Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 06 Edições SM comemora as Festas Juninas com 'ABC do Brasil' e várias brincadeiras

Clientes

Edições SM comemora as Festas Juninas com 'ABC do Brasil' e várias brincadeiras

Jun 08, 2009

As Festas Juninas misturam inúmeras tradições, das comemorações pagãs ligadas ao solstício de verão às celebrações dos santos católicos. Chegaram ao Brasil com os portugueses, e aqui se fundiram com muitos outros elementos culturais e com as tradições de cada região do nosso país. E para nos guiar nesse coquetel de danças, músicas, gastronomia e brincadeiras, Edições SM apresenta ABC do Brasil, de Ana Maria Machado, e sugere atividades para os professores trabalharem essa rica tradição em sala de aula no Canal do Professor.

A obra de Ana Maria Machado apresenta uma coletânea que proporciona ao leitor uma visão global e conhecimento introdutório sobre o Brasil em forma de verbetes que vão de “A” a “Z”. Na “S”, por exemplo, a autora fala das tradições populares, e apresenta São João e outros santos.

Questões políticas e raciais são abordadas em ABC do Brasil com a mesma leveza e importância que a exuberância da natureza e a riqueza das tradições culinárias, por exemplo. E também estão presentes a música, a arquitetura e a literatura, entre tantos outros aspectos. O resultado é um verdadeiro mosaico afetivo e conceitual que proporciona a compreensão histórica e cultural da formação dos brasileiros e do país.

Já no site desenvolvido por Edições SM com o objetivo de auxiliar o professor a avaliar e escolher o material didático mais adequado para a sua realidade, há propostas para atividades relacionadas ao tema Festas Juninas.  No Canal do Professor, a partir do link “Atividades para Datas Comemorativas”, as comemorações de Santo Antonio, São João e São Pedro são abordadas por meio da confecção de bandeirinhas animadas, produção de textos e rodas de conversa e leitura. Para conhecer, acesse  www.edicoessm.com.br/pnld

_______________________________________________________________________________

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

_______________________________________________________________________________

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom