Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 08 Bullying traz consequências sérias tanto para a vítima quanto para o agressor

Clientes

Bullying traz consequências sérias tanto para a vítima quanto para o agressor

Aug 19, 2010

Psicólogos e especialistas debatem a violência física ou psicológica praticada por indivíduos ou grupos para intimidar ou agredir pessoas incapazes de se defender


Diante de um cenário cada vez mais complexo e preocupante em relação à violência, o bullying não poderia ficar de fora das discussões no maior encontro de psicologia do país. A terceira edição do Congresso Brasileiro: Psicologia: Ciência & Profissão, que acontece de 3 a 7 setembro em São Paulo, promovido pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), reúne 21 associações e propõe diversas atividades sobre o tema.

Para a especialista Paloma Pegolo de Albuquerque da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) “O bullying é um tipo de violência escolar no qual o agressor é mais forte ou mais poderoso do que a vítima e os comportamentos agressivos são apresentados intencionalmente e repetidamente, gerando consequência tanto para a vítima, quanto para o agressor. Tais consequências vão desde sintomas físicos, doenças psicossomáticas a problemas sociais, emocionais e acadêmicos, o que vai depender de diversos fatores, como as características da vítima e a intensidade do assédio”. Ela estará no Congresso, no dia 7 de setembro, na atividade “Conversando sobre...” Bullying e a atuação do psicólogo no contexto escolar, com o objetivo de discutir suas consequências e o papel do psicólogo na prevenção e tratamento desse tipo de trauma.

Sob esse mesmo prisma, a psicóloga Sandreia Pantoja Lobato apresenta “Como eu faço...” Violência no ambiente escolar: discussões acerca do fenômeno do bullying, também no dia 7. A autora afirma que “na grande maioria das vezes, não é somente a vítima que precisa de ajuda, o agressor também pode estar sofrendo com algum problema em casa, por exemplo, e precisa repassar isso com agressividade através de demonstrações de poder e liderança perante um grupo. Por isso, ambos devem ser acompanhados pelo educador, professor e pedagogo da escola”.

Sandreia propõe uma reflexão sobre jovens que apresentam conduta violenta ao perceberem que estão adquirindo poder nas relações. Comportamento que, segundo a pesquisa, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psicossocial dos alunos, gerando desde baixa auto-estima, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, agressividade e até o suicídio.

Sobre o bullying, o congresso traz, no dia 4 de setembro, a mesa-redonda intitulada Subjetividade e psicopatologias contemporâneas sob distintas perspectivas teóricas. Helena de Ornellas Sivieri Pereira chama atenção para o bullying e cyberbullying, como manifestações patológicas da atualidade que se dão a partir de atitudes agressivas, intencionais e repetidas dentro de uma relação desigual de poder. Nessa mesma mesa-redonda, coordenada pelo psicólogo Tiago H. Rodrigues Rocha, serão debatidos também o transtorno obsessivo compulsivo (toc) e a histeria sob a ótica das psicopatologias.

No mesmo dia, a especialista e psicóloga Juliana Perucchi propõe “Conversando sobre...” As concepções que educadores atribuem às performances de gênero de alunos/as de escolas municipais e estaduais de Juiz de Fora: analisando situações de bullying homofóbico, no qual a autora fala da violência contra homossexuais no ambiente escolar, indo além do contexto dia-a-dia, inserindo as relações de poder que transcorrem a diversidade sexual e de gênero.

Paloma Pegolo de Albuquerque ressalta a importância dos pais e da equipe escolar nesse processo, para que  se “estabeleça parâmetros claros de regras e comportamentos desejáveis, propagando a não aceitação de qualquer manifestação de violência”.  Para ela, tanto a escola quanto a família devem compartilhar a responsabilidade acerca do bullying, buscando investir em sua prevenção.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | thea@pluricom.com.br
11 3774 6463 | 11 9186 9726
www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom