Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 03 Edições SM participa do PNLD 2012 com seis coleções

Clientes

Edições SM participa do PNLD 2012 com seis coleções

Mar 29, 2011

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 21 de março os títulos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. Entre as obras indicadas às escolas estão seis coleções de Edições SM – Ser Protagonista Biologia, Ser Protagonista Geografia, Ser Protagonista História, Ser Protagonista Português, Ser Protagonista Química e Quanta Física –, cujo foco principal é uma proposta de formação que vai além da sala de aula, e que se propõe a formar jovens protagonistas dentro e fora da escola, por meio de conteúdos contextualizados e interativos. Esse processo leva o aluno a adquirir maior capacidade de interferir de forma relevante na sua aprendizagem, bem como na sua participação social como cidadão crítico e capaz de fazer suas próprias escolhas.

Com o objetivo de contribuir com o trabalho dos educadores, a editora oferece serviços adicionais, que incluem orientação pedagógica aos professores podendo ser na própria escola, por telefone 0800 ou por e-mail, fóruns e seminários de formação continuada e o site www.edicoessm.com.br, que traz sugestão de aulas e de atividades de avaliação, recursos multimídia, apresentação dos conteúdos, metodologia e diferenciais da disciplina, capítulos e sumários dos livros em PDF. 

A partir de agora, cabe aos professores da rede pública de ensino escolher quais obras serão utilizadas em cada escola entre 2012 e 2014. As opções constam no Guia de Livros Didáticos, editado pelo MEC. A previsão do governo é de comprar 75 milhões de livros didáticos, que vão beneficiar mais de 7 milhões de alunos – a maior operação anual de compra e distribuição de livros do mundo.

O registro da escolha do livro didático estará aberto entre os dias 23 de maio e 12 de junho, e deverá ser realizado pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (www.fnde.gov.br).

Conheça as coleções de Edições SM que participam do PNLD 2012:

Ser Protagonista Biologia - CÓDIGO: 25168COL20

PNLD BiologiaConteúdo atualizado e abrangente, abordando os principais conceitos da Biologia atual.
Diversas seções que buscam relacionar a ciência ao cotidiano do aluno.
Atividades práticas de Biologia em todos os capítulos.
Desenvolvimento das competências e habilidades de representação e comunicação em Biologia, além daquelas que norteiam o Enem.

 

Ser Protagonista Geografia - CÓDIGO: 25170COL05

PNLD GeografiaConteúdo e atividades que promovem o desenvolvimento das habilidades de representação e comunicação em linguagem geográfica.
Estudo da natureza indissociada da realidade social e humana, com o objetivo de alcançar explicações mais plurais para entender o espaço em todo o seu dinamismo e complexidade.
Educação para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e discriminação, combatendo o racismo e incentivando a aceitação das diferenças e a valorização da diversidade.
Desenvolvimento das habilidades e competências que norteiam o Enem.

 

Ser Protagonista HistóriaCÓDIGO: 25171COL06

PNLD HistóriaApresenta a História como processo dinâmico, permitindo ao aluno reconhecer as permanências e as rupturas ocorridas ao longo do tempo, ligando passado e presente.
Investe na formação cidadã do aluno a partir da percepção de que todos participamos da construção da História e da aceitação e convivência com o diferente.
Desenvolve as competências de representação e comunicação em História, além das habilidades e competências que norteiam o Enem.
 


Ser Protagonista Português - CÓDIGO: 25173COL01

PNLD PortuguêsAtividades diversificadas, possibilitando a construção, a sistematização e a ampliação de conceitos.
Textos de qualidade, provocativos, com caráter interdisciplinar, favorecendo o debate, a ampliação de repertório cultural e a educação da sensibilidade.
Estudo da língua a partir da reflexão sobre seu uso e adequação às diferentes situações de comunicação.
Questões de vestibular e do Enem em todas as unidades (propostas de redações de vestibulares na parte de Produção de texto).
Desenvolvimento das habilidades e competências que norteiam o Enem.

 

Ser Protagonista Química - CÓDIGO: 25174COL21

PNLD QuímicaContextualização dos conceitos da Química com o cotidiano do aluno, tornando-o parceiro do processo de aprendizagem.
Diversidade de atividades: exercícios de fixação e aprofundamento, atividades práticas, além de questões que levam o aluno a trabalhar diferentes habilidades e competências.
Sistematização de métodos de estudos.
Foco em questões da atualidade, mobilizando a tomada de posição por parte do aluno para assuntos de interesse global.
Desenvolvimento das habilidades e competências que norteiam o Enem.

 

Quanta Física - CÓDIGO: 25063COL22

PNLD FísicaApresentação dos conceitos específicos da disciplina com rigor científico, de maneira gradual, contextualizada, e com linguagem acessível à compreensão dos temas.
Atividades diversificadas, para serem realizadas em grupo ou individualmente, convidam os alunos  a formular questões, observar fenômenos ou situações, levantar hipóteses, experimentar, registrar e refletir, tendo por base teorias e princípios da Física.
Favorece as ações do aluno em direção ao desenvolvimento de sua autonomia para uma prática da cidadania crítica.
Destaca assuntos relativos à Física Moderna e Contemporânea nos três volumes da obra.

Para mais informações, visite o portal www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom