Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 04 Fórum SM de Educação debate processo de aprendizagem em São Paulo e Rio de Janeiro

Clientes

Fórum SM de Educação debate processo de aprendizagem em São Paulo e Rio de Janeiro

Apr 14, 2009

Em oposição à valorização do individualismo que ocorre na sociedade do século XXI, a educação atual firma-se cada vez mais em uma trajetória contrária: integrar pessoas, valorizar o grupo e desenvolver propostas que enfatizem o trabalho coletivo. Para discutir as diferentes faces da aprendizagem como um processo de encontro e de compartilhamento de experiências e saberes, Edições SM promove mais uma edição do Fórum SM de Educação, com o tema Aprendizagem: Uma Experiência Compartilhada

O evento - dirigido a professores, gestores e profissionais da educação - acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de maio.

Importantes conferencistas vão discutir as possibilidades pedagógicas que se abrem quando se considera a escola não como uma soma de indivíduos, mas como um grupo de seres humanos que vivem e aprendem juntos e que tanto mais se desenvolvem quando se compreende a imensa diversidade que existe em uma sala de aula.

São Paulo e Rio de Janeiro têm a mesma programação:

  • A Aprendizagem como um Processo Colaborativo, com Miguel Zabalza, doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Atua nas áreas de currículo, formação de professores e qualidade do ensino. Atualmente é presidente da Associação Ibero-americana de Didática Universitária. Pesquisador principal de 25 projetos internacionais e autor ou co-autor de mais de 100 livros, entre eles: Diários de Aula (2004) e Planejamento e Desenvolvimento Curricular na Escola (2007).
  • A Reconstrução das Práticas Avaliativas, com Jussara Hoffmann, mestre em Avaliação Educacional e professora aposentada pela UFRGS. Há 30 anos seus estudos salientam a importância da avaliação no sentido de se promover condições dignas de aprendizagem a todos os alunos. Com 12 publicações sobre este tema, já alcançou a marca de 400 mil livros vendidos no país e no exterior. Em paralelo à carreira de conferencista e consultora educacional, atua, há 13 anos, como diretora da Editora Mediação em Porto Alegre.
  • Liderar é Desenvolver Valores, com José Ernesto Bologna, graduado e pós-graduado em Psicologia e Administração de Empresas, com extensões pela Bowling Green State University, Ohio, Estados Unidos, e pela University of Kalamazoo, Michigan, Estados Unidos. Consultor e conferencista nacional e internacional em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Gestão e à Educação. Autor de diversos artigos, livros e vídeos. É titular da empresa Ethos Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Em São Paulo, o evento ocorre no dia 12 de maio (terça-feira), das 8h30 às 12h, no Centro Fecomércio de Eventos, que fica a Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista. No Rio de Janeiro, o Forúm SM acontece no dia 13 de maio (quarta-feira), também das 8h30 às 12h, no Sofitel Copacabana, Av. Atlântica, 4240, nível E, Copacabana.

O credenciamento começa às 7h30 nos dois locais.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, e podem ser feitas pelos telefones (11) 3847-8919 ou 0800-7735530 (outras localidades).

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom