Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 01 A história do surgimento da humanidade contada pelos índios Kamayurá

Clientes

A história do surgimento da humanidade contada pelos índios Kamayurá

Jan 20, 2009

Cansado de ser a única pessoa do mundo, Mavutsinim cria a humanidade a partir de toras de madeira enfeitadas por ele e fincadas no chão de árvores, dando origem à tribo Kamayurá que habita a região do Alto Xingu. Essa lenda, um dos inúmeros relatos orais presentes nas culturas indígenas da região, é reproduzida na vibrante obra Mavutsinim e o Kuarup, de Rosana Rios, lançamento de Edições SM. A obra integra a coleção Cantos do Mundo, que apresenta histórias, contos e lendas representativos de vários povos e etnias.

A história retrata como nasceu a cerimônia Kuarup, ritual de homenagem aos mortos celebrado pelos povos indígenas do Xingu. Ao enfeitar e fincar as toras na beira do lago, Mavutsinim espera até o amanhecer para que as madeiras comecem a ter vida e uma festa acontece entre os animais da floresta, transformando os peixes nos aldeões mais simples e as onças em povos vizinhos. 

Quando percebe a existência da morte, ele resolve ressuscitar os que já se haviam ido, da mesma maneira que fez surgir os seres humanos pela primeira vez. Mas, a desobediência de um índio torna a ressurreição impossível e faz Mavutsinim declarar que, depois disso, o ritual seria apenas uma festa de homenagem. Nunca mais poderia reviver os mortos.  

Com ilustrações que lembram arte em aquarela, pintadas por Rubens Matuk, o livro é único na forma de revelar a cultura indígena do Brasil para o público infantil, adequado a leitores iniciantes, a partir dos 6 anos. Para fortalecer o mito narrado por Rosana Rios, no final da publicação há curiosidades sobre as tribos que vivem no Alto Xingu. Sua alimentação, seu cotidiano e outros elementos de suas tradições se revelam nas páginas de Mavutsinim e o Kuarup.

Sobre o autor – Rosana Rios é uma autora de literatura infantil e juvenil premiada. Especialista em mitologia, folclore e RPG, artista plástica e roteirista de programa de televisão, como Bambalalão, ela é uma fonte inesgotável de histórias, com mais de setenta títulos publicados. Por Edições SM, lançou A história de Gilgamesh, rei de Uruk.

Sobre o ilustrador - Rubens Matuck nasceu em São Paulo em 1952. Formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), ele faz gravuras, desenhos e telas. Já ilustrou diversas obras de literatura para crianças e jovens. Em 1993, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração pelo livro A Sumaumeira.

Título: Mavutsinim e o Kuarup
Autora: Rosana Rios
Ilustração: Rubens Matuck
Número de páginas: 48
Formato: 25,5 x 24,7 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 978-85-7675-336-0
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom