Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 03 Cultura chinesa presente no sonho de uma vida colorida

Clientes

Cultura chinesa presente no sonho de uma vida colorida

Mar 23, 2010

A premiada escritora espanhola Montserrat del Amo apresenta em A casa pintada, lançamento de Edições SM, uma narrativa que leva o jovem leitor para bem longe, no tempo e no espaço: a China de mais de dois mil anos atrás, com seus charmosos palácios e singelos vilarejos. Numa aldeia perdida, vivia o menino Chao.

A primeira vez que Chao entrou em Pequim, ficou assustado com a grandiosidade da cidade e com a aparência das casas: eram todas iguais, feitas de barro escuro e cercadas por muros pretos. Somente a residência do imperador se diferenciava no meio de tanta negrura, com muros vermelhos e detalhes em azul, branco e amarelo. Fascinado pelas cores, Chao teve logo vontade de também ter uma casa como aquela, o que contrariava os costumes locais. Ignorando esses costumes e incentivado pelo avô, o menino começa a lutar por seu desejo. A fim de realizá-lo, terá de conquistar as cores, associadas a elementos da natureza: a terra, o ar, o fogo, a água. Para tanto, Chao tenta voar com a ajuda de uma pipa, faz lanternas, treina para ser equilibrista. Em cada uma dessas tarefas, ele aprende a lidar com o fracasso e a frustração, desenvolvendo a paciência sem perder a audácia. O leitor acompanha então o aprendizado do protagonista, percebendo a influência de cada acontecimento sobre seu modo de pensar e agir.

Outro ponto forte, apresentado sutilmente ao longo do texto, é a cultura chinesa: a maneira de se alimentar e se vestir, a relação entre os mais velhos, o cultivo do bicho-da-seda, entre outros aspectos. Todos esses elementos, apresentados de forma sensível, revelam também o temor e o respeito que o imperador exerce em seus súditos. A casa pintada ganhou o Prêmio CCEI, em 1991, e está presente na lista das cem melhores obras de literatura juvenil espanhola do século XX.

Sobre a autora – Montserrat del Amo nasceu em Madri, Espanha. Formou-se em 1976 em Filosofia e Letras, com especialidade em Literatura Hispânica pela Universidade Complutense de Madrid. Escrevendo há 60 anos, Montserrat publicou mais de sessenta livros para crianças e jovens, sendo que alguns deles foram traduzidos para o alemão, o inglês e o português. Recebeu os mais importantes prêmios de literatura espanhóis, entre eles o Lazarillo, o Doncel, o Prêmio Nacional de Literatura e o CCEI. Foi indicada duas vezes ao Prêmio Internacional Hans Christian Andersen e, em 2007, ganhou o Prêmio Ibero-Americano pelo conjunto de sua obra.

Sobre o ilustrador – O pernambucano João Lin é ilustrador, quadrinista e “desenhador de coisas várias”. Seus trabalhos ganharam alguns prêmios do Salão Carioca de Humor, HQ Mix e uma menção Honrosa no Porto Cartoon Festival.

Título: A casa pintada
Autora: Montserrat del Amo (Espanha)
Tradução: Heitor Ferraz Mello
Ilustrações: João Lin (Brasil)
Número de páginas: 144
Formato: 12 x 19 cm
Preço: 26,00
Indicação: Leitor fluente (a partir de 10 anos)
ISBN: 978-85-7675-451-0
Coleção: Barco a Vapor – Série Laranja

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.


No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom