Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 08 Casamento homossexual evidencia transformações na estrutura familiar

Clientes

Casamento homossexual evidencia transformações na estrutura familiar

Aug 30, 2010

Nos meses de julho e agosto, países como Argentina e México aprovaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo, assegurando-lhes a proteção legal e recolocando o tema em debate nas Américas. “Os vínculos afetivos extramatrimoniais, por não serem admitidos como família, eram condenados à invisibilidade”, afirma a psicóloga Maria Berenice Dias, mas tais conquistas estão reconfigurando o olhar da sociedade para os relacionamentos homossexuais e, por meio deles, para o conceito de família. “É indispensável ter uma visão plural das estruturas familiares e inserir no conceito de entidade familiar os vínculos afetivos que, por envolverem mais sentimento do que vontade, merecem a especial proteção que só o Direito das Famílias consegue assegurar”, ressalta a pesquisa da psicóloga.

Maria Berenice participa da mesa-redonda Diversidade Sexual: Desafios para a subjetividade e para a democracia, que acontece no dia 5 de setembro, das 14h às 16h, no III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão.Também fará parte da mesa a especialista Suely Emilia de Barros Santos, cuja pesquisa, Homossexualidades e Juventudes: Novas pinceladas no cenário das subjetividades, aborda o papel da psicologia nesses casos. “A psicologia pode ser mais um instrumento de reconhecimento e de promoção de tal diversidade que se configura não somente pela sexualidade, mas pela multiplicidade que é própria do humano”, defende Suely.

Diversidade, homossexualidade e homofobia, temas de reconhecida importância para os estudos de psicologia individual e social, serão destacadas por diversos participantes do congresso, como Aline Aparecida Rabelo, com A função da homofobia na diferenciação entre o masculino e o feminino; Vera Lúcia Mendes Trabbold, com A busca do corpo ideal entre adolescentes masculinos que frequentam academias de ginástica, entre outros.

A terceira edição do Congresso Brasileiro Psicologia é uma realização do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), e acontece de 3 a 7 setembro em São Paulo, reunindo 21 associações de psicologia e mais de 4 mil trabalhos sobre diversos temas relacionados à pesquisa e à atuação profissional do psicólogo.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | [email protected]
11 3774 6463 | 11 9186 9726
www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom