Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 06 Dois títulos de Edições SM dentre os melhores livros do ano para crianças

Clientes

Dois títulos de Edições SM dentre os melhores livros do ano para crianças

Jun 01, 2012

'Alice no telhado', de Nelson Cruz, e 'Mil e uma estrelas', de Marilda Castanha, ambos lançados por Edições SM, estão entre os trinta títulos do ano premiados pela revista Crescer. São livros que não podem faltar na estante das crianças.

Em cerimônia realizada na sede da Editora Globo na noite de ontem, 31 de maio, em São Paulo, foram anunciados e entregues os prêmios a escritores e ilustradores dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano - Crescer 2012. Em sua sétima edição, o Prêmio Crescer conta com mais de 40 jurados, todos experts em literatura infantil, que fazem a indicação de 15 títulos cada. A partir do cruzamento das indicações, chega-se à lista final, que tem servido de orientação para os pais escolherem livros para seus filhos. “Este prêmio não é um ranking, mas representa nosso respeito ao livro, aos autores e ilustradores”, afirmou a editora de educação e cultura da revista, Cristiane Rogério.

Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Autor, ilustrador e artista plástico autodidata, recebeu prêmios nacionais e internacionais e, em 2002, foi indicado ao Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Por Edições SM, publicou também Os herdeiros do lobo e ilustrou O homem que lia as pessoas.

Marilda Castanha é também mineira de Belo Horizonte. Como ilustradora, conquistou importantes prêmios, como o Prix Graphique Octogone (França), o Noma de Ilustração (Unesco) e, no Brasil, os prêmios Jabuti e o de Melhor Ilustração da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Um detalhe curioso: os dois ganhadores são marido e mulher e vivem com seus dois filhos, que também adoram desenhar.

Confira abaixo a recomendação da revista sobre os livros vencedores.

Alice no telhado
Textos e ilustrações de Nelson Cruz, Edições SM, R$ 33
Logo na primeira página do livro, o narrador relata: era tarde da noite quando ele, cercado de papéis em branco, esforçava-se para escrever uma história. Já que a ideia não vinha, apanhou um pincel, desenhou um círcuclo no meio de uma folha e ficou imaginando se a partir daquele desenho despretensioso, a história poderia nascer. Uma obra fantástica e repleta de aventura do artista mineiro Nelson Cruz, que traz uma criativa inspiração do clássico Alice no País das Maravilhas. Ele é vencedor de importantes prêmios, incluindo um pimeiro, um segundo e um terceiro lugar no Jabuti. A partir de 5 anos.

Mil e uma estrelas
Textos e ilustrações de Marilda Castanha, Edições SM, R$ 34
Toda noite a menina contava estrelas. Mas houve uma noite em que olhou para o céu e ele estava totalmente escuro. A menina então decidiu ir até a gruta onde morava o Ogro Gigante para ver se conseguia uma solução para o incômodo. E foi então que ela descobriu que a culpa era dele, mas havia uma boa explicação: tratava-se de um ogro medroso. O texto sensível e poético e também as belas ilustrações de página inteira dessa premiada autora mieneira colocam a criança para conversar com os sentimentos. A partir de 3 anos.

A lista completa pode ser conferida na edição da revista Crescer de junho de 2012, já em circulação.

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom