Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 07 Congresso de Psicologia discute relações com a morte e o luto

Clientes

Congresso de Psicologia discute relações com a morte e o luto

Jul 23, 2010

Dentre as mais de 4 mil atividades previstas, debate sobre O luto não autorizado dos profissionais de saúde é um dos destaques do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb) promove o III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, que acontece no período de 3 a 7 de setembro, no Memorial da América Latina e no campus Memorial da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo.

São 4.281 atividades entre conferências, simpósios, mini-cursos, mesas-redondas, exposições de trabalhos, relatos de experiências profissionais (como eu faço) e discussões sobre temas específicos (conversando sobre).  No total, 21 entidades compõem a comissão organizadora do congresso e, entre elas, a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) que participa com 60 atividades.

Um dos destaques  da SBPH fica por conta da mesa-redonda, coordenada pela psicóloga Paula Costa Mosca Macedo, com o tema O luto não autorizado dos profissionais de saúde. O objetivo é abordar a vivência e o processo de luto, além de falar sobre a notícia de morte e analisar a atitude dos profissionais de saúde que lidam com a morte.

Três autoras estarão reunidas para expor suas pesquisa e dividir experiências com o público inscrito. Mônica Giacomini Guedes da Silva apresenta a fala Notícia de morte: Uma postura desafiadora ao profissional da saúde que luta contra ela. Maria Julia Kovacs, que traz o Luto como título de sua fala, aborda os aspectos gerais do assunto e também os fatores que o influenciam como: a natureza do vínculo, a forma da morte, antecedentes históricos, variáveis de personalidade e contexto social. Maria Julia analisa ainda o contexto hospitalar e o relacionamento com pacientes em estado terminal.

Já Vera Ferrari Rego Barros da Faculdade de Medicina da USP, relata o tópico Do saber sobre a morte ao saber sobre o sujeito: O impossível da isenção. Vera trabalhou 32 anos no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas FMUSP, uma instituição cujo foco é o paciente crônico, grave, complexo e terminal. Segundo ela, “o luto é um processo. Um trabalho longo e doloroso que implica em retirar a libido das ligações, das representações com o objeto amado, dado que a realidade mostra que esse objeto não mais existe”.

“Além de partilhar estas vivências que são comuns ao profissional da área hospitalar, minha proposta é também provocar o desejo de pensarmos sobre o nosso trabalho, sobre a inquietação que deve estar sempre presente em nossa ação, e principalmente, sobre as representações que nos engessam, nos impedindo de escutar nosso paciente”, completa a especialista.

Sobre a SBPH - A partir da reunião nacional realizada por Bellkiss Wilma Romano, somada a intenção da psicóloga Marisa Decat de Moura em estruturar uma sociedade sem fins lucrativos, desde 1997 a SBPH funciona com objetivo científico, com ênfase na publicação científica e realização de congressos e incentivo  à pesquisa, visando a congregação de psicólogos clínicos com atuação em hospitais. A SPBH está inserida no Fórum de Entidades Nacionais de Psicologia Brasileira (Fenpb), desde 2002.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | thea@pluricom.com.br
11 3774 6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom