Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 03 Edições SM leva às escolas projeto baseado no filme 'O contador de histórias'

Clientes

Edições SM leva às escolas projeto baseado no filme 'O contador de histórias'

Mar 11, 2010

O projeto traz sugestões de atividades para professores desenvolverem em sala de aula a partir do filme

Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos, analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de “irrecuperável”. O encontro com uma pedagoga francesa mudará para sempre a vida de Roberto. Esta é a história do filme O Contador de Histórias, dirigido por Luiz Villaça, que traz para o cinema a emoção, o lirismo e o humor do encontro que começou com duas expressões que Roberto jamais ouvira: “com licença” e “por favor”. Palavras que começaram a mudar a vida de um menino e, que hoje, 30 anos depois, continuam a mudar a vidas de muitos outros meninos.

Edições SM desenvolveu uma proposta de atividades destinada a professores de educação básica, com o objetivo de ajudá-los na construção de dois pilares fundamentais da vida na escola e na sociedade: a cidadania e a convivência. Essas atividades foram divididas em quatro linhas: Leitura,Linguagem e oralidade; História e sociedade; Cidadania e Convivência.

PivetimAlém do filme, os professores contam ainda com atividades a partir do livro Pivetim. O romance de Délcio Teobaldo, vencedor do 4º Prêmio Barco a Vapor em 2008, mostra o cotidiano de um grupo de meninos em situação de rua, alternando um ponto de vista documental e brutalista para retratar a vida na selva das cidades (com ênfase no problema da fome e da violência física e moral) e a fantasiosa ingenuidade da visão infantil.

No site www.edicoessm.com.br, no Canal do Professor, os professores têm acesso ao material desenvolvido por Edições SM., que inclui ainda uma entrevista exclusiva com Roberto Carlos Ramos.

Document Actions
Logo_SM

O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom