Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 04 'Pivetim', romance vencedor do Prêmio Barco a Vapor 2008, mostra a vida dos meninos de rua

Clientes

'Pivetim', romance vencedor do Prêmio Barco a Vapor 2008, mostra a vida dos meninos de rua

Apr 28, 2009

Lançamento acontece em São Paulo no dia 12 de maio, no Café Aprendiz, com a participação dos escritores Gilberto Dimenstein, Alessandro Buzo e Esmeralda Ortiz

O tema da infância desassistida não é novo na literatura juvenil. O mais famoso dos “meninos de rua”, Oliver Twist, de Charles Dickens, deu lugar a inúmeros relatos sobre a tragédia das crianças obrigadas a “se virar” sozinhas. Pivetim mostra o cotidiano de um grupo de meninos em situação de rua, como o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, fizera alguns anos atrás, sob o ponto de vista da criança. A originalidade da obra do Délcio Teobaldo, que venceu o 4º Prêmio Barco a Vapor em 2008, reside na alternância de um ponto de vista mais documental e brutalista para retratar a vida na selva das cidades (com ênfase no problema da fome e da violência física e moral) e a fantasiosa ingenuidade da visão infantil. Dessa alternância, sem sentimentalismo, o autor soube retirar grande efeito expressivo, sobretudo pelo manejo da linguagem, porosa ao modo de falar dos malandros e desvalidos.

Lançado no ano em que se comemoram os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança, alinha cenas desse “mundo cão” contrapondo passagens de grande tensão dramática a momentos de distensão lírica. Assim, o protagonista se move entre a sarjeta e as estrelas, mantendo um pé no chão, outro no sonho.

Comentando a gênese do romance, o autor explica que Pivetim é como qualquer garoto de sua idade: tem medo de crescer e necessita do afeto e da compreensão de seus companheiros de infortúnio. Afirma Teobaldo: “Entre esses meninos, valores como amizade e solidariedade não são abstrações. Tudo é muito prático, aprendido no tranco, na brodagem. Amizade ou solidariedade é dividir o mesmo jornal, cobertor, papelão, marquise ou rango que descolaram naquele dia. Esta é a ética. Não pode ser negociada. Talvez por isto mesmo tenham tanto medo de crescer, de entrar na puberdade, de virar "sujeito-homem", porque então as relações se fragmentam; eles passam a ser visíveis e, contraditoriamente, em vez de adquirir direitos civis, ficam expostos às sanções penais.”

Aliás, boa parte do romance é ocupada pela descrição dos pactos estabelecidos entre Pivetim e seus companheiros de “viração”, Carol, Bala Perdida, Dimba e Maravilha. Um livro que mostra que aos meninos em situação de rua, tudo é dado pela metade, do carinho, à liberdade de ir e vir pra onde quer: “Isso é pra moscas, pardais, pombos e gatos. Pra gente, não.”

Sobre o autor - Délcio Teobaldo é mineiro de Ponte Nova, vivendo há anos no Rio de Janeiro. Jornalista, produtor e diretor de cinema e televisão, artista plástico, etnomusicólogo, ele ainda é autor de livros de ensaio, conto e de obras infanto-juvenis como Isto é coisa da idade e Quatro trancados no quarto. Pivetim é seu romance de estreia.

Título: Pivetim
Autor: Délcio Teobaldo
Número de páginas: 176
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 24,50
ISBN: 978-85-7675-409-1
Edições SM www.edicoessm.com.br

 


Lançamento de Pivetim em São Paulo

Délcio Teobaldo estará em São Paulo no dia 12 de maio para o lançamento de Pivetim.

Pela manhã, ele participa da abertura do Fórum SM de Educação, às 8h30, no Centro Fecomércio de Eventos, na Rua Dr. Plínio Barreto, 285, na Bela Vista.

À noite, a partir das 19h30, conversa com Gilberto Dimenstein, Alessandro Buzo e Esmeralda Ortiz, e autografa seu livro no Café Aprendiz, na Rua Belmiro Braga, 186, em Pinheiros.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom