de nossa exposição, o leitor poderá ao mesmo tempo acompanhar, em linhas gerais, tanto o pensamento desses filósofos quanto alguns momentos da própria história da filosofia”, explica de Paula.

Segundo a filósofa Marilena Chaui, que assina a orelha do livro, o texto é conciso e preciso, numa linguagem acessível, e entrecruza problemas sociais, políticos e éticos de nosso tempo e o trabalho do pensamento filosófico. “Marcos Ferreira de Paula oferece aos professores e professoras de filosofia um instrumento precioso para sua atividade de iniciação dos jovens pelo caminho que lhes permitirá compreender suas próprias indagações, angústias e esperanças”, recomenda Chaui.

“Não há dúvida de que o exercício do pensamento filosófico contribui para desencadear ações e atitudes autônomas e cidadãs”, explica o autor. “Felicidade e cidadania, acreditamos, não estão separadas. A busca da primeira tem efeitos sobre a segunda, e uma contribui para a outra”, conclui.

Cada capítulo apresenta, ao início, os elementos históricos sobre o período em questão, com apontamentos para os leitores situarem-se no contexto em que o tema é tratado. Já ao final, há sugestões de livros, músicas, filmes ou documentários disponíveis na internet. “Estes recursos didáticos podem contribuir para o trabalho daqueles que não apenas aprendem, mas também exercem a nobre tarefa de ensinar”, diz Ferreira de Paula.

O livro integra a Coleção Práticas Docentes, que busca fazer a mediação entre o conhecimento produzido no ensino universitário e as práticas educacionais dos professores da educação básica, em suas três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Sobre o autor – Marcos Ferreira de Paula é professor de Filosofia do curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2009, pela mesma universidade, tornou-se doutor em Filosofia, com a tese Alegria e Felicidade: a experiência do processo liberador em Espinosa. Na França, em 2008, realizou pesquisa sob orientação de Laurent Bove, professor da Université de Picardie Jules Verne (Amiens). Autor de vários artigos sobre o tema dos afetos em Espinosa, publicados em diversos periódicos especializados, desenvolve atualmente pesquisas no campo da filosofia da mente, buscando estabelecer um diálogo crítico entre filosofia e neurociências.

Título: Sobre a felicidade
Autor: Marcos Ferreira de Paula
Número de páginas: 168
Formato: 16 × 23 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-82174-72-2
Coleção: Práticas Docentes

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em
 www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected] 
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom