Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 08 Edições SM lança coleção 'Resistência' e amplia ação junto aos jovens leitores no novo catálogo 2009-2010

Clientes

Edições SM lança coleção 'Resistência' e amplia ação junto aos jovens leitores no novo catálogo 2009-2010

Aug 25, 2009

Edições SM marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece no período de 10 a 20 de setembro, com 25 novos títulos de literatura e informativos para crianças e jovens.

Uma nova coleção vai integrar seu catálogo 2009-2010, que será lançado no evento. Intitulada Resistência, traz biografias romanceadas de personagens históricos que souberam dizer "não" ao que lhes parecia aviltante e injusto. Um pequeno dossiê apresenta informações sobre a luta em que se engajaram e as razões para levarem-na adiante. O tratamento ficcional e o espírito de indignação e revolta próprio da juventude favorecem a identificação do leitor com o biografado. Dois romances fazem parte da nova coleção e retratam as vidas de Rosa Parks, uma mulher que combateu a discriminação racial nos Estados Unidos, e Víctor Jara, um homem que, por meio da música, lutou contra a ditadura de Pinochet no Chile.

Outra novidade este ano é a inclusão do selo de fluência leitor crítico mais (a partir de 14 anos), que já conta com diversos títulos e marca a intensificação do trabalho de Edições SM junto ao público do Ensino Médio, com idade até 17 anos.

O novo catálogo está estruturado para facilitar a tarefa dos professores na seleção dos melhores títulos para seus alunos: As obras estão organizadas por indicação de fluência leitora, temas e disciplinas, favorecendo a relação com os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula e com os temas transversais.

Em relação a temas, novas categorias foram incluídas como Convivência e Protagonismo juvenil (os outros temas são: Amadurecimento / Autoconhecimento, Amizade / Solidariedade, Diversidade cultural, Ética e cidadania, Fantasia / Imaginação, Inclusão social, Meio ambiente / Natureza, Relação familiar, Respeito pelas diferenças, além de indicação de títulos alinhados à Campanha da Fraternidade 2010). Já o índice por disciplinas foi reorganizado para atender ao Ensino Médio, com a inclusão das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ciências da Natureza. Há também um índice remissivo por títulos e autores.

A maioria dos títulos conta com guias de leitura, para auxiliar o professor a promover o prazer pela leitura, a pesquisa e a formação de valores. Os guias estão disponíveis no site www.edicoessm.com.br.

Os lançamentos de literatura e informativos estarão no estande de Edições SM, situado entre as ruas H e G ao final do corredor, no pavilhão azul.

 

LANÇAMENTOS DE LITERATURA

 

Coleção Barco a Vapor Série Branca

o bicho peludoO monstro peludo

Henriette Bichonnier (França)
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Pierre Elie Ferrier (França)
Formato 12 x 19 cm
48 páginas
Leitor iniciante (a partir dos 6 anos)
ISBN 978-85-7675-467-1
Temas Exclusão • Fantasia e imaginação • Humor • Respeito pelas diferenças • Superação das dificuldades

Um monstro muito diferente, que caçou um rei. Este, temeroso de virar comida, propôs um acordo: trocá-lo pela primeira criança que visse. Porém, o rei não contava que essa criança fosse sua filha, que aceitou ser sacrificada em seu lugar. Sozinha com o monstro, a menina começa a brincar com as palavras, deixando-o tão irritado que ele explode. Mas a história entre a bela e a fera não acaba aí...

Coleção Barco a Vapor Série Azul

 

O violoncelistaO violoncelista

Kenji Miyazawa (Japão)
Tradução Lúcia Hiratsuka
Ilustrações Lúcia Hiratsuka (Brasil)
Formato 12 x 19 cm
80 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-7675-389-6
Temas Amadurecimento e autoconhecimento • Antropomorfismo • Comportamento • Fantasia e imaginação • Música e cinema • Superação de dificuldades

Em tom soturno, esta fábula narra a história de Goshu, um violoncelista aplicado mas medíocre. Prestes a ser responsabilizado pelo fracasso de uma apresentação importante da orquestra à qual pertence, muito a contragosto e sem perceber exatamente o que se passa, ele conta com a ajuda de pequenos e doces animais para melhorar sua técnica.

Coleção Barco a Vapor Série Laranja

 

A casa pintadaA casa pintada

Montserrat del Amo (Espanha)
Tradução Heitor Ferraz Mello
Ilustrações João Lin (Brasil)
Formato 12 x 19 cm
144 páginas
Leitor fluente (a partir dos 10 anos)
ISBN 978-85-7675-451-0
Temas Amadurecimento e autoconhecimento • Amizade e solidariedade • Diversidade cultural (cultura chinesa) • Superação de dificuldades

Chao queria ter uma casa colorida como a do imperador, em meio a milhares de casas iguais, construídas com barro escuro e cercadas por muros pretos, em Pequim. Desconhecendo as regras locais e incentivado pelo avô, ele começa a lutar pacientemente por seu objetivo. Para alcançá-lo, terá de aprender a lidar com sucessos e fracassos. A autora ganhou o Prêmio Iberoamericano 2007 pelo conjunto de sua obra.

Dá pra acreditar?Dá pra acreditar?

Luis Pescetti (Argentina)
Tradução Marcelo Pen
Ilustrações Pablo Bernasconi (Argentina)
Formato 12 x 19 cm
208 páginas
Leitor fluente (a partir dos 10 anos)
ISBN 978-85-7675-452-7
Temas Criatividade • Consumismo • Humor • Linguagem • Nonsense • Poesia • Relação familiar • Relações humanas

Reunião de textos (narrativas/poesias; diálogos/monólogos; cartas) com variados temas. Lançando mão da língua falada, invenção de palavras, inversão da sintaxe gramatical e de erros ortográficos propositais, este importante autor argentino joga com as possibilidades lúdicas da linguagem. Em “Crônicas francesas dos índios do Caribe”, ele trata da evangelização dos índios; em “Cartas ao Papai Noel”, critica o consumismo das crianças.

Coleção Cantos do Mundo

 

Histórias da ÍndiaHistórias da Índia

Eunice de Souza (Índia)
Tradução Isa Mesquita
Ilustrações Maurício Negro (Brasil)
Formato 20,5 x 27,5 cm
48 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-7675-465-7
Temas Comportamento • Diversidade cultural (cultura indiana) • Ética • Fantasia e imaginação •  Hinduísmo • Literatura oral e popular • Mitologia • Sufismo

Retiradas da tradição de diversas regiões da Índia e do Panchatantra – escrito em sânscrito no século II a.C. e que foi uma das fontes dos contos de La Fontaine na Françado século XVII –, as narrativas deste livro tratam dos mitos de criação e da permanente harmonia no mundo. Iogues, príncipes, princesas, sábios, barbeiros, agentes de casamento, comerciantes protagonizam as bem-humoradas anedotas recontadas por esta renomada poeta e escritora.

Paiquerê - O paraíso dos KaingangPaiquerê - O paraíso dos Kaingang

Cléo Busatto (Brasil)
Ilustrações Joãocaré (Brasil)
Formato 25,5 x 25 cm
48 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-7675-455-8
Temas Diversidade cultural • Fantasia e  imaginação • Meio ambiente e natureza • Mitos indígenas • Mitos cosmogônicos • Rituais indígenas

Paiquerê é uma narrativa primordial dos Kaingang, um povo indígena hoje espalhado por reservas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Valendo-se de um narrador-xamã, a autora alinhava três histórias da mitologia kaingang, que indicam suas crenças, tradições, cultura e como eles se estruturam em sociedade.

Coleção Álbum

 

Numerália - Poema para contarNumerália - Poema para contar

Jorge Luján (Argentina)
Tradução Rodrigo Villela
Ilustrações Isol (Argentina)
Formato 20,5 x 27 cm
32 páginas
Leitor iniciante (a partir dos 6 anos)
ISBN 978-85-7675-403-9
Temas Alfabetização • Artes • Fantasia e imaginação • Matemática

Com um poema, Jorge Luján dá vida aos números, fazendo relação com objetos, animais, histórias e situações cotidianas dos pequenos leitores. O “0” parece um ovo de pé; o “2”, um patinho nadando na lagoa; o “7” lembra a história da Branca de Neve... Combinando poesia, ilustração e números, Numerália apresenta uma nova maneira de aprender a contar e escrever os números de zero a dez.

À procura de MaruÀ procura de Maru

Kumiko Yamamoto (Japão)
Tradução Rodrigo Villela
Ilustrações Kumiko Yamamoto (Japão)
Formato 22 x 31 cm
32 páginas
Leitor iniciante (a partir dos 6 anos)
ISBN 978-85-7675-404-6
Temas Amizade • Animais de estimação • Diversidade cultural (cultura japonesa)

Takeru dá uma bela bronca em Maru, seu cachorro, por ter destruído a planta que ele ganhara da amiga Emie. Triste com o acontecido, ele só percebe que Maru sumiu tempos depois, e resolve, desobedecendo a mãe, ir em busca do animal. Uma tempestade de verão se aproxima e pega o menino no meio de sua jornada. Porém, a amizade entre eles valia qualquer esforço de Takeru.

A árvore vermelhaÁrvore Vermelha

Shaun Tan (Austrália)
Tradução Isa Mesquita
Ilustrações Shaun Tan (Austrália)
Formato 24 x 31,5 cm
32 páginas
Leitor fluente (a partir dos 10 anos)
ISBN 978-85-7675-466-4
Temas Amadurecimento e autoconhecimento • Angústia e Solidão • Fantasia e imaginação
Prêmio Patricia Wrightson Melhor livro infantil, Austrália, 2002 e Prêmio Octogone, França, 2003

Em meio a imagens totalmente oníricas, Shaun Tan conduz sua personagem. Uma menina ruiva que acaba de despertar num dia sem promessas. Errando por uma cidade surreal e catastrófica, sua esperança se esvanece sem explicação. Porém, no fim do dia, de volta a seu quarto sombrio, ela testemunha o milagre da vida: um minúsculo broto que, graças à luz, num virar de página, se transforma em uma grande árvore vermelha.

ABC afro-brasileiroABC afro-brasileiro

Carolina Cunha (Brasil)
Ilustrações Carolina Cunha (Brasil)
Formato 27 x 20,5 cm
48 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-7675-450-3
Temas Diversidade cultural (cultura afro-brasileira) • História • Religião

Capoeira, Levante dos Malês, Meninha do Gantois, Yemanjá, entre outros, são verbetes que compõem um retrato da herança africana na cultura brasileira, resgatando valores, comportamentos, tradições. Mostram ao leitor um pouco do universo da tradição oral, da música e dança, da ancestralidade, da relação com a natureza, da arquitetura de povos como os nagôs, bantos, minas, yorubás, dentre as muitas etnias que foram trazidas para o Brasil.

Selo Comboio de Corda

 

100 números para sonhar um mundo diferente100 números para sonhar um mundo diferente

Elen Riot (França)
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Zaü (França)
Formato 26 x 34 cm
48 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-60820-79-5
Temas Desafios do 3º milênio • Desigualdade social • Direitos humanos • Diversidade cultural • Ecologia • Respeito pelas diferenças • Saúde

Em meio a um turbilhão de informações, números e acontecimentos, não é fácil se situar e entender o mundo, principalmente quando se é adolescente. Este livro traz 100 números-chave, escolhidos para fazer pensar, refletir e alimentar discussões a respeito de situações que nos cercam, como os grandes desafios do século XXI. Alguns dados e recortes oferecem argumentos e razões que possibilitam ver o futuro com otimismo.

Selo Comboio de Corda - Álbum

 

O monstro que adorava lerO monstro que adorava ler

Lili Chartrand (Canadá)
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações “Rogé” Roger Girard (Canadá)
Formato 22 x 22 cm
36 páginas
Leitor iniciante (a partir dos 6 anos)
ISBN 978-85-60820-78-8
Temas Ética • Fantasia e imaginação • Prazer pela leitura • Medo
Prêmio do Governo Geral – ilustração, Canadá, 2002

À beira de uma floresta encantada, um monstro muito malvado encontra certo dia um estranho objeto, que ele cheira e lambe. Depois o joga ao chão, com raiva. Não tem gosto de nada! No entanto, esse objeto surpreendente irá mudar sua vida. Uma história engraçada e tocante sobre a magia dos livros.

Longe do meu paísLonge do meu país

Pascale Francotte (Bélgica)
Tradução Rodrigo Villela
Ilustrações Pascale Francotte (Bélgica)
Formato 27,5 x 20,5 cm
32 páginas
Leitor iniciante (a partir dos 6 anos)
ISBN 978-85-60820-65-8
Temas Amadurecimento e autoconhecimento • Amizade e solidariedade • Comportamento • Ética e cidadania • Exílio • Guerra • Relação familiar • Superação de dificuldades

Mulher e duas filhas passam por dificuldades em seu país, na África, onde é decretado estado de sítio, seguido por uma guerra civil. Pouco antes, o marido havia partido para estudar em outro país. Narrada pela filha mais velha, de cerca de sete anos, a história mostra sua versão dos fatos, o ressentimento por ter sido deixada para trás pelo pai e o desconforto pela precariedade e insegurança da situação.

A separaçãoA separação

Pascale Francotte (Bélgica)
Tradução Rodrigo Villela
Ilustrações Pascale Francotte (Bélgica)
Formato 27,5 x 20,5 cm
48 páginas
Leitor iniciante (a partir dos 6 anos)
ISBN 978-85-60820-73-3
Temas Amadurecimento e autoconhecimento • Comportamento • Divórcio • Relação familiar • Superação de dificuldades

A separação dos pais é contada do ponto de vista do filho pequeno. Ele descreve o desenrolar dos fatos através das sensações que nele suscita a situação. As tensões, os silêncios, a falta de comunicação entre o casal geram na criança insegurança, medo, culpa. Aos poucos, a ruptura ganha contornos claros e um novo cenário se constrói, aliviando o clima para todos.

Minha casa azulMinha casa azul

Alain Serres (França)
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Edmée Cannard (França)
Formato 28 x 35 cm
32 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-60820-35-1
Temas Amadurecimento e autoconhecimento • Noção de proporção • Solidariedade

É na viagem para descobrir a dimensão do lugar onde vive que o narrador deste livro começa a refletir sobre a proporção das coisas: Terra, Universo, a própria casa, continentes, países, regiões, bairros e... pessoas. E, em cada pessoa, cabe uma imensidão de sentimentos e sonhos. Uma viagem que possibilitará ao leitor compreender seu lugar no mundo.

Os herdeiros do loboOs herdeiros do lobo

Nelson Cruz (Brasil)
Ilustrações Nelson Cruz (Brasil)
Formato 21,5 x 28 cm
48 páginas
Leitor em processo (a partir dos 8 anos)
ISBN 978-85-60820-80-1
Temas Arte • Fantasia e imaginação • Fotógrafos-viajantes • Governo Getúlio Vargas • História do Brasil • Intertextualidade • Imigração italiana •  Segunda Guerra Mundial • Tropeiros

Uma história dentro de outra. Aventura e suspense. O narrador rememora as origens por meio do avô materno, um imigrante italiano que gostava de contar causos bastante fantasiados, como o da procura de um amigo fotógrafo-viajante que havia sumido nas matas brasileiras. Nessa busca, cujas pistas são cartões-postais, o avô conhece a família do enigmático Amarante Lobo, um ser estranho que foi apartado da sociedade.

O caraO cara

Philippe Barbeau (França)
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Fabienne Cinquin (França)
Formato 23 x 16 cm
48 páginas
Leitor fluente (a partir dos 10 anos)
ISBN 978-85-60820-36-8
Temas Amizade e solidariedade • Ética e cidadania • Respeito pelas diferenças

Como um diário, neste manuscrito em páginas quadriculadas, repletas de ilustrações, estão as confissões de um homem que anda “com a cabeça nas estrelas, os pés na felicidade e a alegria dentro do coração”. Porém, ao encontrar um “cara” estranho, seus sentimentos mudam e ele passa a ser movido pela indignação, pela impulsão e até pela violência. Uma mulher entra na história e mostra como é possível transformar ódio em tolerância.

Selo Comboio de Corda - Romance

 

TantãTantã

Marie-Aude Murail (França)
Tradução Rita Jover
Ilustrações Marie-Aude Murail (França)
Formato 16 x 23 cm
208 páginas
Leitor crítico mais (a partir dos 14 anos)
ISBN 978-85-60820-77-1
Prêmio de Literatura Juvenil, Alemanha, 2008
Temas Desamparo familiar • Ética e cidadania • Inclusão social (deficiência mental) • Instituições psiquiátricas • Relacionamento entre irmãos • Saúde • Vida estudantil

Tantã (Barnabé) tem vinte e dois anos e cabeça de três. Órfão de mãe, fora internado pelo pai numa instituição psiquiátrica, onde passou maus bocados. Felizmente Kleber, o irmão caçula, um estudante de dezessete anos, o acolhe e vão morar numa república de estudantes. A socialização de Tantã trará muitos desafios e dificuldades, sobretudo para Kleber. Em 2004, a autora recebeu o título de “chevalière da Legião de Honra” na França, pelo conjunto de sua obra.

A espada e o noveloA espada e o novelo

Dionísio Jacob (Brasil)
Ilustrações Renato Alarcão (Brasil)
Formato 16 x 23 cm
240 páginas
Leitor crítico mais (a partir dos 14 anos)
ISBN 978-85-60820-76-4
Temas Diversidade cultural • Ética e cidadania • História • Legislação • Mitologia grega • Tradição oral

O velho Laodemo, célebre contador de histórias, às vésperas de morrer, reúne um seleto grupo para escutar suas “últimas” histórias. Um dos ouvintes é o jovem Cadmo, neto do contador e herdeiro de seu dom, o qual transmitirá à posteridade tesouros da tradição oral. Dividido em quatro partes, com episódios habilmente alinhavados, o romance discorre sobre heróis gregos, como Jasão e Héracles, e a fundação mítica de Atenas.

Selo Comboio de Corda - Poesia

 

Navios negreirosNavios negreiros

Castro Alves (Brasil) e Heinrich Heine (Alemanha)
Organização Priscila Figueiredo
Tradutores Luiz Repa e Priscila Figueiredo
Ilustrações Maurício Negro (Brasil)
Formato 12,5 x 19 cm
80 páginas
Leitor crítico mais (a partir dos 14 anos)
ISBN 978-85-60820-33-7
Temas Abolicionismo • Diversidade cultural • História • Poesia • Tráfico de escravos

Reunião inédita de um dos mais importantes poemas da literatura brasileira, “Navio negreiro” (1869), de Castro Alves, com o poema homônimo (publicado quinze anos antes, em 1854) de Heinrich Heine, escritor romântico alemão, ensejando uma análise comparativa entre diferentes visões de um fato histórico: o apelo moral e humanitário do baiano condoreiro versus o humor negro, a sátira dolorosa de um alemão nos alvores do realismo.

Coleção Brasil de Arrepiar

 

Orrameu! A noite mais perigosa do mundoOrrameu! A noite mais perigosa do mundo

Toni Brandão (Brasil)
Ilustrações Daniel Araujo (Brasil)
Formato 17 x 24 cm
192 páginas
Leitor fluente (a partir dos 12 anos)
ISBN 978-85-7675-454-1
Temas Amizade e solidariedade • Diversidade cultural • Fantasia e imaginação • São Paulo • Inclusão social

Com o estranho sumiço do cachorro de Léo e a suspeita de que seus telefones estejam grampeados, Ana Clara e Léo entram em contato com os Homens de Terno Escuro, e ficam sabendo que eles têm um plano para derrubar os 111 metros de um edifício da cidade de São Paulo. Seria o Copan, o Conjunto Nacional? Junto com Didi, eles saem à procura desse local para evitar uma catástrofe e contam com a ajuda inclusive de uma tribo indígena.

LANÇAMENTOS INFORMATIVOS

 

Coleção Resistência

 

Rosa Parks: não à discriminação racialRosa Parks: não à discriminação racial

Nimrod (Chade)
Tradução Marcos Bagno
Formato 11,5 x 20,5 cm
64 páginas
Leitor crítico mais (a partir dos 14 anos)
ISBN 978-85-7675-459-6
Temas Direitos humanos • Ética e cidadania • Liberdade de expressão • Preconceito • Respeito pelas diferenças

Biografia ficcionada, Rosa Parks: não à discriminação racial descreve um momento-chave na vida dessa mulher: o dia em que ela, sentada num ônibus, recusa-se a ceder seu lugar a um homem branco, infringindo as leis vigentes na época. Seu ato de desobediência evidenciou as desigualdades presentes nos Estados Unidos e deu início a um movimento que, anos depois, pôs fim a essas leis.

Víctor Jara: não à ditaduraVíctor Jara: não à ditadura

Bruno Doucey (França)
Tradução Rodrigo Villela
Formato 11,5 x 20,5 cm
80 páginas
Leitor crítico mais (a partir dos 14 anos)
ISBN 978-85-7675-460-2
Temas Direitos humanos • Ditadura militar na América Latina • Ética e cidadania • História • Liberdade de expressão

O golpe de estado de 1973, liderado por Augusto Pinochet, destruiu tudo o que havia de democrático no Chile: desde o parlamento e jornais de oposição às universidades públicas e centros culturais. Ao relatar os últimos momentos da vida de Víctor Jara, Bruno Doucey revela o ambiente tenso daquela época e mostra quais foram as armas que este combatente usou em sua luta contra a ditadura: a música.

Coleção Pintores

 

Gauguin e as cores dos trópicosGaugin e as cores dos trópicos

Bérénice Capatti (Itália) e Eva Adami (Brasil)
Tradução Paula Vermeersch
Ilustrações Octavia Monaco (França)
Formato 22 x 31 cm
48 páginas
Leitor fluente (a partir dos 10 anos)
ISBN 978-85-7675-453-4
Temas Diversidade cultural • Pintura oitocentista • Pós-impressionismo • Primitivismo • Sintetismo

A infância na América do Sul, a descoberta do impressionismo, a amizade com Van Gogh, o convívio com os pintores da Bretanha e a longa temporada na Polinésia francesa são alguns fatos importantes da vida do artista, presentes neste livro. No Taiti, o contato com a cultura local exerceu forte impacto sobre sua pintura. Ao lado de Van Gogh e Paul Cézanne, Gauguin teve grande influência na arte do século XX.

Coleção Temáticos

 

Homens da ÁfricaHomens da África

Ahmadou Kourouma (Costa do Marfim)
Tradução Roberta Barni
Ilustrações Giorgio Bacchin (Itália)
Formato 21 x 30 cm
160 páginas
Leitor fluente (a partir dos 10 anos)
ISBN 978-85-7675-457-2
Temas Diversidade cultural (África do Oeste, Costa do Marfim) • História • Organização social, política e econômica • Religião

Ricamente ilustrada por fotos e desenhos, esta obra traça um painel detalhado da vida dos habitantes da África do Oeste: sua tradição oral, detalhes das moradias, ritos de passagem e aspectos cotidianos da organização social e cultural, através de quatro representantes emblemáticos: o caçador, o príncipe, o Griô e o ferreiro. O autor, Ahmadou Kourouma, é reconhecido internacionalmente.

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom