Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 10 Ter um bom professor é o direito mais importante ligado à Educação, aponta pesquisa

Clientes

Ter um bom professor é o direito mais importante ligado à Educação, aponta pesquisa

Nov 11, 2009

Levantamento indica ainda que o direito dos alunos de aprender o que é adequado à sua série é o menos relevante frente a outros quesitos

Uma em cada quatro pessoas acredita que o direito mais importante ligado a uma boa Educação é ter professores competentes e motivados. É o que revela a pesquisa "A participação dos pais na Educação dos filhos" do movimento Todos Pela Educação e da Fundação SM, realizada pelo Ibope, e divulgada hoje (11/11), em São Paulo.

Em segundo lugar, na percepção da população, está a garantia de vaga na Educação Básica, seguida pelas ofertas de reforço escolar, transporte gratuito para ir à escola e matricular a criança com necessidades especiais em escola regular. Em último, entre esses direitos, aparece o de ter alunos aprendendo o que é adequado à sua série.

A divulgação da pesquisa é uma das ações da mobilização Eu, Você, Todos Pela Educação, lançada hoje, no MAM (Museu de Arte Moderna), no Ibirapuera, em São Paulo. A primeira etapa da mobilização visa estimular e ampliar a participação da família na Educação de seus filhos a partir de diversas ações de articulação político institucional e de comunicação.

Entre as instituições e pessoas capazes de melhorar a Educação, a pesquisa revela que, no imaginário da população, essa responsabilidade cabe, sobretudo, ao Ministério da Educação. Considerando as indicações do 1º ao 3º lugares, os pais estão em segundo lugar, à frente da diretoria da escola, da secretaria municipal de Educação, da secretaria estadual de Educação e dos professores.

"A participação dos pais na Educação dos filhos" é um recorte de uma ampla pesquisa encomendada pelo Educar para Crescer e que será divulgada no próximo mês. Foram ouvidos 1.350 pessoas, homens e mulheres entre 16 e 69 anos, das regiões metropolitanas da Bahia, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No interior, também participam da amostra municípios com mais de 50 mil habitantes destes mesmos estados.

Para mais informações sobre a pesquisa, clique aqui.
Document Actions


logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um catálogo de serviços educacionais e livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM
Pluricom Comunicação Integrada
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

Assessoria de Imprensa do Todos pela Educação
Elisângela Fernandes
(11) 3266-5477 ramal 233 / 7266-5389
[email protected] | www.todospelaeducacao.org.br |
www.twitter.com/TodosEducacao
 

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom