Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 05 Mineiros premiados autografam na Bienal do Livro de Minas Gerais

Clientes

Mineiros premiados autografam na Bienal do Livro de Minas Gerais

May 17, 2012

Autores com livros publicados por Edições SM, Nelson Cruz e Marilda Castanha estarão na tarde deste sábado, 19 de maio, na Bienal do Livro de Minas Gerais, para autografar obras premiadas para crianças

Uma oportunidade única para crianças conhecerem os escritores e ilustradores mineiros consagrados com os mais importantes prêmios literários do país: Nelson Cruz autografa, às 13h, duas obras, Alice no telhado e Os Herdeiros do Lobo. Já Marilda Castanha apresenta, às 14h, Mil e uma estrelas.

Premiado em 2010 com o Jabuti como o melhor livro infantil, Os herdeiros do lobo é uma original recriação do clássico Os Três Porquinhos, mas pelo ponto de vista do lobo. Com um tom misto de fábula, narrativa histórica e realismo fantástico, a história é recheada de referências sutis – articuladas como enredo ou na construção de personagens e de cenário – e outras explícitas a vários dos contos de fadas, como A Bela e a Fera, Pinóquio e Cinderela, à formação do Brasil, como também do universo das artes plásticas, abarcando temas em diversas áreas do conhecimento.

Alice no telhado foi o vencedor do Prêmio Glória Pondé de 2011, de Literatura Infantil e Juvenil, outorgado pela Biblioteca Nacional. Sem saber como começar uma história, o narrador desenha um círculo no meio de uma folha. E põe-se a imaginar se, a partir daquele desenho simples, uma história poderia ter início. E não é que daquele círculo sai um coelho apressado, que desaparece em direção a outra página? Depois uma menina aflita, um chapeleiro, alguns soldados, um rei e uma rainha? E também surge um gato listrado, sorridente e matreiro? São os personagens de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que invadem as páginas e vão assumindo o roteiro, cabendo ao autor a tarefa de conceber o cenário para eles.

De Marilda Castanha, os visitantes da Bienal poderão conhecer Mil e uma estrelas, obra que acaba de receber o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O livro conta a história de uma menininha que ama contar estrelas e que topa certa noite com o céu pelado, sem estrela alguma. Quem estaria por trás desse sumiço? Talvez o Ogro Gigante, único ser capaz de alcançar a Lua. E não é que chegando à gruta do monstro a menininha encontra mesmo as estrelas? Dá então uma de valente e ordena a devolução. Mas o ogro, apesar de gigante, é covarde: tem medo do escuro. Compadecida, a menina arruma então uma maneira de acalmar o amigo, povoando de histórias seu céu interior.

O encontro com os dois autores na Bienal do Livro de Minas Gerais será neste sábado: às 13h, com Nelson Cruz e, às 14h, com Marilda Castanha, no Auditório Lucio Cardoso, do ExpoMinas, na Av.Amazonas, 6.030, Bairro Gameleira, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a Bienal do Livro de Minas Gerais estão disponíveis no site do evento: www.bienaldolivrominas.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom