Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 09 Edições SM lança 34 títulos para crianças e jovens e reformula seu catálogo com novas coleções e séries

Clientes

Edições SM lança 34 títulos para crianças e jovens e reformula seu catálogo com novas coleções e séries

Sep 01, 2011

Edições SM marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 1º e 10 de setembro, com 34 novos títulos de literatura e informativos para crianças e jovens. Além disso, apresenta seu catálogo 2011-2012, com várias inovações.

“Nossas publicações têm em vista as crianças e os jovens, seu mundo, suas necessidades, fantasias e angústias, sem deixar de lado, porém, a importância do aprendizado e da reflexão sobre o passado, os dilemas e as exigências do presente e do futuro.”, afirma a coordenadora editorial Cláudia Ribeiro Mesquita.

Os visitantes da feira podem conhecer os primeiros lançamentos da coleção Quadrinhos, que traz adaptação de textos clássicos para esta linguagem. Cinco títulos registram a estreia de Edições SM: A chegada, de Shaun Tan; Robin Hood, de Tony Lee, Médico à força, de Molière, A Odisseia, de Homero, e O estranho caso de doutor Jekyll e mister Hide, de Robert Louis Stvenson. A iniciativa é voltada à qualidade gráfica, com roteiros inventivos, recursos imagéticos, além de experimentação de linguagens e formatos, quadrinhos sem palavras e grande diversidade de temas e motivos.

Grandes autores da literatura universal estão reunidos na coleção Contos de Fada, como os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. As adaptações, fiéis aos textos originais, são ilustradas pelo belga Quentin Gréban, vencedor do prêmio Saint-Éxupery. Os lançamentos inaugurais são as histórias de Branca de Neve, A pequena sereia e O rouxinol e o imperador.

A coleção Romance e Saga chega para abrigar narrativas de fôlego para leitores mais experientes. Além de obras de grande sucesso já publicadas, como As invenções de Hugo Cabret – prestes a virar filme sob direção de Martin Scorsese –, há o lançamento de Dez anos e nove meses, de Fred Paronuzi.

Outra nova coleção é Histórias do Quintal, que reúne histórias com cheiro de mato e chão de terra batida; gosto de café passado na hora; cacarejos e latidos ao fundo, sobre as estrepolias dos irmãos Laura e Carlinhos em causos narrados e ilustrados por Lúcia Hiratsuka, uma caipira com toque oriental, com base nas suas memórias de infância em um sítio no interior de São Paulo. Dois títulos inauguram a coleção: Ladrão de ovos e O ogro e as galinhas.

Entre as séries e coleções já tradicionais, os reforços também são significativos. O lançamento de O ouriço, do argentino Gustavo Roldán, marca a criação do selo de fluência leitor pré-leitor (a partir de 2/3 anos). A obra fará parte da série Piratas da Coleção Barco a Vapor. A coleção traz ainda novidades como o lançamento de A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris Rezende, ganhadora do Prêmio Barco a Vapor em 2010.

A coleção Poesias apresenta os títulos O flautista de Hamelin, de Robert Browning; Os espelhos de Ana Clara, de Mercedes Calvo; Brünhilde e a saga do anel e Ah, as cores!, ambos de Jorge Luján. Já a coleção ABC, que retrata distintos aspectos de cada cultura em verbetes organizados de “A” a “Z”, ganha reforço com ABC dos povos índígenas no Brasil, de Marina Kahn. A coleção Álbum, que promove um diálogo complexo entre texto e imagem, lança agora 12 títulos, como Alice no telhado, de Nelson Cruz e Fábulas de Esopo, de Beverley Naidoo.

Para facilitar a tarefa dos professores na seleção dos melhores títulos para seus alunos, as obras estão organizadas no catálogo por indicação de fluência leitora, temas e disciplinas, favorecendo a relação com os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula e com os temas transversais.

Confira a seguir os detalhes sobre os títulos que Edições SM apresenta na Bienal do Livro do Rio de Janeiro no estande N13, no pavilhão verde.

LANÇAMENTOS DE LITERATURA

Coleção Barco a Vapor Série Piratas

O ouriço

O Ouriço


Gustavo Roldán
Tradução Cláudia Ribeiro Mesquita
Ilustrações Gustavo Roldán
Formato 15 × 19 cm
48 páginas
Pré-leitores [a partir de 2/3 anos]
ISBN 978-85-7675-631-6
Temas Sagacidade • Humor • Egoísmo • Perseverança

 

O pequeno ouriço, faminto, sai em busca de comida. Fareja aqui, fareja ali e não encontra nada. Até que... Opa! Depara com uma árvore bem alta carregada de frutas suculentas. Mas como fará para alcançá-las? Pede socorro ao pássaro e à girafa, mas eles não o ajudam. Diante desse problema, o ouriço se põe a pensar, quando, de repente, aparece o elefante. Com uma jogada de mestre, propõe a ele um desafio e finalmente consegue obter o que quer.

Gustavo Roldán nasceu em 1965, na Argentina. Artista plástico e ilustrador. Foi indicado à Lista de Honra da Associação do Livro Infantil e Juvenil da Argentina (ALIJA) e da White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, bem como candidato IBBY pela Argentina ao Prêmio Octógono (CIELJ, Paris).

Coleção Barco a Vapor Série Branca

Uma cama para três

Uma cama para três

 

Yolanda Reyes
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Ivar Da Coll
Formato 12 × 19 cm
48 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-7675-731-3
Temas Relação familiar • Fantasia • Medo • Humor

André tem muito medo do dragão que aparece em seu quarto, invadindo seus sonhos. Por conta disso, adia o quanto pode a hora de dormir: demora para escovar os dentes e vestir o pijama, pede à mãe que lhe conte histórias e mais histórias, o que a deixa exausta e muito, muito zangada... Quando finalmente dorme, passa um tempinho e ele já acorda sobressaltado com o pesadelo do dragão. Daí para a cama dos pais é um pulo. Mas, como em cama de dois não cabem três, ele é sempre mandado de volta a seu quarto. Até que numa noite fria de tempestade os pais cedem e André descobre que medo não tem idade. Integra a Lista de Honra da Biblioteca Internacional da Juventude 2004.

Yolanda Reyes nasceu em Bucaramanga, Colômbia, em 1959. Além de educadora e premiada autora de literatura infantojuvenil, com trabalhos reconhecidos internacionalmente, Yolanda atua no projeto Espantapájaros de formação de leitores, do qual é fundadora e diretora.

Ivar Da Coll nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1962. Escritor e ilustrador premiado, por duas vezes representou seu país como autor na lista de honra do The Internacional Board on Books for Young People (IBBY) e em 2000 foi indicado como autor colombiano ao Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantojuvenil.

Coleção Barco a Vapor Série Laranja

A guardiã dos segredos de família

A Guardiã dos segredos familiares
 
 

Stella Maris Rezende
Ilustrações Leguy
Formato 12 × 19 cm
80 páginas
Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-7675-732-0
Temas Pobreza • Orfandade • Exploração e maus-tratos à infância • Resiliência

 

Aos 13 anos, Nenenzinha é uma “miunça” de gente, uma “fripinha” de nada que se agiganta quando quer muito uma coisa. Por isso não hesita em sair da casa dos pais para cuidar de quatro sobrinhos órfãos, pouco mais novos do que ela. Após a morte da mãe, essas crianças são confiadas a Sebastião, irmão mais velho de Nenenzinha, e passam a sofrer sob as ordens de Delminda, tia bruxa, que os enche de trabalhos, regula a comida e impede a brincadeira. Mas a tia menina, manejando amorosamente os segredos dessa família, protegerá adultos e crianças, defendendo seus sonhos e sua memória. Ganhador do Prêmio Barco a Vapor, Brasil, 2010.

Stella Maris Rezende nasceu em Minas Gerais, mudou-se em 1962 para Brasília e mora desde 2007 na cidade do Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira, é professora, cantora, atriz, artista plástica, dramaturga, escritora e contadora de histórias. Publicou mais de uma dezena de livros adultos e infantojuvenis. Recebeu prêmios importantes como: Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro (1986, 2001 e 2008), Prêmio Bienal Nestlé/categoria infantojuvenil (1988), Prêmio Literatura Para Todos/categoria conto/MEC (2008) e três indicações ao Jabuti, entre outras distinções.

Leguy nasceu em 1979, na cidade de São Paulo. Formado em Desenho Industrial e Artes Visuais, fundou o Noir & Libre – Visual Studio, onde atua na área de desenho, ilustração, animação, vídeo, web e mídias digitais. Como artista visual, participou de exposições no Brasil e no exterior em galerias e mostras coletivas.

Coleção Barco a Vapor Série Vermelha

Nem eu nem outro

Nem eu nem outro


Suzana Montoro
Ilustração de capa Adams Carvalho
Formato 12 × 19 cm
96 páginas
Leitor crítico [a partir de 12/13 anos]
ISBN 978-85-7675-791-7
Temas Memória e identidade • AVC • Papéis sociais • Enigmas perceptivos

 

Adolescente vítima de um AVC perde a memória e passa por uma crise de identidade. O conflito entre a personalidade que emerge após o apagão e a existência pregressa, reconstituída a partir do relato de terceiros, dá margem a uma discussão filosófica sobre os nexos entre memória e identidade, realidade e consciência, mundo sensível e mundo inteligível. O livro foi Menção Honrosa no Prêmio Barco a Vapor, Brasil, 2009.

Suzana Montoro nasceu na cidade de São Paulo em 1957. Formada em Psicologia em 1979, trabalha com psicoterapia clínica. Ela é também contista, romancista e autora de livros que receberam o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ). Da mesma autora: Em busca da sombra.

Adams Carvalho nasceu em Sorocaba, São Paulo, e mora na capital do estado desde 1999. Formado em Artes Plásticas, trabalha com ilustrações, animação e pintura. Do mesmo ilustrador: O tempo das surpresas e Turbilão em Macapá.

Coleção Cantos do Mundo

Mestre gato e comadre onça

Mestre gato e comadre onça


Carolina Cunha
Ilustrações Carolina Cunha
Formato 24,5 
× 25,5 cm
64 páginas
ISBN 978-85-7675-744-3
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
Temas África • Cultura afro-brasileira • Pluralidade cultural • Música

 

Mestre gato, exímio capoeirista, se aventura no mundo com seu berimbau. Toma um caminho nunca antes trilhado no meio da mata e depara com uma clareira ajeitada, boa para botar capoeira. Instala-se ali e faz do Pau-Pereira sua morada permanente. Coloca uma placa nessa árvore oferecendo aulas e logo chegam curiosos vários animais. “Venham vadiar, vamos jogar capoeira!”, convida ele. Mas eles temem a onça enorme que anda cercando a área. E se estiverem jogando, distraídos, e ela aproveitar para abocanhar todos de uma vez? Capoeira é jogo mandingueiro, tinhoso, com ela nenhuma onça pode, diz mestre gato. E não é que ela aparece, pedindo aulas de capoeira? O esperto gato vê aí a ocasião de derrotar a onça. Entre gingadas, aú, armada, banda e outros, o gato vai demonstrando que, contra a força, vale a astúcia. E isso mestre gato tem de sobra! Contém CD com cantigas de capoeira.

Carolina Cunha nasceu em Salvador, Bahia. Pesquisadora de línguas e artes africanas no Brasil, tem as lendas yorubás entre suas primeiras memórias de infância. Seus textos e desenhos revelam ricos aspectos dessa cultura. Da mesma autora e ilustradora: ABC afro-brasileiro, Eleguá, Yemanjá e Caminhos de Exu. Também ilustrou Oxente! A mulher enterrada viva.

Coleção Álbum

Fábulas de Esopo

Fábulas de Esopo
 

Beverley Naidoo

Tradução Isa Mesquita
Ilustrações Piet Grobler
Formato 21,5 x 27 cm
56 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-7675-622-4
Temas Natureza • Ética e moral • Amizade • Sentimentos

 

Adaptação de 16 fábulas de Esopo, tomando como ponto de partida a ideia de que o grande fabulista da Antiguidade grega teria origem africana. Distantes dos finais felizes dos contos de fadas, as fábulas morais de Esopo revelam como a vida pode ser dura, perigosa ou mesmo acabar mal para aqueles que não usam o bom senso ou não prestam atenção nos detalhes, nos outros e em si mesmos por estarem imersos em sentimentos como inveja, vaidade, orgulho, vingança etc.

Berveley Naidoo nasceu em Joanesburgo, África do Sul. Ela cresceu sob o regime do apartheid e ainda estudante foi presa por participar do movimento de resistência. Em 1965, exilou-se na Inglaterra e só pôde voltar para seu país após 26 anos. Atualmente vive em Dorset, Inglaterra.

Piet Grobler cresceu em uma fazenda em Limpopo, África do Sul. Após trabalhar como ministro de igreja passou a se dedicar à ilustração e hoje também faz palestras na Universidade de Worcester, Inglaterra, país onde mora. Recebeu inúmeros e importantes prêmios na Europa e integrou a lista de honra do IBBY em 2001 e 2006.

Fecha os olhos

Fecha os olhos



Victoria Pérez Escrivá
Tradução Cláudia Ribeiro Mesquita
Ilustrações Claudia Ranucci
Formato 19,5 x 28 cm
32 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-60820-97-9
Temas Respeito pelas diferenças • Deficiência visual

Existem muitas formas de perceber o mundo. Ele é de uma maneira quando estamos de pé; de outra, se estivermos de ponta-cabeça; de outro modo ainda depois de girarmos por um tempo. Também fica diferente se for dia ou noite, se estiver chovendo ou com sol. Além disso, podemos percebê-lo olhando, apalpando, cheirando, ouvindo... Vendo assim, será que ele é igual para todos?

Victoria Pérez Escrivá nasceu em Valência, Espanha, em 1964, e mudou-se para Madri em 1982. Formou-se em pedagogia musical e fez quatro anos de análise e criação literária com Ángel Zapata. Entre suas atividades profissionais, foi roteirista de séries para televisão, ilustrou e escreveu títulos para diversas editoras, é leitora crítica e responsável por três blogs para crianças.

Claudia Ranucci nasceu em Roma, Itália, e vive em Madri há vários anos. Estudou design e ilustração e hoje é ilustradora de livros infantis e juvenis. Trabalha também como designer e editora em um pequeno estúdio e colabora regularmente para agências e editoras, em sua maioria, espanholas.

Votupira, o vento doido da esquina

Votupira, o vento doido da esquina
 
 

Fabricio Carpinejar
Ilustrações Elizabeth Teixeira
Formato 23 x 20,5 cm
48 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978–85–7675–792–4
Temas Conflito entre pais • Relacionamento avô-neto • Medo

O menino Fabrício, de 7 anos, passa férias com o avô enquanto seus pais tentam se reconciliar após várias brigas. Durante a visita do neto, o avô conta a história de Votupira, criatura temível: rápida como a onça, enganadora como cobra, pior que fantasma. Feito moleque, Votupira brinca de esconde--esconde, assusta crianças, mas também cria o eco, faz bolhas de sabão, acaricia o rosto dos ciclistas e, como o amor, está por toda parte.

Fabricio Carpinejar nasceu em 23 de outubro de 1972 na cidade de Caxias do Sul (RS). Mestre em Literatura Brasileira, Carpinejar é poeta, jornalista, autor de livros de poemas, crônicas e obras para jovens e crianças.

Elizabeth Teixeira nasceu em 1961, em Cabo Frio (RJ). Formada em Desenho Industrial, deu aulas de fotografia e trabalhou com publicidade antes de se dedicar à ilustração de livros infantis. Desde 1992 atua como designer e ilustradora, colaborando também para revistas e jornais. Participou de mostras internacionais de ilustração para crianças e, em 2004, recebeu o Prêmio Jabuti de Ilustração.

O menino que comia lagartos

O menino que comia lagartos


Mercè López
Tradução Pádua Fernandes
Ilustrações Mercè López
Formato 26 x 24 cm
36 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-629-3
Temas Cultura africana • Memória • Griôs e tuaregues

Pobre demais para ir à escola, o pequeno Tikorô vive pelas ruas. Com seu estilingue, anda armado pelas ruas à procura de lagartos. Ele é o terror dos répteis. Até o dia em que, no meio do mercado, encontra um grande lagarto branco, aos prantos. Com pena do bicho, o menino pede ajuda a Kluni, o sacerdote, que lhe explica a razão de tal sofrimento: como ocorreu com o povo africano, as cores do animal se foram com suas lembranças. Assim, auxiliados por griôs e tuaregues, Tikorô e o lagarto partem numa longa jornada em busca da cor e das recordações.

Mercè López nasceu na cidade de Barcelona, Espanha, em 1979. Estudou história da arte e artes decorativas, foi professora de pintura e ilustração e hoje ilustra livros infantis. Trabalha ainda com publicidade, cria postais e participa de pequenas feiras de artesanato. Além deste O menino que comia lagartos, Mercè criou o álbum Quem é você? e ilustrou os livros O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen, e Fora, tristeza!, de Toon Tellegen.

Nina

Nina

David Ausloos
Tradução Walter Carlos Costa
Ilustrações David Ausloos
Formato 27,5 x 20,5 cm
48 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-8072-004-4
Temas Busca da identidade • Solidão • Fantasia e imaginação • Poesia

Nina não consegue dormir, pois uma pergunta martela em sua cabeça: “Quem sou eu?”. Determinada e cheia de coragem, ela sai pelo mundo, no meio da noite escura, em busca de uma resposta. Em seu trajeto, interroga pessoas, animais e até elementos da natureza: na floresta, os lobos não entendem de meninas; Marcelo, cuja casa é repleta de vidros contendo memórias, cheiros e paisagens, não encontra em seus jarros uma pista para ajudar Nina; o vento, a chuva, as ondas do mar não sabem de nada que possa aliviar os anseios da garota. Exausta e triste, ela volta para casa e, no escuro do quarto, depara com sua imagem refletida no espelho. Então compreende que as experiências vividas na noite anterior, cheia de lembranças e de desejos, formam o que ela é.

David Ausloos nasceu em 1974. Quando criança, desenhava e escrevia o tempo todo. Cursou Belas-Artes na Bélgica e trabalhou como designer durante alguns anos. Nas horas livres, pintava. Mas logo o pintor quis desenhar, e o desenhista, pintar. Atualmente, David dá aulas em diversas instituições, onde divide com os alunos o entusiasmo pelo universo da ilustração.

Meu nome é Pomme

Meu nome é Pomme


Kristien Dieltiens
Tradução Cristiano Zwiesele do Amaral
Ilustrações Stefanie De Graef
Formato 25,5 x 25,5 cm
36 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-741-2
Temas África • Imigração • Pluralidade cultural • Relação amorosa • Nascimento

O mundo começou quando ela nasceu. A mãe, estrangeira, veio da África. Logo que chegou ao novo país conheceu aquele que seria o pai de sua filha. A mãe tinha fome e pouco dinheiro, o pai lhe deu duas maçãs verdes e a ajudou a encontrar moradia em um castelo, onde haviam muitas pessoas. Ia visitá-la todos os dias. Juntos contavam as estrelas do céu e a cama balançava como se fosse um barco sobre as ondas. Quando passasse a chuva procuraria uma casa só deles, dizia o pai. Procuraram, procuraram até que acomodaram-se numa casinha longe do centro. Ali surgiram novas palavras e a mãe rearranjou as roupas, as cortinas, o quarto, a vida. Ali a menina veio ao mundo.

Kristien Dieltiens nasceu em Edegem, Bélgica. Professora, ela divide seu tempo entre a sala de aula e a literatura infantojuvenil, sua grande paixão. A autora de The golden ball [A bola dourada] e do premiado Olrac costuma abordar temas complexos, mas pontuados com muita aventura e boa dose de humor. Ela mora em Beernem com o marido, cinco filhos e muitos animais.

Stefanie De Graef nasceu em Ghent, Bélgica, em 1980. Estudou Artes Gráficas e Design Publicitário, em Antuérpia, Bélgica. Stefanie sempre carrega um caderno de desenhos aonde quer que vá. Nele, procura interpretar as realidades com que depara, preservando o mistério e as diferenças que tornam cada vida um fato único e surpreendente.

Mil e uma estrelas

Mil e uma estrelas

Marilda Castanha
Ilustrações Marilda Castanha
Formato 25,5 x 25,5 cm
48 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-8072-008-2
Temas Medo • Fantasia • Superação

 

Uma menininha apaixonada por histórias e estrelas topa certa noite com o céu pelado, sem estrela alguma. Quem estaria por trás desse sumiço? Talvez o Ogro Gigante, único ser capaz de alcançar a Lua. E não é que chegando à gruta do monstro a menininha encontra mesmo as estrelas? Dá então uma de valente e ordena a devolução. Mas o ogro, apesar de gigante, é covarde: tem medo do escuro. Compadecida, a menina arruma então uma maneira de acalmar o amigo, povoando de histórias seu céu interior.

Marilda Castanha é mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1964. Desde pequena, sempre gostou de desenhar. Por isso cursou a Escola de Belas-Artes, onde desenvolveu sua percepção sobre linhas, cores, volumes, luz, composição. Em 1997, participou do seminário de ilustração em Bratislava (Eslováquia). Como ilustradora, conquistou importantes prêmios, como o Prix Graphique Octogone (França), o Noma de Ilustração (Unesco) e, no Brasil, os prêmios Jabuti e o de Melhor Ilustração da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), pelo livro Pindorama, terra das palmeiras. Atualmente mora em Santa Luzia, cidade próxima a Belo Horizonte, com o marido e dois filhos, que também adoram  desenhar.

Uma noite muito, muito estrelada

Uma noite muito, muito estrelada
 

Jimmy Liao
Tradução Lin Jun e Cong Tangtang
Ilustrações Jimmy Liao
Formato 20,5 X 27 cm
144 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-8072-007-5
Temas Busca da identidade • Solidão • Luto • Amizade • Conflitos familiares • Bullying • Fantasia e imaginação

Diante do ambiente árido e opressor da casa e da escola, uma menina vai se fechando, cada vez mais, para o mundo ao seu redor. Filha única de pais ocupados e distantes, a garota sofre de problemas cada vez mais frequentes, principalmente nas grandes cidades: solidão, tédio, incomunicabilidade, pressão na escola, dificuldade de expressar sentimentos e de estabelecer amizades. Seu dia a dia caminha arrastado entre o sonho e a realidade até que ela conhece um garoto tão solitário quanto ela, com quem passa a compartilhar medos, desejos e alegrias. Em companhia dele aventura-se nas montanhas, à procura da noite estrelada que costumava admirar com o avô que morreu. Do mesmo modo repentino como o amigo veio, ele se foi, mas não sem deixar para ela um presente e a possibilidade de imprimir em seu cotidiano o brilho daquele céu de verão.

Jimmy Liao nasceu em Taipei, Tailândia, em 1958. Depois de se formar em Belas-Artes, atuou em empresas de publicidade por 12 anos até tornar-se ilustrador e escritor em tempo integral. Em 1988, lançou seus primeiros álbuns ilustrados, que receberam excelentes críticas na China. Hoje é um dos ilustradores-autores mais populares da Ásia. Muitos de seus livros foram traduzidos em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Grécia, Coreia, Japão e Tailândia, e adaptados para cinema, televisão, teatro e animação.

O urso com a espada

O urso com a espada


Davide Calì
Tradução Pádua Fernandes
Ilustrações Gianluca Folì
Formato 19,5 x 28 cm
32 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-8072-005-1
Temas Ecologia • Desmatamento • Agressividade • Tomada de consciência

Depois de cortar um bosque inteiro com sua espada, o urso teve a própria casa engolida pela água da barragem. De arma em punho, ele então parte furioso em busca do culpado: quando o encontrar, vai cortá-lo ao meio com a famigerada lâmina. Mas os guardas da barragem botaram a culpa no javali, que botou a culpa na raposa, que culpou os passarinhos, até que... opa! Não é que o urso ficou entre a cruz e a espada? A obra integra os 100 Melhores Livros pela CJ Picture Book Award 2008 e o Catálogo White Ravens da Biblioteca Internacional da Juventude 2008.

Davide Calì nasceu em 1972, em Liestal, Suíça. Começou sua carreira em 1994, como roteirista de quadrinhos para a revista italiana Linus. Em 2000, começou a publicar livros infantis, primeiro como autor e ilustrador, depois somente como autor. Desde então, criou mais de vinte álbuns ilustrados, traduzidos em 18 países. Recebeu importantes prêmios internacionais por seus livros, como o Bologna Ragazzi, o Baobob, o Belgium Libbylit, o Switzerland Enfantaisies e o prêmio francês da Société National des Chemins de Fer (SNFC), entre outros. Atualmente vive em Gênova, Itália.

Gianluca Folì nasceu em 1978, em Roma, Itália. Desde cedo adorava desenhar. Ele alimentou essa paixão, ano após ano, e agora ilustra para as editoras Mondadori e Feltrinelli e os periódicosThe Wall Street Journal e Boston Globe, entre outros. O urso com a espada é seu primeiro livro para crianças.

O ônibus de Rosa

O ônibus de Rosa


Fabrizio Silei
Tradução Maurício Santana Dias
Ilustrações Maurizio A. C. Quarello
Formato 20 x 30 cm
40 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-743-6
Temas Racismo e preconceito • Tolerância • Memória • Segregação • Coragem

Um senhor leva o neto para conhecer o Museu Ford, em Detroit, com a intenção de mostrar ao menino um velho ônibus em exposição, dentro do qual o avô testemunhou uma das cenas mais extraordinárias de sua vida. Esse é o pretexto para o avô rememorar a história da segregação racial no sul dos Estados Unidos. Sentado novamente ali, onde esteve em 1955, ele se emociona ao contar a história de Rosa Parks, uma mulher negra como eles, que desafiou a ordem preestabelecida quando se recusou a ceder seu assento a um homem branco. E mais: mostra ao neto como o gesto corajoso daquela mulher frágil ajudou a mudar o rumo da história.

Fabrizio Silei nasceu em Florença, Itália, em 1967. Formado em Artes e em Ciências Políticas, trabalhou por anos como sociólogo em diversos institutos, dedicando-se, sobretudo, aos temas da identidade e da memória. Artista e escritor bastante premiado, autor de ensaios, romances e contos para jovens e crianças, possui um laboratório de escrita, com foco na memória autobiográfica e na criatividade, voltado ao público infantil e também ao adulto, especialmente professores.

Maurizio A. C. Quarello nasceu em Turim, Itália, em 1974. Formado em design gráfico, é ilustrador e artista. Por suas ilustrações de livros infantojuvenis, ganhou importantes prêmios na Itália e França. Hoje mora em uma pequena cidade da República Tcheca, onde vive e trabalha com Manuela Salvi.

Alice no telhado

Alice no telhado


Nelson Cruz
Ilustrações Nelson Cruz
Formato 21,5 x 28 cm
32 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-8072-006-8
Temas Imaginação e criatividade • Leitura • Fantasia

Sem saber como começar uma história, o narrador desenha um círculo no meio de uma folha. E põe-se a imaginar se, a partir daquele desenho simples, uma história poderia ter início. E não é que daquele círculo sai um coelho apressado, que desaparece em direção a outra página? Depois uma menina aflita, um chapeleiro, alguns soldados, um rei e uma rainha? E também surge um gato listrado, sorridente e matreiro? São os personagens de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que invadem as páginas e vão assumindo o roteiro, cabendo ao autor a tarefa de conceber o cenário para eles.

Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Autor, ilustrador e artista plástico autodidata, recebeu prêmios nacionais e internacionais e, em 2002, foi indicado ao Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Do mesmo autor e ilustrador: Os herdeiros do lobo.Também ilustrou O homem que lia as pessoas.

O guarda-chuva verde

O guarda-chuva verde

 

Yun Don-jae
Tradução Yun Jung Im
Ilustrações Kim Jae-hong
Formato 20,5 x 23 cm
36 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-742-9
Temas Solidariedade • Respeito pelas diferenças

Young-i vai a pé para escola em uma manhã de muita chuva. No caminho depara com um mendigo que dorme sentado em meio ao temporal. Crianças zombam dele e uma mulher esbraveja: “Esse velho, esse velho! Por que não some logo?”. A menina, ao contrário dos demais, se enternece e, num gesto singelo, dá uma lição de solidariedade e afeto.

Yun Dong-jae nasceu em 1958 em Cheongsong, província de Gyeongbuk, Coreia do Sul, e estudou literatura coreana. Sua poesia retrata o cotidiano das crianças em um mundo desigual, sem deixar de contemplar a esperança.

Kim Jae-hong nasceu em 1959 em Euijeong-bu, província de Gyeonggi, Coreia do Sul. Acredita que “um mundo bom é aquele em que as crianças são felizes” e se empenha em “encontrar a esperança por meio dos desenhos”.

Contos de fada

Branca de Neve

Branca de Neve


Jacob e Wilhelm Grimm
Adaptação Laurence Bourguignon
Ilustrações Quentin Gréban
Formato 20,5 x 27,5 cm
32 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-633-0
Temas Rivalidade feminina • Amadurecimento • Representações da figura materna

Adaptação da famosa história da princesa órfã, perseguida por uma madrasta vaidosa que, eclipsada pela beleza da enteada se esforça por tirar-lhe a vida. Após inúmeras versões para o teatro, o cinema e os quadrinhos, as peripécias da célebre jovem protegida por sete anões e salva pelo amor de um belo príncipe ressurgem neste álbum ilustrado por Quentin Gréban.

Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859), os irmãos Grimm, foram estudiosos da língua alemã, mundialmente conhecidos pela recuperação de antigas lendas e contos de fada, que eles registraram por escrito e ajudaram a divulgar. Realizaram também estudos de folclore e linguística, dedicando muitos anos de pesquisa à elaboração do Grande dicionário da língua alemã.

Quentin Gréban nasceu em 1977, em Bruxelas, Bélgica, onde ainda vive. Estudou Ilustração em Bruxelas, e, desde 1999, publicou mais de uma dezena de livros infantis, traduzidos para vários idiomas. Em 2000, recebeu o prêmio Saint-Éxupery pelo livro Les contes de l’Alphabet (Contos do Alfabeto). Seu trabalho foi selecionado em 1999 e em 2000 para a Feira Internacional de Bolonha, Itália.

A pequena sereia

A pequena sereia


Hans Christian Andersen
Adaptação Muriel Molhant
Ilustrações Quentin Gréban
Formato 20,5 x 27,5 cm
32 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-634-7Temas Magia • Amor e sacrifício • Perda de identidade

A caçula das sereiazinhas se apaixonou pelo príncipe de olhos negros que ela salvou do naufrágio. Mas como declarar seu amor a quem caminha sobre o seco? Somente a velha feiticeira pode lhe arranjar o par de pernas que a levarão aos braços do amado. O preço, no entanto, é altíssimo: sua linda voz. Além disso, terá de deixar para sempre o fundo do mar, podendo até morrer, caso não seja correspondida. Embora o trato pareça bem pouco vantajoso, como esperar sensatez de quem ama? Recriação do célebre conto de Andersen, ambientado pelo ilustrador Quentin Gréban em cenário oriental.

Hans Christian Andersen (1805-1875) nasceu em Odense, Dinamarca. Filho de pais pobres, teve infância difícil e fugiu para Copenhague aos 14 anos, onde trabalhou com teatro e cursou a universidade. Autor de poemas, romances e peças de teatro, foi com seus contos de fada que alcançou reconhecimento mundial. O patinho feio, A pequena sereia, A roupa nova do rei, Polegarzinha, O soldadinho de chumbo são algumas de suas histórias mais conhecidas. Ao lado dos irmãos Grimm e de Charles Perrault, é considerado um dos fundadores da literatura infantojuvenil.

Quentin Gréban nasceu em 1977, em Bruxelas, Bélgica, onde ainda vive. Estudou Ilustração em Bruxelas, e, desde 1999, publicou mais de uma dezena de livros infantis, traduzidos para vários idiomas. Em 2000, recebeu o prêmio Saint-Éxupery pelo livro Les contes de l’Alphabet (Contos do Alfabeto). Seu trabalho foi selecionado em 1999 e em 2000 para a Feira Internacional de Bolonha, Itália.

O rouxinol e o imperador

O rouxinol e o imperador


Hans Christian Andersen
Adaptação Muriel Molhant
Ilustrações Quentin Gréban
Formato 20,5 x 27,5 cm
32 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-630-9
Temas Cultura chinesa • Natureza e arte • Autômatos

Adaptação do célebre conto de Andersen sobre o imperador chinês que, após sucumbir à beleza do rouxinol que gorjeia em seus jardins, substitui em seu coração a melodia viva da lendária ave por um rouxinol mecânico, de ouro, prata e pedras preciosas. Mas pode o artíficio humano competir com o canto vivo em voo cheio?

Hans Christian Andersen (1805-1875) nasceu em Odense, Dinamarca. Filho de pais pobres, teve infância difícil e fugiu para Copenhague aos 14 anos, onde trabalhou com teatro e cursou a universidade. Autor de poemas, romances e peças de teatro, foi com seus contos de fada que alcançou reconhecimento mundial. O patinho feio, A pequena sereia, A roupa nova do rei, Polegarzinha, O soldadinho de chumbo são algumas de suas histórias mais conhecidas. Ao lado dos irmãos Grimm e de Charles Perrault, é considerado um dos fundadores da literatura infantojuvenil.

Quentin Gréban nasceu em 1977, em Bruxelas, Bélgica, onde ainda vive. Estudou Ilustração em Bruxelas, e, desde 1999, publicou mais de uma dezena de livros infantis, traduzidos para vários idiomas. Em 2000, recebeu o prêmio Saint-Éxupery pelo livro Les contes de l’Alphabet (Contos do Alfabeto). Seu trabalho foi selecionado em 1999 e em 2000 para a Feira Internacional de Bolonha, Itália.

Histórias do Quintal

Ladrão de ovos

Ladrão de ovos


Lúcia Hiratsuka
Ilustrações Lúcia Hiratsuka
Formato 20,5 x 27,5 cm
32 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-8072-002-0
Temas Solidariedade • Perseverança • Relação familiar • Meio ambiente

 

Laura e seu irmão Carlinhos desejam muito ter os próprios bichos de estimação, já que os cavalos e a vaquinha são do pai; os burricos e a cabrita, do avô; as galinhas e aves, da mãe e da avó (e um pouquinho deles também). Os gatos, bem, estes são da casa... Por isso ficam muito contentes quando o pai chega com dois cachorros de presente. Tudo corre bem até que os ovos começam a sumir do quintal. Serão os moleques da vizinhança? Um gambá? Intrigados, os irmãos resolvem investigar. Qual não é a surpresa ao descobrirem que o ladrão de ovos está entre eles. E agora, como lidar com a situação?

Lúcia Hiratsuka nasceu em 1960, no sítio Asahi, em Duartina (SP), onde ela ambienta suas histórias de quintal, como as destes livros. Artista plástica, ela escreve e ilustra livros infantojuvenis, além de se dedicar ao reconto de histórias tradicionais do Japão. Como ela própria se define: “Fazendo esses livros, descubro que sou essa mistura – uma caipira com um toque oriental”. Da mesma autora e ilustradora: Contos da montanha, Os livros de Sayuri e Lin e o outro lado do bambuzal. Também ilustrou O violoncelista.

O ogro e as galinhas

O ogro e as galinhas


Lúcia Hiratsuka
Ilustrações Lúcia Hiratsuka
Formato 20,5 x 27,5 cm
32 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-8072-003-7
Temas Solidariedade • Perseverança • Relação familiar • Meio ambiente

 

Laura e seu irmão Carlinhos se divertem catando ovos espalhados nos ninhos ao redor da casa. Uma verdadeira caça ao tesouro! Mas o avô não acha graça alguma nisso. Por isso decide construir um galinheiro, assim pode ficar de olho na produtividade das botadeiras. Aquelas que não botarem ovos terão destino certo: a panela! Naná, com certeza, será a primeira vítima. Mas os irmãos não podem permitir isso, de jeito nenhum. Têm de proteger a carijó e mantê-la a salvo do ogro malvado de qualquer maneira. Por isso aceitam a aposta do avô: ficar uma semana inteira sem comer ovos. Mas, para surpresa de todos, mais do que vencer a aposta, o que estava em jogo era a perseverança, que trouxe de volta a liberdade para as galinhas do sítio.

Lúcia Hiratsuka nasceu em 1960, no sítio Asahi, em Duartina (SP), onde ela ambienta suas histórias de quintal, como as destes livros. Artista plástica, ela escreve e ilustra livros infantojuvenis, além de se dedicar ao reconto de histórias tradicionais do Japão. Como ela própria se define: “Fazendo esses livros, descubro que sou essa mistura – uma caipira com um toque oriental”. Da mesma autora e ilustradora: Contos da montanha, Os livros de Sayuri e Lin e o outro lado do bambuzal. Também ilustrou O violoncelista.

Quadrinhos

A chegada

A chegada


Shaun Tan
Ilustrações Shaun Tan
Formato 20,5 x 30,5 cm
128 páginas
Leitor crítico [a partir de 12/13 anos]
ISBN 978-85-7675-737-5
Temas Exílio • Guerra • Imigração • Cidadania

Graphic novel experimental que narra as peripécias de um homem, separado de sua esposa e filha, chegando a uma terra totalmente estranha, à qual terá de se adaptar. Ali buscará moradia, sustento e condições para trazer a família para junto de si. Conhecerá também a história de outras pessoas que, como ele, tiveram de recomeçar a vida após um doloroso processo de desenraizamento. Livro inspirado em histórias de imigrantes de diferentes países e períodos históricos, que consumiu quatro anos de pesquisa, envolvendo consulta a diversas fontes (biografias, fotos e quadros de imigrantes, filmes etc.). Os desenhos são a lápis, monocromáticos, em tons de sépia. A obra ganhou os seguintes prêmios: Melhor Livro Ilustrado do Ano do CBCA (Children’s Book Council of Australia), 2007, Hugo Award de Melhor Relato, Estados Unidos, 2008 e Prêmio do Festival Internacional de Angoulême, França, 2008.

Shaun Tan nasceu em 1974 e cresceu em Perth, no leste da Austrália. Formou-se em Belas-Artes e Literatura Inglesa e iniciou sua carreira ilustrando histórias de horror e ficção científica em revistas de pequena circulação. Desde então, recebeu inúmeros prêmios. Em 2001, Taun foi nomeado melhor artista no World Fantasy, Montreal, Canadá, pelo conjunto da obra, e trabalhou ainda em filmes de animação dos estúdios Blue Sky e Pixar.

Robin Hood

Robin Hood


Tony Lee
Ilustrações Sam Hart
Formato 17 x 24 cm
160 páginas
Leitor crítico [a partir de 12/13 anos]
ISBN 978-85-7675-508-1
Temas Cruzadas • Histórias de Cavalaria • Dinastia inglesa

 

Ao tomar conhecimento da morte de seu pai, Robin de Loxley abandona o exército dos cruzados em Jerusalém para voltar a Nottingham, Inglaterra, onde nasceu. Ali, durante a ausência do rei Ricardo Coração de Leão, que também fora combater na Terra Santa, governa com mão de ferro o xerife Murdach. Porém Robin, escondido nas profundezas da floresta de Sherwood, logo organiza um exército para enfrentá-lo. Roubando dos ricos para dar aos pobres, encapuzado, de arco em punho, Robin se torna um fora da lei, com a cabeça posta a prêmio. A obra integra a Seleção para a lista The Great Graphic Novels for Teen (The American Library Association/ Young Adult Library Association) e para NY Public Library, 2010, e foi finalista do Children’s Choice Books Awards, 2010.

Tony Lee iniciou carreira no jornalismo, passando a escrever para rádio, televisão e revistas no início dos anos 1990. Atuou mais de uma década como autor e roteirista, tendo recebido diversos prêmios. A partir de 2004 voltou-se para os quadrinhos e desde então vem trabalhando para diversas editoras como Marvel Comics, IDW Publishing, Markosia, Rebellion, Panini e Titan. Colaborou para diversas superproduções de grande sucesso como X-Men, Doctor Who, Homem Aranha, Tropas estelares, Wallace & Gromit e Shrek. Em 2008, Lee foi indicado na categoria Melhor Autor Estreante para o prestigiado prêmio Eagle.

Sam Hart nasceu na Inglaterra e se formou em Arquitetura no Brasil. Quadrinista e ilustrador, trabalhou em Tropas estelares e Judge Dredd para as editoras Markosia e DC Comics, entre outras. Nos últimos anos, tem alternado trabalhos com autores independentes paulistas do grupo Quarto Mundo.

Médico à força

Médico à força


Molière
Adaptação e Ilustrações Enrique LorenzoFormato 20,5 X 27,5 cm
32 páginas
Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-7675-739-9
Temas Charlatanismo • Casamento arranjado • Amor × dinheiro

 

Primorosa adaptação da comédia de Molière (1622-1673) sobre as peripécias de um médico com pouquíssima vergonha e ciência alguma. Em linguagem acessível ao jovem leitor, a obra empreende a crítica aos casamentos por conveniência, em que o bolso pesa mais que o coração.

Molière (Jean-Baptiste Poquelin, 1622-1673) foi ator, encenador e dramaturgo francês, mestre da comédia satírica, autor de mais de trinta peças, como O misantropo, Tartufo e O doente imaginário.

Enrique Lorenzo nasceu em 1980, nas Ilhas Canárias, e estudou Belas-Artes em La Laguna e Madri, na Espanha. Durante sua formação universitária, frequentou cursos sobre quadrinhos, storyboard e roteiro cinematográfico. Tendo atuado em publicidade e trabalhado como capista, Lorenzo terminou por transformar as histórias em quadrinhos em sua principal atividade.

A Odisseia

A Odisseia


Homero
Roteiro Federico Villalobos
Ilustrações Jorge González
Formato 20,5 x 27,5 cm
32 páginas
Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-7675-734-4
Temas Mitologia grega • Guerra de Troia • Astúcia • Fidelidade

Adaptação para os quadrinhos de célebres episódios do retorno de Ulisses a Ítaca, após a vitória sobre os troianos. O jovem leitor acompanhará a passagem dos argivos pela ilha dos lotófagos, os embates com o ciclope Polifemo e a feiticeira Circe, o doce repouso de Ulisses nos braços da ninfa Calipso e o reencontro com a fiel esposa Penélope, assediada por inúmeros pretendentes. Uma pequena amostra do clássico homérico, em linguagem acessível ao jovem leitor.

Homero foi o mais célebre dos poetas gregos, que, segundo o historiador Heródoto, teria vivido na Jônia, por volta do século VIII a. C. Cego na velhice, ele cantava seus versos de aldeia em aldeia, ao som da cítara. Além da Odisseia, atribui-se também a Homero a autoria de Ilíada, em que se narram as peripécias dos heróis gregos na Guerra de Tróia.

Federico Villalobos é jornalista na Andaluzia, Espanha, e autor de livros infantojuvenis. Donde nace el sol, Libro de la edad oscura e El hijo de El Leopardo são alguns romances seus publicados por SM Espanha.

Jorge González nasceu na Argentina, em 1970, mas vive na Espanha há décadas. Como ilustrador, colaborou para jornais como El País, trabalhou com publicidade e publicou diversos álbuns, na Espanha, na França e em outros países. Para a coleção de quadrinhos de SM Espanha, além da Odisseia, ilustrou o álbum Fuenteovejuna, de Lope de Vega.

O estranho caso de doutor Jekyll e mister Hide

O estranho caso de doutor Jekyll e mister Hide


Robert Louis Stevenson
Roteiro Santiago García
Ilustrações Javier Olivares
Formato 20,5 
x 27,5 cm
32 páginas
Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-7675-733-7
Temas Ficção científica • Ambiguidade do caráter • Metamorfose e morte

O virtuoso doutor Jekyll – clínico certeiro, professor dedicado e pesquisador incansável – passa as madrugadas no laboratório em busca de uma fórmula capaz de purificar a natureza contraditória do homem, purgando-o de seus impulsos mais primitivos e antissociais. A pesquisa, porém, acaba tomando um rumo imprevisto, libertando o que se queria extinguir...

Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi escritor escocês, romancista, poeta e autor de histórias de aventura, como A ilha do tesouro, A flecha negra e Raptado, muitas das quais adaptadas para o teatro, o cinema e a televisão.

Santiago García nasceu em Madri, Espanha, em 1968. Formado em Jornalismo e em História da Arte, estreou profissionalmente como roteirista de histórias em quadrinhos em 2004. Desde então publicou, em coautoria com Pepo Pérez, os álbuns da série El vecino (um olhar para o lado humano dos super-heróis) e, com Javier Peinado, A tempestade, reinterpretação da obra homônima de Shakespeare em chave sci-fi.

Javier Olivares nasceu em 1964, em Madri, Espanha. Trabalhando desde 1985 como quadrinista e ilustrador profissional, colaborou para diversos veículos, como o jornal El País, as revistas Rolling Stone e El Economista, e publicações “alternativas” como Madriz, Medios revueltos, La maleta e Nosotros somos los muertos. É autor de Estados carenciales, La caja negra (trabalhos indicados ao prêmio de Melhor Obra no Salón del Cómic de Barcelona) e Los ninõs tontos (premiado pelo Conselho de Cultura de Valencia em 2000). Olivares também atua como designer e diretor de filmes de animação (alguns dos quais exibidos no Festival de Cinema de Granada), além de escrever livros infantis, publicados no México e na França.

ABC

ABC dos povos índígenas no Brasil

ABC dos povos índígenas no Brasil

Marina Kahn
Ilustrações Apo Fousek
Formato 27,5 × 20,5 cm
48 páginas
Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]
ISBN 978-85-7675-793-1
Temas Pluralidade cultural • Culturas indígenas

Amplo e diversificado, o Brasil indígena vai muito além da cultura tupi. São 234 povos vivendo de norte a sul do país, falantes de 180 línguas distintas, sem contar os grupos que permanecem isolados. Um universo fascinante, que se revela na variedade dos estilos e técnicas de pintura corporal, nos tipos de festas e cerimônias, como as que envolvem ritos de passagem, no sortimento de artefatos, nas formas de relacionamento com a natureza. Sem pretender esgotar o inesgotável, este ABC  introduz aspectos essenciais do modo de vida indígena que, em conjunto, dão uma ideia da diversidade étnica, que vale a pena conhecer e é preciso preservar.

Marina Kahn nasceu em São Paulo em 1957. Estudou Ciências Sociais e trabalhou na Fundação Nacional do Índio (Funai) por mais de uma década. Morou no território dos Ticuna, no alto rio Solimões e, depois, no Parque do Xingu. A partir dos anos 1990, juntou-se a ONGs indigenistas empenhadas em comprometer o Estado brasileiro a reconhecer a existência de índios no país e a estabelecer uma legislação que os visse como cidadãos de direitos, sobretudo territoriais e linguísticos. Hoje, afastada do cotidiano das aldeias, presta assessoria a associações indígenas e instituições não indígenas em interação.

Apo Fousek nasceu em São Paulo em 1974. É artista plástico multimídia com formação em design gráfico. Em 2005, fez a primeira mostra individual, apresentando sua trajetória dos 5 aos 30 anos. Desde então, tem feito várias exposições e participado de coletivas na Argentina, nos Estados Unidos e em países da Europa. É um artista ativista, que busca explorar a relação dos seres humanos com a natureza, a ética com os animais e as práticas de consumo consciente, bem como alternativas de vida por meio das subculturas.

Poesia

O flautista de Hamelin

O flautista de Hamelin


Robert Browning
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Antonella Toffolo
Formato 21,5 × 28 cm
32 páginas
Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-7675-632-3
Temas Poesia romântica inglesa • Lugar social do artista • Música e magia

O poeta romântico inglês Robert Browning recria em versos uma antiga fábula alemã recolhida pelos irmãos Grimm. Nela vemos a história do artista marginal, misto de mago, louco e mendigo, que salva a cidade da infestação de ratos, toma um calote e se vinga: encanta as crianças e as leva embora, punindo a população indigna dos benefícios da arte. O poema, obra-prima da literatura infantojuvenil de todos os tempos, ressurge em uma edição refinada, capa dura, traduzida pelo poeta e linguista Marcos Bagno e acompanhada das dramáticas xilogravuras de Antonella Toffolo, que evocam o movimento Blaue Reiter e o expressionismo alemão.

Robert Browning, poeta e dramaturgo inglês, nasceu em 1812, em Camberwell, região sudeste de Londres, e morreu em Veneza, em 1889. Casou-se com a também poeta Elizabeth Barrett (1806-1861) e mudou-se para a Itália, onde passou a maior parte da vida. Entre suas obras mais conhecidas estão os poemas “Paracelsus” (1835) e “Sordello” (1840), a série de peças Bells and Pomegranates (1841-1846), a coletânea de versos Men and Women (1855) e “The ring and the book” (1868-1869), longo poema com mais de 20 mil versos.

Os espelhos de Ana Clara

Os espelhos de Ana Clara


Mercedes Calvo
Ilustrações Fernando Vilela
Formato 17 x 24 cm
48 páginas
Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-60820-87-0
Temas Fantasia • Memória • Mundo paralelo

 

Quem anda por dentro do espelho reinventa o tempo, encontra doces fantasmas, entoa canções de vento, dorme em regaços de lua, joga amarelinha e sonha na companhia de sapos e sinos, fadas e cavalos. Num caleidoscópio de palavras, a realidade e a fantasia trocam sinais nesta obra premiada (Prêmio Hispano-Americano de Poesia para Crianças 2008).

Mercedes Calvo nasceu em Salto, Uruguai, em 1949. Leitora de poesia desde menina, começou a lecionar para crianças em 1971 e ambas as atividades marcaram sua vida. Em fins dos anos 1990, começou a trabalhar com educação de adultos e como corretora do Departamento de Publicações do Conselho de Educação Primária. Este é seu primeiro livro publicado.

Fernando Vilela nasceu em São Paulo, em 1973. Artista plástico, ilustrador, escritor, designer e arte--educador, já expôs suas obras em várias cidades do mundo e recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti de Melhor Livro de Ilustração Infantil ou Juvenil, em 2007. Do mesmo ilustrador: ABC do Japão, A fenda do tempo.

Brünhilde e a saga do anel

Brünhilde e a saga do anel
 

Jorge Luján
Tradução Marcos Bagno
Ilustrações Linda Wolfsgruber
Formato 15,8 x 23 cm
96 páginas
Leitor crítico [a partir de 12/13 anos]
ISBN 978-85-60820-67-2
Temas Épica germânica • Deuses e heróis • Amor × poder • Infidelidade conjugal • Incesto

Baseado em sagas nórdicas e na Canção do Nibelungo, epopeia germânica escrita por volta do século XIII, o Ciclo do anel, criado pelo músico alemão Richard Wagner (1813-1883), é uma das maiores e mais ambiciosas obras de arte do mundo. Com base no libreto das quatro óperas que compõem tal ciclo (“O ouro do Reno”, “A valquíria”, “Sigfried” e “O crepúsculo dos deuses”), o poeta argentino Jorge Luján nos oferece agora uma nova versão da saga, em verso livre. Nela, Brünhilde desponta como a verdadeira heroína da história que, graças ao seu amor e à sua inquebrantável fidelidade, redime o inconstante Sigfried. Brünhilde rejeita a concepção de casamento, convencional e opressiva, defendida por Fricka, esposa de Wotan. Ela também descumpre as ordens de seu pai, que torce a lei em seu próprio proveito, impondo-a aos demais de modo inflexível. Primorosamente ilustrado, este livro contribui para a divulgação dessa saga, fazendo companhia aos guardiões do anel, sejam eles novatos no assunto ou wagnerianos consumados.

Jorge Luján nasceu em Córdoba, Argentina, em 1943. Poeta, músico, arquiteto, ele é também autor de uma vasta obra para jovens e crianças. Luján trabalhou com alguns dos maiores ilustradores do mundo e obteve diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio de Poesia para Crianças da Associação do Livro Infantil e Juvenil da Argentina (ALIJA).

Linda Wolfsgruber é uma das mais destacadas artistas austríacas, dona de uma obra originalíssima exibida não apenas na Europa, mas também no Japão e nos Estados Unidos. From the Myths of Ancient Summer e Stories from the Life of Jesus são alguns títulos. Atualmente ela mora em Viena, Áustria.

Ah, as cores!

Ah, as cores!
Jorge Luján
Ilustrações Piet Grobler
Formato 27,5 x 20,5 cm
32 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-60820-52-8
Temas Cores • Imaginação • Memória e percepção


Branco, preto, marrom, verde, bege, vermelho, amarelo, azul, laranja, violeta, cor-de-rosa. Onze cores para sonhar: em verso e coisa. O bege é da areia, que nina; o vermelho, do ulmeiro, que arde; o laranja, do pomar, que sacia. Nesse devaneio cromático, as sensações se misturam e tudo tem peso e cheiro, temperatura e som.

Jorge Luján nasceu em Córdoba, Argentina, em 1943. Poeta, músico, arquiteto, ele é também autor de uma vasta obra para jovens e crianças. Luján trabalhou com alguns dos maiores ilustradores do mundo e obteve diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio de Poesia para Crianças da Associação do Livro Infantil e Juvenil da Argentina (ALIJA).

Piet Grobler nasceu em 1959, nas savanas da Província de Limpopo, África do Sul. Artista premiado, ele dá aulas de ilustração nas  universidades africanas e participa de projetos comunitários de confecção de livros e contação de histórias.

Romance e Saga

Dez anos e nove meses

Dez anos e nove meses

Fred Paronuzi
Tradução Camila Nassif, Heitor Ferraz Mello e Rita Jover-Faleiros
Ilustração de capa Andrés Sandoval
Formato 16 x 23 cm
176 páginas
Leitor crítico [a partir de 12/13 anos]
ISBN 978-85-60820-66-5
Temas Amadurecimento • Descoberta da sexualidade • Diferenças sociais, étnicas e geracionais

Frédéric é o caçula dos Falcozzi, família de origem italiana que vive na pequena cidade de Ugine, França, desde que seu avô Brolino, perseguido pelo regime fascista do ditador Mussolini, foi buscar abrigo do outro lado dos Alpes. É ele o narrador pré-adolescente de Dez anos e nove meses – livro que relata uma série de acontecimentos de sua vida, ocorridos no intervalo de um ano (a vexatória cirurgia nos testículos a que foi submetido; a morte da avó, acometida pelo Mal de Alzheimer; a paixão por uma trapezista de circo de passagem por Ugine; entre outras coisas). Seu relato mordaz alinhava de modo vertiginoso os mais diversos assuntos dando a conhecer suas descobertas e reflexões acerca da família, das garotas, da sexualidade, da doença (da solidão e da morte), das diferenças entre etnias e culturas, do primeiro amor, da amizade.

Fred Paronuzi nasceu em 1967, na Savoia, França. Com a cabeça tomada pelos ideais beatniks, ele viajou por vários países, ensinou francês na Escócia, no Canadá e na Eslováquia. Hoje ele mora em um chalé nas montanhas, onde escreve seus livros e cuida de seu jardim. Dez anos e nove meses é seu livro de estreia.

INFORMATIVO

Para entender o mundo

O grande e maravilhoso livro das famílias

O grande e maravilhoso livro das famíliasMary Hoffman
Tradução Isa Mesquita
Ilustrações Ros Asquith
Formato 22 × 30 cm
40 páginas
Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]
ISBN 978-85-7675-621-7
Temas Pluralidade cultural • Comportamento • Relacionamentos familiares

 

 

Um retrato sensível e bem-humorado de diferentes experiências familiares a partir de elementos concretos e cotidianos, como habitação, moradia, trabalho, alimentação, lazer etc. Os relacionamentos aparecem de modo complexo, com estrutura variada (famílias extensas ou reduzidas, hetero, homo ou monoparentais, biológicas ou adotivas etc.), multiplicidade de sentimentos e estilos de comunicação. Texto e ilustrações em diálogo fecundo enfrentam com humor e criatividade os preconceitos e estereótipos da família como realidade única e imutável.

Mary Hoffman escreveu mais de noventa livros para crianças, de álbuns a romances, muitos deles premiados. Ela tem três filhas adultas, que trabalham com artes, e vive em Oxfordshire, Inglaterra, com o marido e três gatos burgueses.

Ros Asquith é cartunista do jornal Guardian há vinte anos. Formada pela Camberwell School of Art, ela escreveu mais de sessenta livros para jovens. Tem dois filhos e vive em North London, Inglaterra, com um crítico de jazz.

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom