Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 06 Escritor Flávio Carneiro apresenta obra premiada este mês em Passo Fundo

Clientes

Escritor Flávio Carneiro apresenta obra premiada este mês em Passo Fundo

Jun 19, 2009

Sede da Jornada Nacional de Literatura, um dos maiores debates literários da América Latina, Passo Fundo realiza diversas atividades de incentivo à leitura, inclusive o projeto Livro do Mês da Capital Nacional da Literatura, no qual autores do país inteiro têm a oportunidade de debater a sua obra com o público. Para junho, o livro escolhido é A distância das coisas, de Flávio Carneiro, vencedor do Prêmio Barco a Vapor de 2007.

Lançado por Edições SM, a obra conta, em primeira pessoa, a história de Pedro, que perdeu seu pai quando ainda era pequeno e, agora, aos 14 anos é avisado pelo tio, que sua mãe não sobrevivera a um acidente de carro. Seu drama não acaba aí. Sem ter permissão para acompanhar o enterro, passa a se questionar se a mãe realmente morreu, e começa a remexer as memórias de sua vida. Vai, ainda, atrás do ex-namorado da mãe, para resgatar os momentos que passou com ela. A técnica narrativa do experiente autor provoca um forte sentimento de identificação com o protagonista. O leitor passa a acompanhar de perto suas dúvidas, angústias e projetos. Cria-se uma atmosfera de suspense que aos poucos é resolvida com as estratégias elaboradas por Pedro para saber a verdade. 

Goiano, Flávio Carneiro nasceu em 1962, e se mudou para o Rio de Janeiro no início da década de 80. Escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura, já escreveu dois roteiros para o cinema e é autor de vários livros. Por Edições SM, publicou também Prezado Ronaldo em 2006.

Programação

29/06 (segunda-feira)

  • 19h30: Encontro com acadêmicos e público em geral, no Auditório Antigo IFCH - UPF - Campus I - BR 285 km 171 - Bairro São José.

30/06 (terça-feira)

  • 9h: Encontro com alunos e professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral, no  Teatro do SESC, Av. Brasil, 30 - Centro.
  • 19h30: Encontro com acadêmicos e público em geral no Campus de Sarandi, Av. Expedicionário, 64 - Sarandi.

01/07 (quarta-feira)

  • 9h: Encontro com alunos e professores das escolas de Passo Fundo e comunidade em geral, no Teatro do SESC, Av. Brasil, 30 - Centro.
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom