Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 07 Bartolomeu de Queirós e Xosé Neira confirmam participação no COLE

Clientes

Bartolomeu de Queirós e Xosé Neira confirmam participação no COLE

Jul 07, 2009

Com patrocínio da Fundação SM, começa no próximo dia 20 de julho a 17ª edição do Congresso de Leitura do Brasil (COLE), evento que há 30 anos reúne profissionais nacionais e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura. Entre os autores confirmados estão Bartolomeu Campos de Queirós, deTempo de voo, e Xosé Antonio Neira Cruz, de O arminho dorme, publicados por Edições SM.

No dia 20, segunda-feira, às 12h30, Campos de Queirós autografa suas obras, várias delas premiadas no Brasil e no exterior. Em seguida, às 16h, ele é homenageado em uma mesa-redonda.

Já no dia 23, quinta-feira, também às 12h30, o espanhol Xosé lança a edição brasileira de O arminho dorme, trabalho eleito um dos dez melhores livros juvenis do mundo pelo Banco do Livro da Venezuela. O escritor, professor da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), também faz, às 18h do mesmo dia, uma conferência com o tema “Leitura e memória”. Os dois lançamentos acontecem no palco do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp.

A 17ª edição do COLE acontece de 20 a 24 de julho em Campinas (SP), na Unicamp. Próximo ao palco, no estande nº 60, estarão expostos os livros de Edições SM, onde o visitante também poderá se informar sobre os prêmios Barco a Vapor e Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Para conferir a programação do evento, clique aqui.

 

Sobre os livros

Arminho dormeAmbientado na Florença do século XVI, O arminho dorme, novo título de Edições SM, recria a atmosfera renascentista e compõe o retrato da família Medici, com suas ambições e intrigas na busca do poder, através dos olhos da jovem Bianca. O tom solene e crítico da narrativa, o discurso agudo, refinado e lírico de Bianca, os diálogos populares, os poemas de época montam um enredo histórico de inúmeras nuances e leitura essencial para quem acredita que o sentido de existir está em atar a ponta da morte à ponta da vida. Além de ser eleito um melhores livros juvenis do mundo pelo Banco do Livro da Venezuela, também recebeu o prêmio Raíña Lupa  e entrou para a lista White Ravens da Biblioteca de Munique.


Tempo de vooEm Tempo de voo, Bartolomeu Campos de Queirós, a partir do diálogo entre um homem e um menino, proporciona ao jovem leitor a reflexão não apenas sobre a passagem do tempo, como também sobre a infância e o envelhecimento, sobre a memória e os sonhos, sobre a fantasia e a realidade, sobre a vida e a morte. Inspiradas no surrealismo, vanguarda artística do início do século XX, as impressionantes ilustrações de Alfonso Ruano acompanham o clima do texto. Elas remetem a um mundo fantástico e onírico, onde pontos de interrogação flutuam, uma casa-cérebro inflável destaca-se na paisagem desértica, os personagens se transmutam, um copo d’água gera uma nuvem, entre muitas outras imagens do inconsciente.

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br.

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom