Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 11 Narrativa resgata fantasias e medos da infância

Clientes

Narrativa resgata fantasias e medos da infância

Nov 24, 2014

Uma casa que mais se parece com uma nuvem cinza de onde saem músicas, luzes, vultos e sombras estranhas; um relógio cuco movido ao som do piano, fazendo o tempo andar para trás e sugando a vida de crianças. É nesse cenário inusitado que se passa "O pássaro do tempo", de Ana Lasevicius, com ilustrações de Sônia Magalhães, lançamento da Autêntica Editora. A narrativa mexe com o imaginário infantil nessa história de uma garotinha fantasiosa e sua relação com uma vizinha misteriosa e assustadora.

Levada pelos boatos da vizinhança, a pequena protagonista morre de medo de se encontrar com dona Isaurinha, pois acredita que ela rouba o futuro das crianças todas as vezes que toca piano e o cuco aparece para sugá-lo. A vizinha nunca recebe visitas, nem visita ninguém da rua. Parece morar no bairro desde sempre, pois não se tem informações de quando chegou lá. Segundo a garotada da rua, ela tem no mínimo trezentos anos. As crianças mais velhas contam histórias aterrorizantes, que fazem as menores saírem correndo toda vez que dona Isaurinha dobra a esquina. Será que ela realmente rouba o tempo das crianças? Qual seria sua idade real? Ninguém sabe.

Certo dia, quando sua avó fica doente e sua mãe precisa levá-la ao pronto-socorro, a menina tem de ficar com dona Isaurinha. O medo é enorme: o que vai acontecer? Será que ela vai ser sugada pelo cuco quando a a velha tocar aquela estranha melodia ao piano? O encaminhamento e o desfecho da história são surpreendentes.

Segundo a autora, dona Isaurinha realmente existiu, e seu pavor pelo relógio cuco era real. “Juntei as duas coisas e o resultado está aí”, conta Ana Lasevicius. As ilustrações de Sônia Magalhães, colagens de tecidos, papéis, resíduos de impressos e imagens antigas, complementam o texto. “Procurei criar um clima misterioso por meio das cores, imagens e formas que fui escolhendo para atravessar esta história, que tem a fantasia como tema”, conta a ilustradora. 

Os jovens leitores certamente vão se identificar com os medos e a rica imaginação da protagonista desse envolvente e cativante livro. 

Sobre a autora – Ana Lasevicius fez faculdade de Comunicação (Rádio e TV). É documentarista, professora na Escola de Escritores (São Paulo), pesquisadora no NPC (Núcleo Pensamento e Criatividade) e escreve para a coluna “Linguinha”, da Revista Língua Portuguesa, da Editora Segmento. O pássaro do tempo é seu terceiro livro.

Sobre a ilustradora – Sônia Magalhães estudou artes, trabalhou com ensino de arte em escolas e com ação educativa em Museus e Bienais. Fez também curadoria de exposições.

TítuloO pássaro do tempo 
AutoraAna Lasevicius 
IlustradoraSônia Magalhães
Número de páginas: 32
Formato: 19 x 24 cm
Preço: R$ 34,00
Indicação leitora: a partir de 9 anos
ISBN: 978-85-8217-478-4

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em
 www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected] 
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom