Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 05 Ana Maria Machado comemora 40 anos de carreira com livro sobre o Brasil para crianças

Clientes

Ana Maria Machado comemora 40 anos de carreira com livro sobre o Brasil para crianças

May 26, 2009

Ana Maria Machado completa 40 anos de carreira neste ano. E comemora com o lançamento do novo título da série ABC de Edições SM, uma coletânea que proporciona ao leitor uma visão global e conhecimento introdutório sobre um assunto organizado na forma de verbetes que vão de “A” a “Z”. Agora, o tema é o Brasil. O leitor conta ainda com a apresentação de Ruth Rocha, uma das grandes autoras contemporâneas de Literatura infanto-juvenil.

Ana Maria Machado escreve como quem conversa com o leitor, mostrando a realidade do Brasil de forma representativa sem cair na superficialidade. Questões políticas e raciais são abordadas com a mesma leveza e importância que a exuberância da natureza e a riqueza das tradições culinárias, por exemplo. E também estão presentes a música, a arquitetura, a literatura, entre tantos outros aspectos da enorme diversidade de um país de 8 milhões de quilômetros quadrados. O resultado é um verdadeiro mosaico afetivo e conceitual que proporciona a compreensão histórica e cultural da formação dos brasileiros e de seu país.

As aquarelas de Gonzalo Cárcamo complementam o texto de Ana Maria Machado e são lastreadas em uma vasta pesquisa histórica e iconográfica. Colorizadas digitalmente, as composições de cena são complexas e refinadas, as cores são vibrantes, o clima é feérico. 

Como afirma a própria autora na abertura do livro, “somos uma salada, feita com a contribuição de muitos povos, vivendo em um território grande, com imensa variedade de paisagem. Essa é a nossa força”. É justamente essa força que ABC do Brasil  traz em suas páginas.

Sobre a autora – Nascida em Santa Teresa, Rio de Janeiro, Ana Maria Machado é escritora, jornalista e professora. Autora de mais de 100 títulos, publicados em cerca de 20 países, foi vencedora do prêmio Hans Christian Anderson em 2000. Em 2001, obteve da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis. Dois anos depois, foi eleita membro da instituição.

Sobre o ilustrador – O chileno Gonzalo Cárcamo vive no Brasil desde 1976. Ilustrador, caricaturista, artista plástico, Cárcamo já trabalhou em agências de publicidade e em produtoras de desenho animado, chegando até a tomar parte em pequenos curtas para os estúdios Disney. Como ilustrador, já trabalhou para diversas editoras e colabora com as principais publicações do país.

Outros títulos da coleção – ABC do continente africano; ABC do mundo judaico; ABC do mundo árabe; ABC do Japão e ABC afro-brasileiro (lançamento agosto/2009).

Título: ABC do Brasil
Autora: Ana Maria Machado
Ilustração: Gonzalo Cárcamo
Número de páginas: 48
Formato: 20,5 x 27 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7675-229-5
Edições SM

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom