Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 06 Lenda guarani mostra os desafios do amadurecimento a partir do singelo e inocente amor de um menino

Clientes

Lenda guarani mostra os desafios do amadurecimento a partir do singelo e inocente amor de um menino

Jun 02, 2011

Ainda hoje um manto branco recobre a cabeça das jovens esposas, relembrando uma história de amor, conta Alicia Baladan. A autora e ilustradora de Uma história guarani, lançamento de Edições SM, mergulha num universo fantástico e onírico para retratar as tramas do destino que levam o pequeno índio guarani a se tornar um homem bravo, respeitado e merecedor do amor da jovem que o esperou por tanto tempo.

Para os guaranis, a aranha é um animal sagrado, que protege os recém-nascidos e cura feridas com sua teia. Mas conseguir um pouquinho desses fios preciosos, que se desmancham com facilidade, é uma tarefa árdua. O menino corajoso decide se aventurar pela floresta em busca de uma teia para presentear a amada. Ele enfrenta o desconhecido, a fragilidade, o tempo, o esquecimento e até a tristeza, caminhando entre as árvores, os bichos misteriosos e os sons da floresta. Quando retorna, já não é um menino e sua mãe é uma velha senhora, cujos cabelos brancos se misturam com a teia de aranha. Agora, o rapaz está pronto para tecer sua própria história.

As ilustrações em tons ocres, verdes e azuis criam a atmosfera de sonho e bucolismo na qual se passa esta lenda guarani. O rito de passagem da cultura indígena sul-americana se universaliza na prosa poética de Alicia Baladan, fazendo emergir com sensibilidade temas como o amadurecimento, a inserção do indivíduo na sociedade e o amor.

Sobre a autora – A uruguaia Alicia Baladan, nascida em 1969, vive na Itália. Formada em Belas-Artes, é escritora e ilustradora. Também participa de diversos festivais e exposições de cinema de animação. Uma história guarani é seu primeiro livro.

Título: Uma história guarani
Autora: Alicia Baladan
Ilustrações: Alicia Baladan
Tradução: Maurício Santana Dias
Número de páginas: 32
Formato: 20,7 x 26,5 cm
Preço: R$ 28
Indicação: Leitor fluente (a partir de 10 anos)
ISBN: 978-85-7675-510-4
Coleção: Álbum

Mais informações sobre as publicações de Edições SM podem ser encontradas no site www.edicoessm.com.br

Document Actions

 

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom