Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 11 Gilberto Dimenstein apresenta cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Clientes

Gilberto Dimenstein apresenta cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Nov 17, 2010

O jornalista, colunista e fundador da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) Gilberto Dimenstein é o mestre de cerimônias da entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, nesta quinta-feira, 18 de novembro, em Brasília. Dimenstein, autor de Cidadão de papel, obra sobre os direitos da criança agraciada com o Prêmio Jabuti em 1993, também já recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos concedido pelo governo federal, em 1995, ao lado de D. Paulo Evaristo Arns.

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com a Fundação SM, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Ele foi criado em 2008, em comemoração aos sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e busca consolidar um espaço para debate, mobilização social e desenvolvimento de programas e projetos de defesa, respeito, promoção e valorização dos Direitos Humanos no ambiente educacional do país.

Os projetos vencedores de 2010 serão revelados no Salão Azul do Hotel Nacional, às 19h. A cerimônia é aberta ao público, que pode se inscrever pelo e-mail [email protected]. Além da premiação, haverá entrega de menção honrosa ao Projeto Inclusive, de Porto Alegre (RS), coordenado pelo professor Lucio Carvalho, e o lançamento do CD-Rom Direito à memória e à verdade, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Minas Gerais, criado para resgatar a história recente do país.

Finalistas reúnem iniciativas de diferentes regiões brasileiras

Representantes de todo o país enviaram seus projetos ao Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. No total, foram 228 trabalhos inscritos. Quatro regiões brasileiras estão representadas entre os finalistas.

Na categoria As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos os projetos concorrentes são Por uma educação libertadora e igualitária para todos e Programa comunidade escola: o espaço da gente, respectivamente de Embu (SP) e Curitiba (PR).

A categoria Formação, a Pesquisa e a Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos conta com projetos de Belém do Pará e de Belo Horizonte (MG), sendo estes, respectivamente, Educação do campo e direitos humanos e Projeto educadores para a paz. Na categoria A Sociedade na Educação em Direitos Humanos, novidade de 2010 por ser voltada a instituições de educação não formal (podem participar ONGs, entidades civis, instituições sociais, empresas públicas e privadas e setores de educação e cultura), concorrem os projetos Direitos Humanos no Espírito Santo (ES) e Curso cidadania e direito à educação (SP).

A única categoria com quatro finalistas é A Educação em Direitos Humanos na Escola, na qual concorrem projetos de escolas públicas e privadas, separadamente. Os finalistas são Homofobia, lesbofobia e transfobia no contexto escolar (PE); Identidade e inclusão social (RS); Projeto Acessibilidade (SC); e Um Ayê Nago, um educar para a igualdade racial (PE).

Cerimônia de Entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos
Data: 18/11
Horário: 19h
Local: Salão Azul do Hotel Nacional | Setor Hoteleiro Sul | Quadra 01 | Bloco A | Brasília – DF
Entrada franca – A confirmação de presença na cerimônia pode ser feita pelo email [email protected]

Para mais informações, acesse: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br

Document Actions

 

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom