Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 07 Premiado escritor português mistura referências poéticas e filosóficas em livro para crianças

Clientes

Premiado escritor português mistura referências poéticas e filosóficas em livro para crianças

Jul 13, 2011

O escritor português Álvaro Magalhães narra as divertidas aventuras dos bichos do largo do Pinheiro Grande em "A mata dos medos", obra lançada por Edições SM. Indicado para crianças a partir de 10 anos, o livro mistura realidade e ficção ao retratar o ecossistema de uma verdadeira reserva ambiental que se estende por uma faixa litorânea de cinco quilômetros entre as terras de Almada e Sesimbra, em Portugal: a Mata dos Medos – que se pronuncia com “e” aberto. Cinco amigos povoam as páginas da história com seu cotidiano: o preguiçoso Ouriço, a inteligente Toupeira, o desesperado Coelho, a confusa Lagarta e o ativo Chapim, pássaro típico da Europa e da Ásia.

Seguindo o ciclo da natureza, o leitor acompanha as mudanças da floresta de uma primavera a outra. E, com as estações, surgem perguntas inusitadas na vida desses bichos “muito humanos”. Como descobrir o que não se sabe? A felicidade pode ser terrível? Magalhães inspira-se no imaginário das fábulas e em referências bíblicas, filosóficas e poéticas para refletir, com muito humor, sobre grandes questões existenciais.

A história se torna ainda mais bela e delicada com as ilustrações de Cristina Valadas. Em traços simples e sutis, combinando o colorido do fundo com desenhos em branco, a ilustradora permite que o leitor complete a imagem com as cores de sua própria fantasia.

A obra se mantém fiel ao português local, evidenciando as diferenças existentes em uma mesma língua, conforme suas manifestações regionais. Diversas expressões utilizadas em Portugal são explicadas em notas de rodapé, para a compreensão e informação dos leitores brasileiros.

Sobre o autor – Álvaro Magalhães nasceu em Portugal, em 1951. É poeta, dramaturgo e autor de livros para jovens e crianças, um dos mais destacados escritores da sua geração. "A mata dos medos" é seu primeiro livro publicado no Brasil.

Sobre a ilustradora – Cristina Valadas nasceu em Portugal, em 1965. É artista plástica, pintora formada pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP), com pós-graduação em design têxtil.

Título: A mata dos medos
Autor: Álvaro Magalhães
Ilustrações: Cristina Valadas
Número de páginas: 96
Formato: 22 x 22 cm
Preço: R$ 33
Indicação: Leitor fluente (a partir de 10/11 anos)
ISBN: 978-85-60820-88-7
Coleção: Livros ilustrados

Para mais informações, acesse o site www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom