Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 08 Leituras psicossociais sobre prisão e adolescência serão discutidas no III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão

Clientes

Leituras psicossociais sobre prisão e adolescência serão discutidas no III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão

Aug 05, 2010

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), composto por 21 entidades da psicologia, promove no período de 3 a 7 de setembro, a terceira edição do Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão. 

Dentre as associações presentes está a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) que vai apresentar oito temas para debate entre simpósios e conferências, como o simpósio sobre Prisão e adolescência: leituras psicossociais, que acontece no dia 5 de setembro, das 14h às 16h, com coordenação de Alexandre Franca Barreto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Este simpósio se propõe abordar, sob diferentes enfoques psicossociais, o contexto do Sistema Nacional de Execução de Medidas Socioeducativas e dos adolescentes alvos dessa política. Para tanto, três autores farão exposições de assuntos pertinentes ao tema, como é o caso da fala intitulada Da passagem da disciplina para o controle e o abolicionismo libertário, do professor Edson Passetti da Faculdade de Ciências Sociais da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Passetti levanta questões sobre a sociedade de controle e sociedade disciplinar, sobre parcerias entre sociedade civil e estado, controle em fluxos e abolicionismo libertário.

Já a autora e psicóloga Alyne Alvarez da Silva, da Universidade da Amazônia (Unama), busca em sua apresentação Prisões e adolescência: problematizando as racionalidades práticas para o governo dos “ingovernáveis”, questionar o governo da individualização à medida que são descritas as formas como atuam as racionalidades políticas para o governo de jovens infratores.

Por último, o coordenador Barreto faz a reflexão Reprodução da Violência ou Construção de novos possíveis?, oferecendo ao público um pouco da experiência de cinco anos de imersão no contexto sócio-educativo, onde atuou como psicólogo e pesquisador. O autor analisa quatro histórias de vida de jovens que passaram pelo sistema Socioeducativo nesta última década, explicitando a necessidade de intervenções psicossociais construtora de novos possíveis.

Segundo ele, “esse é um bom momento para reflexões em torno desse cenário que é tão desafiador. Está havendo uma mudança da medida punitiva para a sócioeducativa, no caso da prisão na adolescência, e isso é importante porque a sensação dos profissionais é de impotência diante da violência e da dura realidade que é apresentada”.

Sobre a Abrapso - Fundada em 1980, constitui-se em importante espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente a perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade. A Abrapso é composta por profissionais (pesquisadores, psicólogos, militantes, gestores públicos) e estudantes (em processo de graduação ou pós-graduação), que, por meio do ensino, investigação, aplicação ou difusão, contribuem para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom