Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Clientes Grupo SM Notícias 2011 12 Óperas do compositor Richard Wagner ganham versão poética para crianças

Clientes

Óperas do compositor Richard Wagner ganham versão poética para crianças

01/12/2011

Baseado em sagas nórdicas e na 'Canção do Nibelungo', epopeia germânica escrita por volta do século XIII, o compositor alemão Richard Wagner (1813-1883) criou uma das mais ambiciosas obras de arte do mundo, o 'Ciclo do anel', integrado por quatro óperas, para as quais escreveu tanto a música como os libretos: 'O ouro do Reno', 'A Valquíria', 'Siegfried' e 'O crepúsculo dos deuses'. A partir de seus libretos, o poeta argentino Jorge Luján oferece agora em 'Brünhilde e a saga do anel', lançamento de Edições SM, uma nova versão da saga, apoiada exclusivamente na musicalidade dos versos criados no drama wagneriano.

A história que tem a valquíria Brünhilde como protagonista marca o fim da era dos deuses e o começo  da humanidade. Tudo tem início com o anão Alberich que, ao ter seu amor rejeitado pelas ninfas do Reno, rouba o ouro sagrado desse rio e forja um anel mágico, provocando transgressões que afetam a ordem e a harmonia universais. Brünhilde se destaca como a heroína da história, mantendo-se fiel aos seus princípios e ideais mesmo atuando em uma vil conjuntura. A saga do anel está envolta em cobiça, luxúria, ira, trapaças, incesto, traição, ousadia, amor e ódio.

Quando o professor de música da USP, Sergio Casoy, apresenta o livro ele diz que “A mensagem subjacente é a de que tais efeitos são universais, atemporais, e podem se manifestar hoje da mesma forma como foram descritos nos libretos”. Isso denota a contemporaneidade da obra. 

Os versos de Luján, apoiados pelo rico trabalho de ilustração de Linda Wolfsgruber, em que se destacam os traços rústicos em nanquim sobre aquarela, dão vida a todos os personagens míticos dessa história.

Sobre o autor - Jorge Luján é poeta, músico e arquiteto, nascido em Córdoba, Argentina. Autor de vasta obras para jovens e crianças, ganhou diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio de Poesia para Crianças da Associação do Livro Infantil e Juvenil da Argentina.

Sobre a Ilustradora - Linda Wolfsgruber é uma das mais destacadas artistas austríacas, dona de uma obra originalíssima exibida não apenas na Europa, mas também no Japão e nos Estados Unidos. Atualmente, ela vive em Viena, Áustria.

Título: Brünhilde e a saga do anel
Autor: Jorge Luján
Ilustrações: Linda Wolfsgruber
Tradução: Marcos Bagno
Número de páginas: 96
Formato: 15,8 x 23 cm
Preço: R$ 33,00
Indicação: Leitor crítico (a partir de 12/13 anos)
ISBN: 978-85-60820-67-2

Mais informações sobre os livros publicados por Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Ações do documento

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Pedro Mariani | pedro@pluricom.com.br 
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom