Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 05 Inscrições abertas para o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Clientes

Inscrições abertas para o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

May 03, 2012

Concurso confere US$ 30 mil a escritores pelo conjunto de sua obra voltada a crianças e adolescentes

Estão abertas as inscrições para o VIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Instituições, associações e grupos editoriais, educacionais ou culturais podem indicar escritores até o dia 31 de maio. O vencedor, que recebe reconhecimento internacional e premiação de US$ 30 mil, é tradicionalmente anunciado durante a Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL), no segundo semestre do ano.

Cada instituição tem o direito de apresentar apenas um candidato, que deve possuir publicações voltadas a crianças e adolescentes consideradas de relevância no mercado ibero-americano. Currículo, documentação e exemplares de três livros (escritos em português ou espanhol) podem ser enviados pelo correio para a Secretaria Técnica do prêmio, que fica no México – os detalhes sobre a inscrição estão disponíveis no regulamento (clique aqui). Não serão aceitos livros didáticos nem informativos.

O prêmio foi criado em 2005, no Ano Ibero-Americano da Leitura. Seu objetivo é reconhecer os autores cuja carreira literária esteja voltada para os públicos infantil e juvenil. Entre os vencedores, já está um brasileiro – Bartolomeu Campos de Queirós, premiado em 2008. Também foram condecorados três escritores espanhóis, Juan Farias (2005), Montserrat Del Amo (2007) e Agustín Fernández Paz (2011); dois argentinos, María Teresa Andruetto (2009) e Laura Devetach (2010); e a colombiana Gloria Cecilia Díaz (2006).

O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil é promovido anualmente pela Fundação SM, em conjunto com as instituições que integram a Associação do Prêmio: Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), International Board on Books for Young People (IBBY), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e (Unesco/Orealc), além da colaboração da FIL.

Para mais informações sobre o prêmio, acesse www.iberoamericanosm-lij.com

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom