Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 11 Moacyr Scliar escolhe e comenta seus contos preferidos em lançamento de Edições SM

Clientes

Moacyr Scliar escolhe e comenta seus contos preferidos em lançamento de Edições SM

Nov 25, 2008

Exímio contista e leitor apaixonado pelo gênero, Moacyr Scliar traz a público uma primorosa reunião de contos especialmente selecionados para o leitor jovem. Tal é a proposta que norteia a série Leituras de escritor, o mais recente lançamento de Edições SM. As histórias selecionadas figuram entre as que mais comoveram e impressionaram Scliar, seja pela técnica narrativa, pelo manejo singular da linguagem, por peculiaridades na construção das personagens ou na condução do enredo – o que aparece com freqüência nos comentários (informações de cunho histórico, biográfico, teórico etc.) feitos pelo organizador após cada texto. 

Aqui o leitor encontrará autores estrangeiros (como Kafka, Maupassant, Tchekhov) e nacionais (como Mário de Andrade, Clarice Lispector e Érico Veríssimo); artistas de diferentes épocas e tradições, que souberam captar a realidade de seu tempo, fixando-a em histórias encantadoras.

No tocante à temática, o leque de assuntos é variado (adultério, violência escravagista, luto, mistificação intelectual, arrivismo social etc), bem como o tipo de abordagem, que vai do relato irônico de Lima Barreto (O homem que sabia javanês) às histórias de terror e suspense, de Edgar Allan Poe (O barril de amontillado) e Jack London (Acender um fogo). Há, enfim, opções para todos os gostos.

Lançada sob o selo Comboio de Corda – que visa estimular o contato da criança e do jovem com diferentes gêneros textuais (como poesia, teatro e conto) –, a série Leituras de escritor é composta por antologias elaboradas por um leitor privilegiado; um leitor que, sendo também escritor, debruça-se sobre a produção alheia impelido por questões que podem dizer respeito às suas próprias inquietações criativas. Além do volume organizado por Scliar, a série conta ainda com outros dois, organizados por Luiz Ruffato e Ana Maria Machado.

Sobre o organizador – Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003, Moacyr Scliar é médico com especialização em Saúde Pública e autor de mais de 60 livros para adultos, jovens e crianças. Como cronista, escreve para veículos de grande circulação, como os jornais Zero Hora e Folha de S.Paulo.

Sobre a ilustradora – Fefê Talavera é formada em artes plásticas e reside em São Paulo, onde trabalha como ilustradora e grafiteira.

Título: Leituras de escritor – Moacyr Scliar
Organizador: Moacyr Scliar
Ilustração: Fefê Talavera
Número de páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-60820-26-9
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom