Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 08 III Congresso Ciência & Profissão promove análise sobre a comunicação em tempos de internet

Clientes

III Congresso Ciência & Profissão promove análise sobre a comunicação em tempos de internet

Aug 02, 2010

Especialista fala sobre mudanças nas relações humanas na atual cultura virtual


A terceira edição do Congresso Brasileiro: Psicologia: Ciência & Profissão, promovido pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), que acontece de 3 a 7 setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, reúne 21 associações de psicologia para debater os temas mais importantes da área e também para discutir assuntos contemporâneos.

Dentre as entidades participantes, a Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap), que estará presente no Congresso com 66 atividades, destaca a apresentação Novos tempos. Novas configurações de singularidade?, da psicanalista e especialista em Psicologia Clínica, Suely Gevertz, diretora da Abrap no período de 2004 a 2007.

A autora propõe para essa conferência uma reflexão sobre o aparecimento das novas técnicas de comunicação e informação e analisa, a partir disso, as novas possibilidades de relacionamento. Suely mostra as modificações na apresentação da imagem e suas consequências, além de pensar a questão de novas singularidades levando em consideração a atual época da virtualidade.

Segundo ela, “a cultura contemporânea, ao passar de industrial para tecnológica, modifica todas as formas de relações. Observa-se uma maior fluidez e relações com menor grau de comprometimento, uma espécie de tentativa de medicalização das emoções humanas, transformando-as em reações químicas, o que diminui e, eventualmente, retira a importância da mente humana como lugar de elaboração das experiências, uma relativização de valores éticos e morais, possível substituição de mundo real e virtual”.

Para Suely existem possibilidades de experiências humanas inéditas na história da humanidade, como, por exemplo, vivências no mundo virtual, que envolvem a intermediação de aparatos mecânicos. “Espero poder conseguir que as pessoas presentes possam começar a pensar nas modificações que tecnologia trouxe às experiências humanas e, a partir disso, estudar que maneiras podemos ajudar os seres humanos a continuarem vivos como indivíduos humanos”, diz a autora.

Essa palestra acontece no dia 6 de setembro, das 10h30 às 12h30. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento.

Sobre a Abrap - A Associação Brasileira de Psicoterapia, ABRAP, foi fundada em maio de 2004 com o intuito de congregar e promover intercâmbio entre psicoterapeutas das diversas tendências existentes na atualidade. Trata-se de uma entidade supra-abordagens abarcando um amplo espectro de linhas psicoterápicas, tais como psicanalíticas, psicodramáticas, psicoterapias cognitivo-comportamentais, sistêmicas, corporais, comportamentais, psicologia analítica e outras.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | [email protected]
11 3774 6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom