Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 05 Filho pequeno relata a separação dos pais em trajetória que vai do medo à renovação

Clientes

Filho pequeno relata a separação dos pais em trajetória que vai do medo à renovação

May 04, 2010

Pelo olhar de uma criança, A separação, novo título lançado por Edições SM, apresenta o relato do desentendimento de um casal, a convivência difícil e as situações de conflito que levam à decisão de se separar. O pequeno protagonista e narrador da história revela, então, seus sentimentos, reações e reflexões sobre esse momento.

Se o tema é difícil para os adultos envolvidos, a dissolução dos laços de amor e de união entre os pais é especialmente dolorosa para as crianças. Elas vivenciam uma dor provocada em grande parte pela dificuldade de aceitação e também por não conseguir entender completamente a situação. É um processo que desaloja o “e” instalando em seu lugar o “ou”, como tão bem expressa o narrador: “O que eu sei é que agora tenho papai ou mamãe”.

Mas apesar de trazer no título a palavra separação, este livro, sensivelmente ilustrado pela própria autora, sugere que tais dificuldades e dores sejam superadas ao transformar em renovação o que poderia ser só ruptura. As tensões, os silêncios, a falta de comunicação do casal geram na criança, inicialmente, insegurança, medos, culpa. Porém aos poucos a ruptura ganha contornos claros e um novo cenário se constrói, aliviando o clima para todos. 

O tema de A separação, portanto, é menos o divórcio e mais uma nova forma de pensar a família, mantendo os laços com os filhos mesmo habitando casas separadas. E o sucesso dessa nova conformação familiar depende do modo como cada um assume as responsabilidades parentais.

O livro integra a coleção Comboio de Corda, que procura favorecer o contato da criança e do jovem com diferentes gêneros textuais. A série Álbum reúne relatos onde as ilustrações são as protagonistas.

Sobre a autora – Pascale Francotte mora em Nivelles, Bélgica. Ela é professora de matemática e participou de cursos de imagem narrativa no ateliê da renomada ilustradora belga Dominique Maes.

Título: A separação
Autora: Pascale Francotte (Bélgica)
Ilustrações: Pascale Francotte (Bélgica)
Tradução: Rodrigo Villela
Número de páginas: 48
Formato: 27,5 x 20,5cm
Preço: R$ 30,00
Indicação: Leitor iniciante (a partir de 6 anos)
ISBN: 978-85-60820-73-3
Coleção: Comboio de Corda - Álbum

Document Actions

Logo_SM O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom