Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 12 Última semana de inscrições para o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade

Clientes

Última semana de inscrições para o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade

Dec 10, 2010

Encerram-se na próxima semana, no dia 15 de dezembro, as inscrições para o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: refletir, agir e preservar!. Lançado por Edições SM, ele tem como objetivo incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, que contribuam com o desenvolvimento do senso crítico e do compromisso socioambiental dos alunos, a fim de potencializar o papel da escola como espaço de conscientização e mobilização social. Essa iniciativa faz parte de um projeto maior: a Campanha da Biodiversidade, uma rede de conteúdos on-line elaborada para apoiar professores e demais profissionais ligados à educação que tenham interesse em discutir o tema com jovens e crianças.

Entre os recursos complementares sugeridos pela campanha está o livro Para entender o mundo – Os grandes desafios de hoje e amanhã (Edições SM, 152 páginas, R$ 49), de Odile Gandon. A obra aborda os principais desafios políticos, econômicos, ambientais, diplomáticos e culturais da atualidade.

Independentemente dos recursos, porém, o que vale no Concurso Cultural é investir na criatividade e na interdisciplinariedade. Educadores de todo o país podem participar com projetos, basta que as iniciativas de conscientização envolvam grupos de dois a três professores em que estejam representadas pelo menos duas disciplinas diferentes. Os três níveis de ensino e a escola pública e particular são contemplados separadamente, totalizando seis categorias, três para escolas públicas e três para as privadas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os trabalhos devem ser desenvolvidos dentro dos seguintes temas: Mudanças climáticas, Água e Biomas. O grupo vencedor de cada categoria ganhará divulgação do trabalho nas escolas públicas e privadas do país, uma viagem para conhecer projetos de preservação da biodiversidade no Brasil e um kit com livros e DVDs relacionados ao tema.

A Campanha da Biodiversidade, bem como o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade, foram inspirados na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana, por entender que a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.

Mais informações e o regulamento completo podem ser encontrados no site www.campanhadabiodiversidade.com.br. Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 2111 7545 e 0800 708 0910.

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom