Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 11 Ana Maria Machado apresenta seus contos inesquecíveis

Clientes

Ana Maria Machado apresenta seus contos inesquecíveis

Nov 18, 2008

Mesmo sem se considerar uma leitora habitual de contos, a escritora Ana Maria Machado, instada a organizar uma antologia de narrativas breves, surpreendeu-se com a presença de muitas histórias desse tipo entre as suas mais caras recordações de leitura. Trata-se, reconhece ela, de um gênero difícil, que não admite o supérfluo nem perdoa o desperdício, como se o contista tivesse de escrever o tempo todo “com um bisturi”, em busca daquele máximo de concentração sem o qual o texto não decola.

Leitora atenta e exigentíssima, Ana aceitou o desafio e selecionou, com base no critério do afeto e da memória, 14 contos para inaugurar a coleção Leituras de escritor, o mais recente lançamento de Edições SM. Assim foram surgindo nomes como os de Machado de Assis, Gabriel García Márquez, Somerset Maugham, Virginia Woolf, Rubem Fonseca e Francis Scott Fitzgerald, entre outros expoentes da literatura brasileira e mundial. Ao final de cada história, há uma pequena nota com informações biográficas sobre o autor e sua obra, seguida de um comentário da organizadora, com observações sobre a estrutura narrativa, o estilo, a linguagem, esboços interpretativos etc.

Lançada sob o selo Comboio de Corda – que visa estimular o contato da criança e do jovem com diferentes gêneros textuais (como poesia, teatro e conto) –, a série Leituras de escritor é composta por antologias elaboradas por um leitor privilegiado; um leitor que, sendo também escritor, debruça-se sobre a produção alheia impelido por questões que podem dizer respeito às suas próprias inquietações criativas. Além do volume organizado por Ana Maria Machado, tal série conta ainda com outros dois, organizados por Luiz Ruffato e Moacyr Scliar.

Sobre a organizadora – Nascida em Santa Teresa, Rio de Janeiro, Ana Maria Machado é escritora, jornalista e professora. Autora de mais de 100 títulos, publicados em cerca de 20 países, foi vencedora do prêmio Hans Christian Anderson em 2000. Em 2001, obteve da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis. Dois anos depois, foi eleita membro da instituição.

Sobre a ilustradora – Thais Beltrame formou-se em Artes Plásticas pelo Columbia College, de Chicago e fez cursos no City College de San Francisco. Já participou de exposições coletivas por todo o mundo. Como ilustradora, teve trabalhos publicados em revistas como Superinteressante, Trip, Vida Simples e Zupi.

Título: Leituras de escritor – Ana Maria Machado
Organização: Ana Maria Machado
Ilustração: Thais Beltrame
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-60820-27-6
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom