Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 08 Pesquisa revela atuação dos psicólogos na educação pública

Clientes

Pesquisa revela atuação dos psicólogos na educação pública

Aug 12, 2010

Levantamento realizado em seis estados brasileiros será debatido em simpósio durante o III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
 
Promovida pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), a terceira edição do Congresso Brasileiro: Psicologia: Ciência & Profissão, que acontece de 3 a 7 setembro em São Paulo, reúne 21 associações de psicologia para apresentar os temas e estudos mais importantes da área.

A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) traz, para esse congresso, dados recentes de uma pesquisa realizada para analisar a ação de psicólogos na educação. O levantamento chamado A atuação do psicólogo da rede pública de ensino frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações, envolvendo seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, e São Paulo), identifica elementos inovadores na prática da psicologia e apontam para um profissional que articula ações tradicionais, centradas na avaliação e no atendimento clínico, com práticas mais contemporâneas e críticas, baseadas na compreensão de fatores que formam os processos escolares e empregadas junto à formação docente.

O título da pesquisa deu origem ao simpósio A atuação do psicólogo na rede pública de educação: concepções e práticas, a ser apresentado em duas partes: a primeira no dia 5 de setembro às 10h30 para os resultados de Bahia, Minas Gerais e Rondônia e, a segunda no dia 7 às 14h para os resultados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

“Trata-se da primeira pesquisa do Brasil sobre a atuação do psicólogo na rede pública de educação, com o apoio de agências financiadoras como a Fapesp, CNPq, Fapba, Fundação Araucária e Fapmig. Participaram do grupo de pesquisa professores de universidades públicas e privadas, mestres, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação”, diz a psicóloga Marilene Proença Rebello de Souza que coordena o grupo que apresenta os resultados no dia 7. Nesse grupo estão ainda os autores Maria Gonçalves Dias Facci e Celso Francisco Tondin.
 
Já o grupo que apresenta os resultados no dia 5 é coordenado por Silvia Maria Cintra da Silva e conta com a colaboração dos autores Iracema Neno Cecilio Tada, da Universidade Federal de Rondônia, Lygia de Sousa Viégas, da Faculdade Social da Bahia e Silvia Maria Cintra da Silva, da Universidade Federal de Uberlândia.
 
Segundo Marilene, “pudemos conhecer as concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública de educação frente às queixas escolares. A pesquisa teve como objetivo compreender em que medida tais práticas apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem histórico-crítica e que trabalha com dados quantitativos e qualitativos. Na apresentação, traremos os dados nacionais da pesquisa, apresentando as principais questões postas hoje para esses profissionais no que tange à formação profissional, atuação e políticas públicas”.

Sobre a Abrapee - Foi fundada em 1990 por um grupo de psicólogos interessados em congregar os estudiosos e profissionais da área, visando o reconhecimento legal da necessidade do psicólogo escolar nas instituições de ensino, bem como estimular e divulgar pesquisas nas áreas de psicologia escolar e educacional. A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano, enfocando para isto o processo educacional no seu sentido mais amplo.
 
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | thea@pluricom.com.br
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom