Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 09 Marina Colasanti recebe menção honrosa no VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Clientes

Marina Colasanti recebe menção honrosa no VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Sep 22, 2010

Argentina Laura Devetach é a vencedora do mais importante prêmio da Ibero-América em reconhecimento de escritores com uma carreira literária no âmbito do livro infantil e juvenil

 

A Fundação SM anunciou ontem (21 de setembro), no México, o resultado do VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. A ganhadora foi a argentina Laura Devetach, que receberá 30 mil dólares, em reconhecimento por sua trajetória. A escritora e jornalista ítalo-brasileira Marina Colasanti e o espanhol Agustín Fernández Paz foram agraciados com menção honrosa.

Laura DevetachO júri do Prêmio ― formado pela espahola Gemma Lluch, representante da Fundação SM, a mexicana Aline Pettersson, da OEI, a chilena Carolina Rivas, do Orealc-Unesco, o argentino Carlos Silveyra, da Ibby, e a brasileira Eliana Yunes, do Cerlalc ― elegeu a ganhadora por unanimidade, destacando que "a autora cultiva diferentes gêneros com um tratamento literário da realidade sem condescendências e uso da linguagem com estilo próprio, que se manteve vigente ao longo de diferentes gerações de leitores". O júri apontou ainda o compromisso social de sua obra, desde a criação poética mais pessoal até a releitura da tradição oral. Ela começou sua carreira em 1966 com La torre de cubos e, desde então, publicou mais de 70 livros na Argentina, Cuba, Estados Unidos, Alemanha, México e República Checa, que lhe valeram importantes reconhecimentos, como o Prêmio Casa das Américas, em 1975.

Marina ColasantiA obra de Marina Colasanti foi reconhecida pela sutileza de sua linguagem, que "através do maravilhoso alcança a alma de leitores de todas as idades". Filha de italianos, viveu sua primeira infância na África, logo se mudou para a Itália e, em 1948, aos 11 anos, chegou ao Brasil, onde mora até hoje. Aqui, estudou Belas Artes e trabalhou como jornalista e tradutora de importantes textos de literatura italiana. Como escritora, publicou mais de 30 livros, entre contos, poesia, prosa e literatura infantil e juvenil.

Nesta sexta edição do prêmio, foram apresentadas 30 candidaturas de 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela. A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

Criado em 2005, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil tem como objetivo reconhecer autores que escrevam em qualquer das línguas faladas na comunidade ibero-americana e que contem com obras valiosas no âmbito da literatura infantil e juvenil. Os ganhadores das edições anteriores foram o espanhol Juan Farias, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, a espanhola Montserrat del Amo, o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós e a argentina María Teresa Andruetto.

A Fundação SM promove o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Orealc-Unesco), com o apoio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom