Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 06 Professores do Ensino Fundamental I têm até dia 1º de julho para escolher livros didáticos para 2013

Clientes

Professores do Ensino Fundamental I têm até dia 1º de julho para escolher livros didáticos para 2013

Jun 14, 2012

É tempo de analisar o material selecionado pelo MEC e fazer a melhor escolha

A partir do dia 15 de junho, professores do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) da rede pública de todo o país poderão indicar os livros que serão adotados por suas escolas em 2013, por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O momento, portanto, é de conhecer, dentre os materiais selecionados pelo MEC, aqueles que melhor se encaixam no projeto educativo da escola e forneçam as melhores condições de trabalho em sala de aula.

As coleções Aprender Juntos e Mundo Amigo de Edições SM tiveram alto índice de aprovação e participam do PNLD 2013 com coleções para todos os componentes curriculares.

Ambas possuem função didática clara, o que facilita o planejamento e o desenvolvimento das aulas e a adequação à realidade de cada turma. Além disso, ambas contemplam unidade e coerência metodológica, possibilidade de interdisciplinaridade e a educação apoiada em valores e comprometida com a formação para a cidadania.

Aprender Juntos

Compromissadas com uma educação integral, as coleções Aprender Juntos contribuem para formar pessoas com atitudes positivas diante da vida, que saibam se relacionar e que tenham autonomia e capacidade para tomar decisões adequadas, superando dificuldades e conflitos. Tem como eixos norteadores conteúdos programáticos fundamentais e específicos de cada disciplina, complementados por conteúdos relacionados a procedimentos e atitudes, o desenvolvimento da capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações do dia a dia e fundamentação em valores universais como liberdade, solidariedade e responsabilidade.  

O trabalho com valores acontece ao longo de todo o livro, em todos os volumes das coleções, norteando a escolha de textos, imagens e atividades. Além disso, momentos específicos, indicados pelo selo Saber Ser, oferecem oportunidades para a reflexão e a discussão de temas transversais.

Mundo Amigo

As coleções Mundo Amigo visam uma educação focada não somente em conteúdos, mas no desenvolvimento de competências e habilidades e na educação para cidadania. São o resultado de um projeto estruturado por meio de textos e atividades que se intercalam de modo equilibrado, o que confere objetividade e praticidade ao material.

Seus conteúdos são apresentados de forma clara, objetiva e dinâmica, possibilitando a construção gradativa do conhecimento. Habilidades e competências desenvolvidas ao longo de toda a obra preparam o aluno para se tornar um indivíduo independente e autônomo no meio social. Em termos de educação para a cidadania, aborda assuntos socialmente relevantes, relacionados à civilidade, à ética e ao respeito pelo outro, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo.

Todos os capítulos das coleções Mundo Amigo contam com o boxe Cidadania, que estabelece relações entre o conteúdo trabalhado e importantes questões sociais.

Recursos para o professor

Tanto as coleções Aprender Juntos como Mundo Amigo contam com o Manual do professor, desenvolvidos para apoiar o educador no dia a dia. Traz todas as respostas das atividades propostas do livro do aluno, oferece comentários, sugestões, atividades variadas, além de recursos que aprofundam e ampliam as possibilidades de trabalho em sala de aula, de modo que cada educador possa adaptá-las à sua turma e realidade. T

O Manual do professore oferece ainda sugestões de instrumentos de avaliação que contemplam os critérios necessários para informar sobre o grau de realização dos objetivos previstos e o grau de aprendizagem adquirido em cada conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal).

Além disso, Edições SM proporciona uma série de serviços educacionais. Em seu site, no Canal do Professor, estão disponíveis atividades complementares e experimentais, sugestões para avaliação, projetos interdisciplinares, recursos multimídia, sumário dos livros, capítulo em PDF, apresentação dos conteúdos, metodologia e diferenciais das disciplinas.

Os educadores que trabalham com os materiais e recursos de Edições SM, contam também com a Assessoria Pedagógica Continuada (APEC), pelos telefones 0800 72 LIVRO ou 0800 72 54876 e pelo e-mail [email protected].

Edições SM preparou um material específico sobre cada coleção, para que o professor possa conhecer detalhes de cada uma - como os pilares pedagógicos, conteúdos programáticos, estrutura, páginas internas - e fazer a melhor escolha.

Letramento e Alfabetização

Coleção Aprender Juntos AJ

www.edicoessm.com.br/pnld2013/aprenderjuntosletramentoealfabetizacao

Trabalha de maneira articulada e simultânea a alfabetização e o letramento. Prepara o aluno para o uso da língua e da linguagem em diferentes situações sociais. Apresenta textos de diferentes gêneros, atividades variadas e temas de relevância social.

Coleção Mundo AmigoMA

www.edicoessm.com.br/pnld2013/mundoamigoletramentoealfabetizacao

Fornece as condições necessárias à plena participação da criança nas práticas de leitura, nas reflexões linguísticas e na compreensão e produção de gêneros orais e escritos. Estimula o exercício da cidadania por meio do acesso aos saberes linguísticos.

Língua Portuguesa

Coleção Aprender Juntos Lingua Port

www.edicoessm.com.br/pnld2013/aprenderjuntoslinguaportuguesa

Trabalha de maneira articulada e simultânea a alfabetização e o letramento. Prepara o aluno para o uso da língua e da linguagem em diferentes situações sociais. Apresenta textos de diferentes gêneros, atividades variadas e temas de relevância social. Os temas possibilitam uma abordagem interdisciplinar e dão ênfase à Educação em valores.

Alfabetização Matemática

Coleção Aprender JuntosALf MAt

www.edicoessm.com.br/pnld2013/aprenderjuntosalfabetizacaomatematica

Traz uma abordagem que prioriza a comunicação de ideias através da linguagem matemática. Trabalha os conceitos matemáticos para a compreensão do mundo que cerca o aluno.

Matemática

Coleção Aprender Juntos MAT

 

 

 

 

 

www.edicoessm.com.br/pnld2013/aprenderjuntosmatematica

Trabalha a Matemática como um meio para resolver situações-problema. Propõe a aplicação prática dos conhecimentos matemáticos no cotidiano do aluno.

História

Coleção Aprender Juntos  AJ Historia

www.edicoessm.com.br/pnld2013/aprenderjuntoshistoria

A diversidade de fontes possibilita trabalhar abordagens e pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto. Trabalha com noções e conceitos históricos para que o aluno entenda a realidade em que vive e possa atuar na sociedade de forma consciente, crítica e reflexiva.

Coleção Mundo Amigo

MA Histww.edicoessm.com.br/pnld2013/mundoamigohistoria

Desenvolve no ensino de História, além dos conteúdos, o exercício da cidadania, a ética e os valores democráticos de responsabilidade social e respeito à diversidade, bem como a capacidade analítica, a reflexão e a autonomia do pensamento.

Coleção Mundo para Todos MparaT

www.edicoessm.com.br/pnld2013/mundoparatodoshistoria

Estimula a discussão de aspectos relacionados aos temas transversais e à cidadania como valor fundamental da sociedade brasileira. Propõe a aplicação do conhecimento em situações didáticas práticas diretamente relacionadas à vivência do aluno.

Geografia

Coleção Mundo Amigo Geo

www.edicoessm.com.br/pnld2013/mundoamigogeografia 

Apresenta uma seleção de conteúdos, metodologias e procedimentos que visam desenvolver noções sobre a estruturação espacial e ampliar o conhecimento geográfico. Aproxima os conteúdos à realidade do aluno, promove a reflexão e amplia os conceitos por meio de atividades diversificadas.

Ciências

Coleção Aprender JuntosAJ Ciencias

www.edicoessm.com.br/pnld2013/aprenderjuntosciencias

Valoriza os conhecimentos prévios do aluno e estimula a investigação e a problematização. Apresenta a ciência de forma contextualizada, despertando o interesse do aluno, incentivando a autonomia e discutindo valores.

Coleção Mundo Amigo MA Ciencias

www.edicoessm.com.br/pnld2013/mundoamigociencias

Desenvolve os conteúdos a partir de situações cotidianas, conduzindo o pensamento do aluno do senso comum para o conhecimento científico. Estimula o desenvolvimento de  competências, habilidades e valores necessários à vida em sociedade.

Mais informações sobre as coleções integrantes do PNLD 2013 estão disponíveis no site de Edições SM: www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom