Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 05 O sagrado, o cotidiano e a arte em livro informativo sobre a África Ocidental

Clientes

O sagrado, o cotidiano e a arte em livro informativo sobre a África Ocidental

May 19, 2010

Com riqueza de imagens, belíssimas ilustrações, detalhamento e rigor informativos, Homens da África, lançamento de Edições SM, traça um panorama da organização econômica, social, política e cultural dos habitantes da Costa do Marfim, na África Ocidental.

Concebido e escrito por Ahmadou Kourouma, um dos mais importantes autores africanos, reconhecido internacionalmente, o livro é constituído de quatro capítulos – “O caçador”, “O príncipe”, “O griô”, “O ferreiro” – estruturados em três seções: texto informativo, narrativa ficcional e glossário de termos africanos.

Através das figuras do griô, do príncipe, do ferreiro e do caçador, emblemáticas nas comunidades africanas do oeste do continente, é possível montar um quadro significativo e detalhado da organização da Costa do Marfim, enfocando algumas das principais questões da realidade desses povos, como a tradição oral, os ritos de passagem, os aspectos do dia a dia (roupas, moradias, objetos, afazeres etc.) e, também, a relação entre sagrado, cotidiano e arte – marca cultural distintiva que aproxima diferentes culturas africanas.  

Em relação ao conteúdo e suas possíveis aplicações pedagógicas, o livro apresenta algo novo ao público jovem e por meio de uma forma igualmente inovadora. É grande a carência de materiais que tratem da África em sua diversidade: como um continente, com diferentes povos, línguas, histórias e culturas. Nesse sentido, Homens da África é, além de tudo, uma obra de contribuição fundamental ao estudo da História da África, obrigatória na Educação Básica.

Sobre o autor – Ahmadou Kourouma (1927-2003) é um autor africano de enorme importância e sucesso editorial na Europa e na África. Sua trajetória política foi marcada pela contestação dos regimes autoritários na África, e pela crítica contra os abusos sociais, do poder econômico, da colonização francesa. Exilado várias vezes, morou em diversos países. Formou-se em matemática em Paris e Lyon, mas virou escritor. Em seus livros, emprega um tom seco, misturando o francês com as línguas nativas. Recebeu mais de 15 prêmios literários. No Brasil, publicou, pela Estação Liberdade, Alá e as crianças-soldados.

Título: Homens da África
Autor: Ahmadou Kourouma (Costa do Marfim)
Ilustrações: Giorgio Bacchin (Itália)
Tradução: Roberta Barni
Número de páginas: 160
Formato: 22 x 31 cm
Preço: R$ 49
Indicação: Leitor fluente (a partir de 10 anos)
ISBN: 978-85-7675-457-2
Coleção: Informativos

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom