Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 05 Série Gestor Escolar de Edições SM encerra ciclo de palestras por todo o país

Clientes

Série Gestor Escolar de Edições SM encerra ciclo de palestras por todo o país

May 29, 2012

Em 2012, Edições SM bateu seu próprio recorde: reuniu mais de 8.000 professores das redes públicas estaduais e municipais, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares, para discutir como melhorar a educação brasileira. Foram 22 fóruns e seminários, de Norte a Sul do país, com especialistas renomados em educação. A realização de eventos como esses já é uma prática tradicional da editora como forma de compartilhar conhecimento com a comunidade educativa. A inovação deste ano é que todo esse saber dos palestrantes também está disponível de forma permanente no site da editora, com a série 'Gestor Escolar - Fundamentos', material de apoio ao trabalho do gestor escolar e à formação continuada do professor.

A série Gestor Escolar reuniu em um DVD um material também disponível online no site www.edicoessm.com.br/gestor_escolar_fundamentos. A iniciativa visa subsidiar o educador brasileiro com abordagens teórico-metodológicas para a compreensão, reflexão e transformação da prática do cotidiano escolar. Composta por cinco temas fundamentais para a educação, foi elaborada  por educadores que são referência no cenário nacional, como Celso Vasconcellos, Cipriano Luckesi, Nilbo Nogueira, Nilson Machado e Vasco Moretto. “Nosso principal compromisso é com a educação em valores”, afirma José Henrique Del Castillo Melo, diretor geral de Edições SM no Brasil. “A série Gestor Escolar visa, portanto, auxiliar os educadores na desafiadora tarefa de formar cidadãos críticos e competentes, para a construção de sua sociedade mais justa”, explica.

O primeiro tema é Projeto político pedagógico, que discute a sua importância para a identidade institucional, como um projeto de construção coletiva, norteador das escolhas e ações pedagógicas dos membros da comunidade educativa. Todo o material foi desenvolvido por Vasco Moretto, mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval (Québec, Canadá), licenciado em Física pela Universidade de Brasília (UnB), e especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

O segundo tema é Educação por competências, que promove uma ampla discussão sobre a dimensão dos valores e o enfrentamento da fragmentação excessiva em sala de aula, desenvolvido por Nilson Machado, licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e doutor em Educação pela USP, onde atualmente é professor titular.

O tema seguinte é Pedagogia dos projetos, que foca na autonomia do aluno, destacando o trabalho com os conteúdos procedimentais como uma alternativa possível. O material foi desenvolvido pelo pedagogo Nilbo Nogueira, licenciado em Ciências e bacharel em Química e practitioner em PNL, pós-graduado em Psicopedagogia, mestre em Educação pela USP e doutor em Educação pela PUC-SP.

Gestão da sala de aula é o tema tratado pelo pedagogo, filósofo e pesquisador Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela USP, mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP e professor de cursos de graduação e pós-graduação na área da Educação. Ele revisita vários aspectos metodológicos, como o relacionamento interpessoal, a organização da coletividade, o trabalho com o conhecimento e o enfrentamento dos desafios do cotidiano.

O último módulo é sobre Avaliação da aprendizagem, por Cipriano Luckesi, licenciado em Filosofia, mestre em Ciências Sociais, doutor em Educação, diplomado em Psicoterapia Somática pelo Centro de Biossíntese da Bahia. Sua proposta é um convite à transformação de condutas, no sentido de os educares aprenderem a se servir da avaliação como aliada na busca da qualidade e eficiência nas atividades escolares.

Gestor EscolarOrganização dos temas e recursos – Cada um dos cinco temas está organizado a partir de um menu interativo que permite ao coordenador pedagógico ter acesso às diferentes ferramentas de forma rápida e dinâmica. O ponto de partida para o trabalho com cada tema é o tópico Atividades introdutórias, com reflexão inicial, a partir da leitura de imagem e de outros recursos multimídia, buscando motivar a participação, o envolvimento da equipe e a expressão da experiência que cada professor já possui, dando ao gestor a possibilidade de traçar um caminho de trabalho considerando os conhecimentos e experiências que sua equipe já possui.

Outro recurso são as apresentações em eslaides (formato Power Point), com comentários sugerindo ao gestor escolar formas de abordagem para a utilização do material, para contribuir com a formação continuada da equipe docente.

Há ainda vídeos inéditos com cada um dos cinco educadores responsáveis por cada tema, com o objetivo de enriquecer e ampliar as possibilidades de abordagem por parte do gestor escolar. São mais de 100 minutos de vídeos que podem ser utilizados pelo coordenador pedagógico e diretor escolar em diversos tipos de atividades.

O gestor escolar também conta, em cada tema, com a respectiva ficha de avaliação, que facilitará a sua compreensão sobre o nível de aproveitamento do trabalho pela equipe docente, subsidiando possíveis intervenções e sugerindo desdobramentos para a continuidade das ações.

A série é também integrada por textos complementares de apoio, que podem ser reproduzidos e distribuídos aos professores, com o objetivo de fundamentar a reflexão do grupo e orientar as práticas que resultarão em novas reflexões, bem como com bibliografia complementar e sugestão de filmes e sites, para ampliar as possibilidades de trabalho com cada tema.

Mais informações estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br ou pelo canal de comunicação direta com a equipe de Serviços Educacionais, por meio da APEC (Assessoria Pedagógica Continuada): 0800 72 LIVRO e 0800 725 4876, ou e-mail [email protected]

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom