Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 06 Délcio Teobaldo lança 'Pivetim' na FNLIJ

Clientes

Délcio Teobaldo lança 'Pivetim' na FNLIJ

Jun 16, 2009

Nesta quinta-feira, dia 18 de junho, o jornalista Délcio Teobaldo autografa o romance Pivetim, publicado por Edições SM. O evento acontece na Biblioteca para Jovens, às 15h, durante o 11º Salão FNLIJ.

O livro mostra o cotidiano de um grupo de meninos em situação de rua, como o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, fizera alguns anos atrás, sob o ponto de vista da criança. A originalidade da obra do Délcio Teobaldo, que venceu o 4º Prêmio Barco a Vapor em 2008, reside na alternância de um ponto de vista mais documental e brutalista para retratar a vida na selva das cidades (com ênfase no problema da fome e da violência física e moral) e a fantasiosa ingenuidade da visão infantil. Dessa alternância, sem sentimentalismo, o autor soube retirar grande efeito expressivo, sobretudo pelo manejo da linguagem, porosa ao modo de falar dos malandros e desvalidos. Para mais informações sobre Pivetim clique aqui.

O lançamento de Pivetim durante o Salão FNLIJ não é por um acaso. O local - o Centro Cultural Ação da Cidadania - foi idealizado pelo sociólogo Herbert de Souza, que é contemplado na obra com o personagem "São Betinho". Outra coincidência é que o lançamento acontece no centro histórico do Rio de Janeiro, na Gamboa e era utilizado como trapiche (alojamento de escravaria), ou seja, possui memória e fragmentos que, historicamente, contribuíram e ainda contribuem para a formação de personagens como Pivetim. Além disso, o moleque mestiço Machado de Assis nasceu na região, no Morro da Providência, em 21 de junho de 1839: uma homenagem, portanto, aos 170 anos de nascimento do maior escritor brasileiro, que muito influenciou o autor.

A 11ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens vai até o dia 21 de junho. Edições SM está no estande 37.

Document Actions

Grupo SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom