Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 07 Paixão pelo futebol estimula gosto pela leitura em crianças

Clientes

Paixão pelo futebol estimula gosto pela leitura em crianças

Jul 01, 2010

Ano de Copa do Mundo. As atenções estão totalmente focadas no futebol, esporte que, neste ano, completa 116 anos no Brasil.

Quem o trouxe para o Brasil foi Charles Miller, que, apesar de ter nascido em São Paulo, estudou na Inglaterra. Em 1894, ele introduziu no país as diversas técnicas futebolísticas. Com o tempo, a prática foi crescendo, passando de esporte de elite para uma verdadeira paixão nacional.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu o dia 19 de julho como o Dia Nacional do Futebol, por ser a data de registro do primeiro time como clube no Brasil: o Sport Clube Rio Grande. Em comemoração à data, Edições SM apresenta títulos relacionados ao esporte mais popular do país, que podem estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens.

agarra, goleiroAgarra, goleiro!

Em Agarra, goleiro!, de Marcus Paulo Eifflê, além de futebol, são discutidos também temas ligados a amadurecimento, autoconhecimento, amizade e solidariedade. Na final do campeonato, Pedro não consegue defender o gol que dá a vitória e o título ao time adversário. Desanimado e criticado pelos colegas, ele entra em crise: será que um fracasso é para sempre? O que os outros pensam é importante? É preciso ser o melhor em tudo? Com esta narrativa, os leitores iniciantes (a partir de 6 anos) vão se identificar com o personagem e refletir sobre as próprias experiências. O livro recebeu o título de Altamente Recomendável pela FNLIJ 2007 e integrou o catálogo FNLIJ de Bolonha 2006 (64 páginas, R$ 23).

Prezado RonaldoPrezado Ronaldo

Já os leitores fluentes (a partir de 10 anos) vão aprender sobre amizade, fantasia, imaginação e amor, tanto pelo futebol, como pelos livros em Prezado Ronaldo, de Flávio Carneiro. Artur, ou melhor, Pinguim, tem doze anos, mora no Rio de Janeiro e adora futebol. Gosta muito também de ler e escrever. Além de jogador, quer ser escritor. Intrigado sobre um boato de que jogadores profissionais são manipulados em partidas através de um “radinho”, resolve tirar a dúvida com Ronaldo Fenômeno, enviando-lhe cartas, nas quais passa a contar também sobre seu cotidiano de menino. Seleção FNLIJ do Catálogo de Bolonha 2006 (128 páginas, R$ 26).

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom