Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 03 Bartolomeu Campos de Queirós é finalista do Prêmio Hans Christian Andersen

Clientes

Bartolomeu Campos de Queirós é finalista do Prêmio Hans Christian Andersen

Mar 19, 2010

O escritor Bartolomeu Campos de Queirós encontra-se entre os 10 finalistas do Hans Christian Andersen 2010, principal prêmio internacional para a literatura infantil e juvenil. Este ano, os finalistas foram escolhidos de um total de 55 candidatos, oriundos de 32 países, e os vencedores, nas categorias literatura e ilustração, serão divulgados na próxima terça-feira, dia 23, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália.

Bartolomeu Campos de Queirós é um dos mais destacados autores brasileiros no âmbito da literatura para crianças e jovens. Natural de Papagaio, Minas Gerais, Bartolomeu formou-se em arte-educação pelo Instituto Pedagógico de Paris. Como escritor, estreou em 1974 com o livro O peixe e o pássaro. De lá para cá, publicou mais de 40 títulos, traduzidos em vários idiomas, e foi diversas vezes distinguido ao longo de sua carreira literária com prêmios como o Cidade de Belo Horizonte, o Jabuti (da Câmara Brasileira do Livro), o Selo de Ouro (da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil), o diploma de honra do International Board on Books for Young People (IBBY, Londres) e o prêmio francês Quatrième Octogonal.

Tempo de vooPela SM publicou, em 2009, o livro Tempo de voo — lançado simultaneamente no Brasil, na Espanha, no México (e também na França pela Seuil) —, obra vencedora do Prêmio Glória Pondé, da Biblioteca Nacional (Brasil), selecionada para o catálogo White Ravens 2010, organizado pela Internationale Jugendbibliothek para a Feira de Bolonha. 

Em 2008, pelo conjunto da obra, obteve o IV Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil (foto acima), promovido pela Fundação SM em associação com o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (IBBY), a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Unesco.

Document Actions


Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro| [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom