Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 05 Sete títulos de Edições SM recebem selo de Altamente Recomendáveis pela FNLIJ

Clientes

Sete títulos de Edições SM recebem selo de Altamente Recomendáveis pela FNLIJ

May 06, 2009

Desde 1974, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), concede prêmios aos melhores livros infantis e juvenis publicados no Brasil. Na primeira fase da seleção, são escolhidos os Altamente Recomendáveis, em cada uma de suas 18 categorias. Sete livros publicados por Edições SM em 2008 foram contemplados: ABC do Japão, Cobra-grande: histórias da Amazônia, Os gêmeos do Popol Vuh, O golem do Bom Retiro, A distância das coisas, As visitas e Calvina. A última fase da premiação ocorrerá durante o 11º Salão da FNLIJ, que neste ano acontece de 10 a 21 de junho, no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro.

Em ABC do Japão, de Stela Barbieri, embarcamos em um passeio pelo país do Sol Nascente, com suas paisagens feitas de praias, vulcões e jardins, por suas tradições milenares (como o zen-budismo) e sua arte (como o kabuki, o haicai e o ukiyo-e), seu povo e seus costumes. Entre dragões e xóguns, espadas e lanternas, todo um mundo se descortina, com força e delicadeza. Dessa forma, leitores em processo (a partir dos 8 anos) compreendem um pouco mais da enorme diversidade cultural existente no planeta.

As crianças dessa idade têm mais uma opção de leitura altamente recomendável. Trata-se de Cobra-Grande: histórias da Amazônia, do autor inglês, Sean Taylor. A obra apresenta uma coletânea de narrativas orais, algumas já conhecidas, como a que dá título ao livro. Sean viajou pelas regiões ribeirinhas ao longo do rio Amazonas ouvindo os “causos” de contadores locais e também do poeta Thiago de Mello. Reconta então cada narrativa, descrevendo, de modo saboroso, poético e perspicaz, suas impressões, o que ouviu e escutou. Para o leitor, uma viagem virtual à mitologia amazônica.

Com temas ligados à diversidade cultural, ao meio ambiente e à mitologia, Os gêmeos do Popol Vuh, do argentino Jorge Luján, é baseado em um dos poucos livros que restaram da civilização pré-colombiana maia-quiché explicando as origens do mundo e as façanhas desse povo. Os gêmeos do Popol Vuh é a terceira parte do livro, e narra as aventuras dos irmãos Hun Ah Pu e X Balam Ke, exímios atiradores de zarabatana e heróis astutos, que viajam a Xibalba, o mundo dos mortos. Para derrotar as forças que governam o lugar, eles se aliam à natureza, usam a magia e recorrem ao poder da palavra. Assim, a obra é indicada a leitores fluentes (de 10 e 11 anos).

Também para leitores fluentes, outra opção é O golem do Bom Retiro, do brasileiro Mário Teixeira. A história se passa nos anos 1980. No bairro paulistano do Bom Retiro, os irmãos skinheads Garrafa e Ângelo infernizam Ariel, filho do rabino. Perseguido e humilhado, ele convence o futuro cunhado a criar um gigante de barro, um golem, para defendê-los e também Nico, o engraxate negro atirado no bueiro pelos skins. Auxiliados pelo golem, Ariel, Nico e a amiga Riri se envolverão em uma emocionante aventura policial e esotérica.

Para o leitor crítico, com 12 e 13 anos, um dos títulos indicados é A distância das coisas, de Flávio Carneiro, ganhador do Prêmio Barco a Vapor 2007. O livro traz a história de Pedro que já não tinha o pai, e agora, aos catorze anos, é avisado pelo tio que sua mãe morrera em um acidente de carro. Porém o tio o proíbe de acompanhar o enterro e de visitar o túmulo da mãe. Será que ela realmente morreu? É a resposta que Pedro irá procurar por todos os cantos: nas coisas do tio, com quem passa a morar, nas relações da mãe. O leitor não vai tirar os olhos desta história até acabar.

Já em As visitas, da argentina Silvia Schujer, jovens da mesma faixa etária leem sobre temas como ética, amadurecimento e relação familiar. A história revela os dramas vividos por um pré-adolescente a partir da descoberta de que o pai está preso. A mãe e a irmã haviam lhe dito que o pai viajara a trabalho para outra cidade quando ele tinha quatro anos. Diante dessa dura realidade – rever o pai na prisão, aceitar o novo namorado da mãe e enfrentar o olhar desconfiado dos vizinhos –, um conflito se instaura dentro dele.

Para finalizar, a obra Calvina, do italiano Carlo Frabetti, recomendada também para leitores críticos. Um arrombador é pego em flagrante durante um furto e obrigado por sua suposta “vítima” – uma criança calva que se veste ora como menino, ora como menina – a se fazer passar por pai dela. Dali em diante, se inicia um jogo de vertiginosas descobertas em que nada é unívoco: cães são lobos, os mortos estão vivos e os livros enlouquecem e curam. Uma história fascinante em torno dos perigos da leitura.

Mais informações sobre essas obras estão disponíveis no site www.edicoessm.com.br


Livros Altamente Recomendáveis pela FNLIJ por categoria

INFORMATIVO:
1. ABC do Japão

JOVEM:
2. A distância das coisas
3. O golem do Bom Retiro

TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO – JOVEM:
4. Calvina
5. As visitas

TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO – RECONTO:
6. Cobra-Grande: histórias da Amazônia
7. Os gêmeos do Popol Vuh

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom