Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 12 Antologia de Luiz Ruffato reúne mestres da narrativa breve

Clientes

Antologia de Luiz Ruffato reúne mestres da narrativa breve

Dec 02, 2008

Menino pobre, com pais à margem da cultura letrada (filho de uma lavadeira analfabeta e de um pipoqueiro semi-analfabeto), um dia o escritor Luiz Ruffato – então um tímido adolescente de 13 anos –, tentando escapar dos colegas, encontrou refúgio na biblioteca da escola. Ali, ao aceitar um livro das mãos da bibliotecária, ele descobriu um mundo que ia muito além de Cataguases (MG), sua cidade natal. Tal descoberta marcou-lhe irremediavelmente o destino e o levou, muitos anos e livros mais tarde, a dedicar sua vida à literatura.

Ciente, portanto, do poder transformador da leitura, de que ele mesmo é prova viva, Luiz Ruffato, um dos mais talentosos autores da ficção brasileira contemporânea, responde agora pela organização de uma antologia de contos dentro da série Leituras de escritor, lançamento recente de Edições SM. Tal antologia, especialmente elaborada para jovens leitores, mescla autores estrangeiros (como Julio Cortázar, Juan Rulfo, Katherine Mansfield e Luigi Pirandello...) e nacionais (como Machado de Assis, João Antônio e Ivan Ângelo, entre outros), todos mestres na arte da narrativa breve.

Mais de metade dos textos é protagonizada por crianças e adolescentes e boa parte deles tematiza problemas sociais, como a pobreza, o racismo, o trabalho infantil, entre outros. Além disso, ao longo do livro, é enorme a variedade de tom e estilos, que vai do humor pirandelliano ante as agruras de um pobre professor que dá a melhor aula de sua vida a uma platéia-fantasma (“A heresia cátara”), à ternura veterinária de João Alphonsus (“Galinha cega”), passando pelo realismo fantástico presente nas narrativas de Kafka (“Um artista da fome”) e de Lygia Fagundes Telles (“O jardim selvagem”).

Lançada sob o selo Comboio de Corda – que visa estimular o contato da criança e do jovem com diferentes gêneros textuais (como poesia, teatro e conto) , a série Leituras de escritor é composta por antologias elaboradas por um leitor privilegiado; um leitor que, sendo também escritor, debruça-se sobre a produção alheia impelido por questões que podem dizer respeito às suas próprias inquietações criativas. Além do volume organizado por Luiz Ruffato, a série conta ainda com outros dois, organizados por Moacyr Scliar e Ana Maria Machado.

Sobre o organizador – Luiz Ruffato é mineiro de Cataguases, reside há vários anos na cidade de São Paulo. Contista, romancista, poeta e ensaísta, Ruffato é autor, entre outros títulos, de Eles eram muito cavalos e Mamma son tanto felice.

Sobre a ilustradora – Mariana Zanetti é arquiteta e artista plástica, ilustradora de livros para jovens e crianças, entre os quais Zoo, de Fabrício Corsaletti, e O anjo do Lago, de Socorro Aciolly.

Título: Leituras de escritor – Luiz Ruffato
Organizador: Luiz Ruffato
Ilustração: Mariana Zanetti
Número de páginas: 176
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-60820-25-2
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom